EM PIRACICABA (SP) 05 DE JUNHO DE 2023

Profissionais da Comunicação são homenageados em solene na Câmara

Reunião solene reconheceu profissionais da comunicação que se destacaram em 2022




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




Os profissionais que se destacaram em diversas áreas da comunicação ao longo de 2022, foram homenageados em reunião solene realizada na última sexta-feira (2). A solenidade é de iniciativa do vereador licenciado Pedro Kawai (PSDB), que foi representado pelo vereador Paulo Nardino (PSDB).

“É muito importante a iniciativa desta Casa em homenagear os profissionais da comunicação e defender uma imprensa livre, autônoma, que possa levar a informação às pessoas com qualidade, que possa trazer a seriedade do trabalho de vocês, seja no visual, na foto, seja em qual for a atividade”, afirmou o vereador ao ocupar tribuna.

O "Dia dos Profissionais da Comunicação" foi instituído por meio do decreto legislativo 27/2018 e a cerimônia deste ano foi realizada após aprovação do requerimento 124/2023.

Os homenageados da noite representavam oito áreas da comunicação social:

Comunicação Corporativa

Nilma Lúcia Moratori iniciou sua carreira como estagiária no extinto "O Diário de Piracicaba". Posteriormente, atuou como locutora entrevistadora na Rádio Difusora AM. Teve uma rápida passagem na Câmara Municipal de Piracicaba, onde atuou como assessora de comunicação, além de “A Tribuna Piracicabana”, entre os anos de 1993 a 1994 e foi assessora do ex-prefeito Antônio Carlos de Mendes Thame. Nilma exerceu também o cargo de diretora de jornalismo da Rádio Educativa FM em duas oportunidades.

Na Santa Casa, foi a responsável pela implantação do departamento de Comunicação, onde continua até hoje. Paralelo à Santa Casa, desempenhou trabalho na área de comunicação na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba - FUMEP até 2022.

Comunicação Digital

José Claudinei Cardoso Júnior iniciou sua carreira na área de comunicação e televisão aos 14 anos, quando criou um blog chamado "Bastidores da TV!". Por quase uma década, exerceu a posição de crítico televisivo.

Em seguida, fundou o "Última Hora TV!", foi diretor do "SBT World", além de colunista do portal TV Foco, no tempo em que o mesmo estava integrado ao IG. Em 2011, lançou o site de notícias de Piracicaba e região, chamado "Piranot" que deve alcançar a marca de meio bilhão de acessos em todo o Brasil até o fim deste ano e conta com mais de meio milhão de seguidores em três plataformas sociais.

Comunicação Foto

O piracicabano Davi Negri iniciou sua carreira em 1981, no extinto jornal Diário de Piracicaba. Suas fotografias já foram publicadas em jornais nacionais como Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e O Globo. Seguiu com sua jornada na Câmara Municipal de Piracicaba em 1989 e, em 28 de abril de 2023, foi reconhecida oficialmente a sua aposentadoria, depois de 34 anos de dedicação.

Realizou diversos projetos, como a exposição fotográfica O Tempo e a História, no Museu Histórico Prudente de Moraes, entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023; e a exposição Janelas do Tempo – Mistérios Revelados, realizada em parceria com o repórter fotográfico e seu colega de trabalho Fabrice Desmonts, com 16 fotógrafos, por ocasião dos 250 anos de Piracicaba.

Também foi membro integral da exposição fotográfica Amandy, um retrato das enchentes, no Armazém 14A do Engenho Central, em 2011, com 10 fotojornalistas. Por fim, lançou em parceria com Fabrice Desmonts e o biólogo Luccas Longo, o livro Nosso Rio, Nossas Aves - Às Margens do Rio Piracicaba, pela Editora Senac.

Comunicação Impressa

Marcelo Henrique Germano iniciou sua jornada no jornal "O DIÁRIO", em 1990, como repórter fotográfico. Logo depois, em 1991, foi para o "Jornal de Piracicaba", onde trabalhou durante trinta anos. Em 2018, passou a desenvolver suas atividades em um novo jornal de Piracicaba, que completou 5 anos em agosto de 2023.

