
Solenidade na Paulista celebra os 93 anos da Revolução de 1932
PL 64/2025 foi protocolado na Câmara para inserir a data no calendário oficial de eventos do município de Piracicaba
Nesta terça-feira (1°), o vereador Renan Paes (PL) protocolou o projeto de lei 64/2025 que institui o “Dia de Combate à Cristofobia” no Calendário Oficial de Eventos do Município de Piracicaba. “Diante da crescente onda de intolerância contra cristãos em todo o mundo, é crucial promover a conscientização sobre a importância do respeito à liberdade religiosa e o combate à discriminação”, diz o texto encaminhado por e-mail pela assessoria parlamentar do vereador.
De acordo com a assessoria, relatórios de organizações internacionais e grupos de direitos humanos documentam abusos que, conforme destacado, variam desde perseguições religiosas em países com regimes autoritários até ataques a igrejas e indivíduos em nações democráticas. Ainda conforme o material divulgado, essa onda de intolerância se manifesta de diversas formas. Em muitos países, por exemplo, cristãos são impedidos de praticar sua fé livremente, sendo submetidos a restrições, prisões arbitrárias e até mesmo à violência física. Além disso, como aponta o texto, igrejas têm sido alvo de vandalismo e incêndios, enquanto símbolos religiosos são profanados, em um esforço deliberado para intimidar e silenciar a comunidade cristã.
O texto do e-mail também destaca que, em várias regiões, os cristãos enfrentam discriminação no mercado de trabalho, na educação e em outras áreas da vida social, o que acaba resultando em marginalização e exclusão de oportunidades.
No que diz respeito ao Brasil, o conteúdo do e-mail ressalta que a fé cristã exerce papel fundamental na vida de milhões de pessoas. Segundo o documento, o cristianismo contribuiu para moldar a cultura, os valores e a identidade do país, além de continuar sendo uma fonte de esperança e inspiração para muitos brasileiros. No entanto, mesmo diante de sua relevância histórica e social, os cristãos também enfrentam desafios e preconceitos. Casos de discriminação e intolerância religiosa, conforme registrado, ocorrem em diferentes partes do território nacional, o que, na avaliação do vereador e de sua equipe, reforça a importância de promover um debate público sobre o respeito à diversidade religiosa.
“Entendo que a criação de um “Dia de Combate à Cristofobia” seria um passo importante para dar visibilidade aos abusos cometidos contra cristãos, promover o diálogo inter-religioso e a tolerância, educar a sociedade sobre os direitos à liberdade religiosa e à igualdade sendo assim necessário ações concretas para proteger os cristãos da violência e da discriminação. A fé cristã é um pilar fundamental da nossa sociedade, e é nosso dever proteger e defender os direitos de todos os cristãos de viverem sua fé livremente e sem medo”, disse o vereador.
Solenidade na Paulista celebra os 93 anos da Revolução de 1932
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Câmara aprova homenagens a personalidades e instituições da cidade
Requerimento busca informações sobre cercamento de área no Parque Chapadão
Moção de aplausos reconhece atuação de PMs que salvaram bebê de envenenamento
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas
Câmara aprova reajuste salarial para cargos de comando da Guarda Civil Municipal
Câmara realiza extras para votar créditos de R$ 64 mi e LDO 2026
Em comunicado, Câmara anuncia reunião extraordinária para votar PL 136/2025
CLJR: fornecimento de aparelho para diabéticos pelo SUS tem parecer favorável
Projeto que delimita atividade de flanelinhas segue para a sanção do Executivo
Requerimento questiona apoio do poder público à 17ª Parada LGBTQIAPN+
Vereador questiona troca de placas de estacionamento na Avenida Alidor Pecorari