
Obras na SP 304: moradores apresentam propostas para trânsito caótico
Plataforma digital colaborativa tem como propósito possibilitar maior participação dos cidadãos e entidades da sociedade civil nas atividades legislativas
A população já pode enviar sugestões à Câmara de Vereadores de Piracicaba por meio do Lab-ID (Laboratório de Ideias Legislativas), plataforma digital colaborativa disponibilizada nesta segunda-feira (26). O acesso pode ser feito de três formas: por um ícone na área Serviços do site oficial, no menu Parlamento Aberto ou diretamente pelo link sistemas.camarapiracicaba.sp.gov.br/labid.
A plataforma surgiu a partir da resolução 10/2019 e tem como propósito estimular e possibilitar maior participação dos cidadãos e entidades da sociedade civil nas atividades legislativas da Câmara.
Para enviar a contribuição basta fazer um rápido cadastro no sistema, mencionando nome completo, CPF ou CNPJ e e-mail, além de sugerir uma senha para acesso. Depois de feito o login, a pessoa deve selecionar a área de interesse, dar um título à ideia, apresentar um resumo e depois descrevê-la de forma detalhada. Há, ainda, a opção de incluir anexos em diferentes formatos, como imagem (em JPG e PNG) ou documento (em Word, Excel ou PDF).
Após lançar a sua ideia, o cidadão tem a oportunidade de acompanhar todo o andamento da proposta na Câmara, como ainda seus desdobramentos e pareceres. O autor da ideia poderá também divulgá-la nas redes sociais e receber engajamento externo.
A integração entre os departamentos e gabinetes permitirá o funcionamento do serviço, desenvolvido pelos profissionais do CPD (Centro de Processamento de Dados) da Câmara, ligados ao Departamento de Administração. Para a fase de aprimoramento, contribuições foram coletadas com servidores e diretores dos departamentos de Comunicação, de Assuntos Legislativos e de Assuntos Jurídicos. Todos os profissionais que gerenciam a ferramenta participaram de treinamentos.
Segundo o analista de sistemas Adriano Silva, as ideias enviadas pela plataforma formarão uma espécie de 'Banco de Ideias'. “Elas serão analisadas a partir da temática (agricultura e abastecimento, água e esgoto, atividades motoras, meio ambiente, obras, trabalho e renda, trânsito, entre outras. A equipe envolvida será a responsável ainda por vários processos de checagem e, depois, as contribuições serão encaminhadas aos gabinetes e departamentos”, explica.
Vereadores, Mesa Diretora e comissões permanentes poderão utilizar as ideias catalogadas para elaborar projetos de lei ordinária, projetos de lei complementar, projetos de Emenda à Lei Orgânica, emendas, projetos de decreto legislativo ou projetos de resolução.
A diretora do departamento de Comunicação, Valéria Rodrigues, lembra que o Lab-ID está alinhado às propostas do programa Parlamento Aberto, que busca a aproximação da população das atividades realizadas pelo Legislativo. “É mais uma forma de promover a legislação participativa na cidade", destaca Valéria Rodrigues.
Obras na SP 304: moradores apresentam propostas para trânsito caótico
Palestras abordam ecossistema de inovação e mudanças tecnológicas
Vereador exalta tecnologia pioneira em braille adotada por instituição
Vereador solicita iluminação no pátio do Varejão do Piracicamirim
Moradores do bairro Pau d'Alho têm reivindicação atendida
Desbravadores e Aventureiros são homenageados pela Câmara
Delegado que assumiu chefia da Polícia Federal na cidade é homenageado
Câmara realiza reunião solene em homenagem ao Dia do Escoteiro
Audiência pública debate engarrafamentos em obras na Geraldo de Barros
Vereador solicita placa de denominação no bairro Chicó
Vereador pede melhorias no trânsito do Dois Córregos
Após solicitação, lombadas são reinstaladas na Laranjal Paulista
Vereador solicita vaga para pessoa com deficiência na Galeria Villa Estação
Vereador solicita reinstalação de boca de lobo na Vila Monteiro
Vereador solicita melhorias para a Escola no Glebas Califórnia