
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Julia Madeira receberá homenagem pela coordenação do Rotas Afro e realização da webserie “Batuques, Quilombos e Matracas: memórias afrobrasileiras no interior paulista”
Vereadora Sílvia Morales (PV) é autora da homenagem
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 20ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (14), a moção nº 71/2025, de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, de aplausos a Julia Madeira pela fundação e coordenação do Rotas Afro e realização da webserie “Batuques, Quilombos e Matracas: memórias afrobrasileiras no interior paulista”.
Julia Madeira é guia de Turismo, graduada em Produção Cultural e pós-graduada em Gerenciamento de Projetos. Atua como produtora cultural e é fundadora e coordenadora do Rotas Afro, projeto desenvolvido nos municípios de Piracicaba, Campinas, Vinhedo, Rio Claro e Sorocaba. Fundado em 2019, o Rotas Afro é uma iniciativa de museologia social e preservação da memória afro-brasileira.
É um projeto voltado ao reconhecimento das narrativas negras nos espaços urbanos do interior paulista, tendo como objetivos contribuir com a construção de imaginários positivos acerca da história do povo negro no Brasil e promover espaços de redescoberta das cidades, por meio de roteiros culturais e afro-turísticos que representam oportunidades para educadores e estudantes conhecerem a história afro-brasileira.
Em caminhadas turísticas e contando também com o uso de recursos tecnológicos, a equipe do Rotas Afro atua junto a escolas, empresas e público em geral, mediante inscrições prévias. A iniciativa já atendeu centenas de educadores e milhares de estudantes, contribuindo para a implementação das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que determinam a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira em todas as escolas do país.
Reconhecimento – O Rotas Afro é uma iniciativa reconhecida e premiada como “Ponto de Memória” pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e premiada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Com o compromisso de narrar e preservar as histórias negras das cidades, os roteiros afro-turísticos fundamentam-se em documentos históricos e em publicações e pesquisas realizadas por estudiosos do tema, dentre os quais os professores Noedi Monteiro, Antonio Filogênio de Paula Júnior e Guilherme Oliveira, como também na documentação preservada no acervo histórico do Setor de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba e outros acervos das cidades contempladas, além dos saberes colhidos junto a mestres e mestras da cultura afro.
“O projeto contribui para garantir o direito à cidade e promove a educação étnico-racial de forma transversal, abordando diversas disciplinas do currículo escolar”, defende a autora, no texto da moção. Em Piracicaba, o roteiro passa por pontos como, por exemplo, o Largo da Santa Cruz, a Sociedade Beneficente Treze de Maio, a Praça José Bonifácio (local do antigo pelourinho), a Igreja São Benedito, a Praça Jorge Tibiriçá e o Engenho Central, dentre outros.
Ampliando as ações, em 2024, o Rotas Afro produziu a webserie “Batuques, Quilombos e Matracas: memórias afro-brasileiras no interior paulista”, com pré-lançamento em Campinas e Piracicaba e lançamento na Biblioteca Municipal de Piracicaba, em março de 2025, dentro da programação do Cine Clube Nhô Cine. O projeto, realizado e produzido pelo Rotas Afro, foi viabilizado pelo edital municipal da Lei Paulo Gustavo de Piracicaba e o conteúdo pode ser acessado no Youtube por todos os interessados.
Confira, no vídeo, a justificativa de voto da vereadora.
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Poder Público ganha agilidade com sistemas feitos por servidores
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Vereadora enaltece Semana da Criatividade e Inovação e contesta urgências
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Vereadora questiona anulação de chamamento público para o "Criança Feliz"
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Audiência deve discutir tramitação de processos de regularização de imóveis
Solenidades vão celebrar Revolução de 32 e aniversário de rede de farmácias
Requerimento questiona adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos
Fórum de Tecnologia debate Plano Diretor de CTI