
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Cássio Fala Pira (PL) quer informações sobre a situação da unidade e se a Prefeitura tomará providências
Vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401O requerimento 163/2025, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, que solicita informações ao Executivo sobre as condições de atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Rezende, conforme reclamação recebida por um cidadão do município, foi aprovado durante a 8ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira (27).
O vereador comentou que o prédio da UPA é insalubre. "Pacientes ficam jogados no corredor, porque não tem espaço físico para atender a demanda, é desumano como os profissionais trabalham", afirmou.
Ele citou também problemas estruturais, como goteiras e mofo. "Quando chove, chove dentro, tem mofo, precisamos rever essas questões, senão passa gestão e não muda nada. Não é uma crítica, a administração atual pegou uma situação de sucateamento, mas devemos fazer novas políticas públicas, buscar dinheiro para saúde e educação. Saúde e Educação não é gasto, é investimento", disse.
O vereador acrescentou também que está preocupado com a situação de Santa Teresinha . "Precisa ter uma unidade do Samu urgentemente. O secretário municipal de Saúde, Sérgio Pacheco Jr., explicou que as unidades do Samu só podem ser instaladas para atender 500 mil habitantes, mas precisamos rever essa logística", afirmou.
O vereador Josef Borges (PP), líder de governo na Câmara Sérgio Pacheco Jr solicitou reforço na fiscalização na UPA para que o tempo para o atendimento não ultrapasse o normal, ou seja, o tempo preconizado de espera. "O secretário pede ainda que denúncias de mal atendimento sejam encaminhadas pelo 156 ou outros canais disponibilizados pela Prefeitura", disse.
No documento, Fala Pira questiona se a Secretaria de Saúde tem ciência das reclamações recebidas sobre o atendimento na UPA Vila Rezende; se foram realizadas auditorias ou avaliações no local; se há algum plano ou cronograma de melhoria para otimizar o atendimento e diminuir o tempo de espera dos pacientes; se há previsão de aumento de profissionais ou aprimoramento dos recursos para atender à crescente demanda da população; se a Secretaria tem algum planejamento para melhorias na estrutura; entre outros questionamentos.
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