
Obras na SP 304: moradores apresentam propostas para trânsito caótico
Projeto de lei complementar de autoria do Executivo é uma das 25 proposituras que compõem a pauta da Ordem do Dia da 21ª Reunião Ordinária, com início às 19h
Reunião ordinária tem início às 19h, no plenário
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba aprecia nesta quinta-feira (24), em primeira discussão, projeto de lei complementar de autoria do Executivo que visa tornar mais ágil a análise de "projetos de empreendimentos habitacionais de parcelamento do solo e condomínios edilícios". A matéria é uma das 25 proposituras que compõem a pauta da Ordem do Dia da 21ª Reunião Ordinária, com início às 19h.
O projeto de lei complementar 5/2025 traz alterações à lei complementar 421/2020, centralizando na Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos a análise de projetos urbanísticos, a emissão da Certidão de Diretriz e a implementação, "sempre que tecnicamente possível", de meios de redução dos prazos de licenciamento.
Segundo o Executivo, graças à tramitação dos projetos urbanísticos hoje em meio digital, a análise e a emissão de parecer técnico que antecedem a Certidão de Diretriz serão feitas simultaneamente, em um prazo máximo de 30 dias, pelas secretarias municipais de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, de Habitação e Regularização Fundiária, de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, de Educação e de Saúde e pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto).
Esses órgãos deverão analisar "sob todos os aspectos" a matéria e emitir parecer sobre projetos de parcelamento do solo em geral; sobre empreendimentos de conjuntos superpostos, habitacionais, plurifamiliares, comerciais ou de prestação de serviços; sobre empreendimentos em sistema de condomínio; e sobre o interesse social, em todos os tipos de empreendimentos, inclusive os anteriormente citados.
Já à Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos competirá emitir parecer, "precedido de consulta às secretarias e órgãos que possam ter interesse em áreas de uso comum do povo", sobre os empreendimentos no que tange à reserva ou dispensa de áreas destinadas a equipamentos comunitários.
"Previamente à emissão da Certidão de Diretriz de grandes empreendimentos ou daqueles que apresentem significativo impacto para a cidade, caberá ao secretário municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos dar ciência ao prefeito quanto à viabilidade técnica de tais empreendimentos, a fim de alinhar o planejamento urbano da cidade às políticas públicas governamentais em andamento", diz o projeto de lei complementar.
O prefeito Helinho Zanatta (PSD) aponta que a proposta vai ao encontro da modernização recente implementada pela Prefeitura. "O avanço dos trabalhos em sistemas informatizados nos últimos 20 meses, a capacitação de nossos servidores e a implantação de novas ferramentas digitais nos possibilitam, neste momento, analisar um mesmo processo simultaneamente por diversas secretarias e órgãos municipais em ambiente digital", esclarece.
"A Comissão de Análise e Parecer foi criada justamente no intuito de possibilitar uma análise conjunta do processo de licenciamento, que antes tramitava individualmente entre nossas secretarias e órgãos, levando um tempo hoje incompatível com o crescimento de nossa cidade. Porém, com a evolução da tecnologia e o processo de adaptação de nossos servidores ao novo sistema, acreditamos que a análise digital do licenciamento possa ser um fator de celeridade para estes processos", comenta o prefeito.
"Centralizar o gerenciamento dessas análises em apenas um órgão possibilitará que a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos possa criar meios de tornar cada vez mais céleres tais análises, isso sem depender do agendamento de reuniões ou do comparecimento de servidores a elas, podendo tal análise estar integrada ao dia a dia de cada secretaria, que responderá pela análise dos aspectos técnicos a ela relacionados. Cabe destacar que órgãos estaduais e federais já se utilizam de meios digitais para análises simultâneas de processos pelas suas diversas unidades, o que já se mostrou vantajoso na
aprovação de projetos", acrescenta Helinho Zanatta.
Além do projeto de lei complementar 5/2025, a pauta da 21ª Reunião Ordinária conta com sete projetos de lei, um projeto de decreto legislativo, três moções e 11 requerimentos. Também estão pautados dois projetos de lei em regime de urgência, sendo um em primeira discussão e outro em segunda, ambos autorizando o município a abrir crédito adicional especial no Orçamento de 2025.
Durante o Primeiro Expediente, está prevista a entrega da moção de aplausos 16/2025, do vereador Felipe Gema (Solidariedade), ao projeto "Pernas Caipiras" por há cinco anos levar inclusão a pessoas com deficiência em Piracicaba.
Três pessoas estão inscritas para fazer uso da Tribuna Popular: Cecília de Lara Haddad fará "Manifestação contra a mudança na legislação para aprovação de loteamentos no município"; Bartira Mendes de Campos Louzada abordará o "Patrimônio do município, valores culturais, arquitetônicos, ambientais, naturais, imateriais e as estâncias protetivas desses bens"; e Paulo José Keffer Franco Netto falará do "Complexo Beira-Rio, sua importância histórica, cultural e de preservação".
Os trabalhos legislativos podem ser acompanhados, ao vivo, a partir das 19h, pela TV Câmara (sintonizada nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, no site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e nos perfis no Facebook e no YouTube). A Rádio Educativa 105,9 FM inicia a cobertura às 20h.
Obras na SP 304: moradores apresentam propostas para trânsito caótico
Proposta veda eventos com conteúdo impróprio em espaços públicos
Câmara recebe alunos da E.E. Barão do Rio Branco
Moção de aplausos da Câmara enaltece os 25 anos da escola 'Taufic Dumit'
Câmara realiza reunião solene em homenagem ao Dia do Escoteiro
Vereador solicita placa de denominação no bairro Chicó
Vereador pede melhorias no trânsito do Dois Córregos
Vereador participa de solenidade no Tiro de Guerra Piracicaba
Fotos de ações legislativas revelam mudanças urbanas de Piracicaba
Palestra da defensoria pública abordará direitos dos alunos com deficiência
Vereador solicita vaga para pessoa com deficiência na Galeria Villa Estação
Desbravadores e Aventureiros serão homenageados em solenidade
Moção de aplausos celebra os 40 anos da 'Corrida Corta Mato', na Esalq
Vereador aponta falta de funcionários e de materiais essenciais em USF
Requerimento cobra normalização do atendimento via telefone do 156