
Vereador prestigia festa pela instalação de parque infantil em praça
PL 64/2025 foi protocolado na Câmara para inserir a data no calendário oficial de eventos do município de Piracicaba
Nesta terça-feira (1°), o vereador Renan Paes (PL) protocolou o projeto de lei 64/2025 que institui o “Dia de Combate à Cristofobia” no Calendário Oficial de Eventos do Município de Piracicaba. “Diante da crescente onda de intolerância contra cristãos em todo o mundo, é crucial promover a conscientização sobre a importância do respeito à liberdade religiosa e o combate à discriminação”, diz o texto encaminhado por e-mail pela assessoria parlamentar do vereador.
De acordo com a assessoria, relatórios de organizações internacionais e grupos de direitos humanos documentam abusos que, conforme destacado, variam desde perseguições religiosas em países com regimes autoritários até ataques a igrejas e indivíduos em nações democráticas. Ainda conforme o material divulgado, essa onda de intolerância se manifesta de diversas formas. Em muitos países, por exemplo, cristãos são impedidos de praticar sua fé livremente, sendo submetidos a restrições, prisões arbitrárias e até mesmo à violência física. Além disso, como aponta o texto, igrejas têm sido alvo de vandalismo e incêndios, enquanto símbolos religiosos são profanados, em um esforço deliberado para intimidar e silenciar a comunidade cristã.
O texto do e-mail também destaca que, em várias regiões, os cristãos enfrentam discriminação no mercado de trabalho, na educação e em outras áreas da vida social, o que acaba resultando em marginalização e exclusão de oportunidades.
No que diz respeito ao Brasil, o conteúdo do e-mail ressalta que a fé cristã exerce papel fundamental na vida de milhões de pessoas. Segundo o documento, o cristianismo contribuiu para moldar a cultura, os valores e a identidade do país, além de continuar sendo uma fonte de esperança e inspiração para muitos brasileiros. No entanto, mesmo diante de sua relevância histórica e social, os cristãos também enfrentam desafios e preconceitos. Casos de discriminação e intolerância religiosa, conforme registrado, ocorrem em diferentes partes do território nacional, o que, na avaliação do vereador e de sua equipe, reforça a importância de promover um debate público sobre o respeito à diversidade religiosa.
“Entendo que a criação de um “Dia de Combate à Cristofobia” seria um passo importante para dar visibilidade aos abusos cometidos contra cristãos, promover o diálogo inter-religioso e a tolerância, educar a sociedade sobre os direitos à liberdade religiosa e à igualdade sendo assim necessário ações concretas para proteger os cristãos da violência e da discriminação. A fé cristã é um pilar fundamental da nossa sociedade, e é nosso dever proteger e defender os direitos de todos os cristãos de viverem sua fé livremente e sem medo”, disse o vereador.
Vereador prestigia festa pela instalação de parque infantil em praça
Reunião da CLJR tem dois pareceres contrários e cinco favoráveis
Vereadora discute projetos de esportes e lazer na Selam
SP-304: vereador protocola abaixo-assinado no Palácio dos Bandeirantes
Vereador visita secretária da Assistência Social
Vereador indica melhoria da segurança no entorno do Engenho Central
Na tribuna, vereador discute incêndios em ecopontos e anistia
Vereador articula verba para saúde pública em Piracicaba
Vereadores participam de solenidade no Tiro de Guerra
Vereador solicita melhorias para o Jardim São Francisco/Taquaral
Câmara aprova homenagem a policiais por realizarem parto
Câmara aprova moção de repúdio a projeto sobre uso seguro de drogas
Vereador faz visita ao Fundo Social de Solidariedade
Vereador visita base do SITSS em Piracicaba
Encontro com mães atípicas debate inclusão e políticas públicas