Recebeu um grande presente: o jornal alterou sua denominação, sendo intitulado "FOLHA DE PIRACICABA". Comprometidos com Piracicaba, Marcelo, como seu diretor-proprietário, associado à sua namorada e sócia, Rosana de Hipólito, preservaram a excelência e a honestidade das informações.

Comunicação Pública

Tarcísio Chiarinelli iniciou a carreira de radialista como apresentador, entrevistador e plantonista esportivo na década de 1970, na Rádio “A Voz Agrícola no Brasil” (mais tarde denominada de Rádio Alvorada), e na Rádio Difusora.

Foi apresentador por muitos anos do programa “Manhãs na Roça”, na extinta Alvorada. Na década de 1980 atuou na Rádio Gazeta de São Paulo durante dois anos. Como repórter, atuou como correspondente das rádios CBN e Globo, de Campinas e São Paulo.

Como cerimonialista da Prefeitura Municipal de Piracicaba, participou de inaugurações, formaturas e desfiles de eventos como Carnaval, Sete de setembro e apresentações da Festa das Nações.

Comunicação Publicitária

Francisco de Paula Martins, proprietário da ABS CREATIVE, começou a trabalhar com comunicação visual aos 15 anos, pintando faixas à mão como letrista. Desde então, se apaixonou pela profissão e decidiu se dedicar totalmente a esse trabalho. Com o passar dos anos foi se aprimorando e buscando cada vez mais conhecimentos e novas tecnologias.

Em 2006, cursou Publicidade e Propaganda na Faculdade UNIMEP, ampliando ainda mais seus conhecimentos. Desde então, vinha trabalhando com o propósito de ter sua própria empresa, conquistado no ano de 2016, com a abertura da ABS CREATIVE Comunicação Visual.

Comunicação Rádio

Luiz Antonio Copoli é conhecido carinhosamente como “Titio Luiz” e está trabalhando há 47 anos na Rádio Educadora AM, à frente do seu programa “Programa da Amizade”.

Católico, já na década de 1960, ele frequentava a Igreja Imaculada Conceição, na Vila Rezende, onde fazia leituras bíblicas, principalmente nas missas celebradas pelo Padre Jorge. Sua voz agradou a Nelson Meireles, o proprietário da Rádio Educadora, que então o convidou para fazer um programa em sua emissora.

Em 1974, Titio Luiz começou substituindo o “Vovô Simões”, que estava doente e tinha um programa infantil, e, em 1981, o seu programa “Amizade” foi ao ar. Além disso, ele também foi diretor artístico da extinta Rádio Alvorada AM, mas logo depois retornou à Rádio Educadora, onde continua no ar até os dias atuais.

Comunicação Televisão

Barbosa Neto é diretor de teatro e recebeu doze prêmios em importantes festivais nacionais. Ele também foi eleito por voto popular no prêmio Midaz Melhores do ano de 2023 como melhor diretor de teatro da cidade de Campinas e como melhor apresentador de programa de TV de Piracicaba e região.

Como educador/professor de teatro, leciona há quatorze anos na Escola de Teatro Profissional Macunaíma em São Paulo, a mais antiga do Brasil. Ao longo de sua carreira como diretor teatral, dirigiu cinquenta e sete espetáculos teatrais nas cidades de Piracicaba, São Pedro, Campinas e São Paulo.

Em 2009, foi contratado como diretor artístico da TV Beira Rio e é apresentador do programa "Piracicaba Agora", que está no ar há quatorze anos, com transmissão ao vivo de segunda a sexta-feira, reportando diariamente as principais notícias de Piracicaba e região.

Agradecimentos - O profissional do rádio Luiz Antonio Copoli representou os homenageados durante a fala na tribuna. Ele destacou a alegria de cada profissional pelo reconhecimento e por ter a oportunidade de estar acompanhado dos familiares. “Todos os amigos que aqui estão, aqueles que me acompanham pelo rádio, porque temos radialistas ótimos, não bons, ótimos. E você ser escolhido dentre os ótimos, que ótimo, né? Então muito obrigado à Câmara Municipal, muito obrigado àqueles todos que nos escolheram, não só a mim e também os outros homenageados”, agradeceu.

A mesa de honra foi composta pelo vereador e presidente dos trabalhos, Paulo Nardino e pelo gerente executivo da ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) Reinaldo Bistaco.

Pedro Kawai Paulo Nardino Homenagem

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas