Câmara integra gabinete de crise que enfrenta falta d’água na cidade
Projeto de lei busca combater uso de drogas em áreas públicas
Pedro Kawai diz que intenção é aplicar sanções a indivíduos flagrados fazendo uso de drogas ilícitas em áreas públicas na cidade
Parlamentar apresentou proposta na Câmara esta semana
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Na última quarta-feira (17), o vereador Pedro Kawai (PSDB) apresentou na Câmara Municipal de Piracicaba o projeto de lei 6/2024, que aborda sanções administrativas a serem aplicadas pelo Executivo Municipal a indivíduos flagrados fazendo uso de drogas ilícitas em áreas públicas em desacordo com a legislação.
O projeto tem como principal objetivo instituir medidas que desencorajem o consumo de substâncias entorpecentes no município, atuando de maneira preventiva e educativa. Segundo o parlamentar, a proposta não visa prejudicar o tratamento destinado aos usuários de drogas, conforme estabelecido pela lei federal 11.343/2006. “As sanções administrativas buscam, de maneira oportuna, conter o uso indevido de drogas, protegendo os interesses da comunidade e reprimindo a utilização dessas substâncias em áreas públicas”, explica Pedro Kawai.
Ainda segundo o vereador, o projeto encontra respaldo na autonomia das esferas jurídicas, criminal, civil e administrativa, sendo fundamentado na competência constitucionalmente atribuída ao município para legislar sobre assuntos de interesse local e complementar a legislação federal e estadual conforme necessário.
“Diante do aumento do consumo de drogas, que coloca em risco a vida e a saúde da população, torna-se imperativo implementar iniciativas de prevenção ao uso indevido de substâncias entorpecentes. A proposta visa também proporcionar atenção e reintegração social aos usuários e dependentes, agindo proativamente para evitar problemas futuros”, disse o vereador Pedro Kawai
Segundo Kawai, permitir o uso de drogas em locais públicos, como praças e parques, é potencialmente prejudicial à saúde dos usuários e pode servir como exemplo negativo, especialmente para crianças e adolescentes. “O projeto destaca a importância de manter a ordem pública e proteger a comunidade de possíveis influências adversas relacionadas ao consumo de drogas.”
O projeto de lei terá entrada na primeira reunião ordinária da Câmara deste ano, em fevereiro e, na sequência, seguir para análise das comissões permanentes da Casa.
Notícias relacionadas
Cerimônia na Câmara marca posse do prefeito, vice e de 23 vereadores
Relinho é eleito presidente da Câmara para o biênio 2025-2026
Pedro Motoitiro Kawai (PSDB)
Diplomação dos eleitos em 2024 reúne familiares e autoridades
Voto de congratulações contempla piracicabano nas Olimpíadas de Paris
'Saio daqui uma pessoa muito mais humana', diz Polezi, na despedida
Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Requerimento solicita informações sobre uso da telemedicina na cidade
Câmara indica nome para “Amigo da Saúde de Piracicaba - ano 2024”
Requerimento solicita informações sobre consultas em fonoaudiologia
Vereador pede manutenção no bairro Javary I
Vereador pede complementação a respostas solicitadas em requerimentos
Requerimento questiona obra próxima a APP e sítio arqueológico
Empresa especializada em calibração de equipamentos será homenageada