
Atraso na emissão de alvarás de construção é questionado na Câmara
Vereador doutor Marco Bicheiro (PSDB) propõe ações de prevenção e diagnóstico precoce da pressão alta
O vereador doutor Marco Bicheiro (PSDB) protocolou o projeto de lei 80/2025, que institui abril como o “Mês de Conscientização e Prevenção à Hipertensão Arterial” no Calendário Oficial de Eventos do Município de Piracicaba. A proposta acrescenta o artigo 17A à Lei nº 10.137/2024, que regulamenta as datas comemorativas oficiais da cidade.
De acordo com o texto, o objetivo da iniciativa é ampliar o conhecimento da população sobre os riscos da hipertensão arterial e a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Conhecida popularmente como “pressão alta”, a hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial acima de 130×80 mmHg. Os valores normais são de cerca de 120×70 mmHg durante o sono e 130×80 mmHg durante o estado de vigília.
O doutor Marco Bicheiro explica que a hipertensão pode ser primária, quando tem origem genética, ou secundária, decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireoide ou das glândulas suprarrenais. O vereador também alerta: “Embora, em muitos casos, a pressão alta pode ser silenciosa, a condição pode apresentar sintomas como tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alterações na visão. Por isso, o monitoramento regular da pressão arterial é essencial”, disse.
Entre os principais fatores de risco estão o sobrepeso, a obesidade, o histórico familiar, o estresse e o envelhecimento. Maus hábitos alimentares e o consumo excessivo de sal também contribuem significativamente para o desenvolvimento da doença. O tratamento nem sempre envolve medicação, sendo possível controlar a hipertensão por meio de mudanças no estilo de vida, como a prática de exercícios físicos, alimentação equilibrada, abandono do fumo e moderação no consumo de álcool.
O projeto destaca ainda as complicações mais graves associadas à hipertensão, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral), infarto do miocárdio, doença renal crônica e arritmias cardíacas. “O controle contínuo da pressão arterial pode aumentar significativamente a qualidade e a expectativa de vida das pessoas”, diz.
Atraso na emissão de alvarás de construção é questionado na Câmara
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Vereador promove reunião sobre emprego e qualificação profissional
Vereador defende recursos federais para dinamizar Piracicaba
Vereadora faz visita técnica a bibliotecas de São Paulo
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Vereador volta a cobrar reforma no Centro Comunitário do Piracicamirim
Vereador quer saber quando ultrassom odontológico de UBS será consertado
Requerimento pede informações sobre serviços de limpeza na rua Santa Catarina
Vereador quer informações sobre contrato da Prefeitura com a Associação Ilumina
Câmara pede dados sobre ampliação de UBS em reforma no Piracicamirim
Vereador defende novo reservatório de água e mais empregos na região de Artemis
Requerimento pede informações sobre instalação de vestiários em campo esportivo
UBS do Jupiá precisa de reforma, aponta vereador
Vereador cobra reativação do Varejão do bairro IAA