EM PIRACICABA (SP) 08 DE JANEIRO DE 2021

Projeto une agroecologia e agricultura familiar no Distrito de Artemis

Proposta foi levada à secretária municipal de Agricultura, Nancy Thame, pelos vereadores Josef Borges (SD) e Silvia Morales (PV)




Toque na imagem para aumentar

Eduardo Gusson, Nancy Thame, Silvia Morales, Josef Borges e Sara Casadio

Crédito: Assessoria parlamentar


Os vereadores José Everaldo Borges, o Josef Borges (SD), e Silvia Morales, do Mandato Coletivo “A Cidade É Sua” (PV), se reuniram com a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), Nancy Thame, quinta-feira (7), para apresentar propostas para o desenvolvimento rural de Artemis. 

Na ocasião, eles relataram projeto envolvendo estudantes e produtores da agricultura familiar que busca ser modelo para outros distritos rurais do município e que deve unir uma parceria da Sema, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Sebrae e outras instituições. 

Eles também informaram darão continuidade ao Fórum Permanente de Gestão e Planejamento Territorial Sustentável, instituído por Nancy, em 2017, e que a proposta do projeto piloto de Artemis e a iniciativa Corredor Caipira serão os temas da primeira atividade do fórum, prevista para 24 de fevereiro. Josef Borges e Silvia Morales já protocolaram requerimento solicitando a autorização para assumirem a realização do colegiado e a primeira reunião. 

Também participaram da reunião a engenheira agrônoma da Sema, Evelise Moda, os integrantes do projeto Corredor Caipira, Eduardo Gusson, do Grupo de Apoio Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental (NacePteca - Esalq/USP), e Sara Casadio, estudante da Esalq. 

“Esse projeto promoverá a conexão entre paisagens e pessoas por meio da agroecologização em áreas de cinco cidades da região, Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro, Santa Maria da Serra e Anhembi”, ressaltou Gusson.

“Estamos estruturando a Sema para que passe a implementar as ações previstas no Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, conforme a orientação do prefeito Luciano Almeida”, avalia Nancy. “As propostas da ação em Artemis convergem com o plano, que define diretrizes para a área rural e todas as atividades que ocorrem nesse território. Há ações indicadas no plano que têm potencial para serem implementadas na região.”

Josef Borges destacou que a ideia é iniciar uma parceria que resultará em impactos na produção agropecuária, geração de renda, educação, segurança alimentar, saúde e qualidade de vida dos moradores de Artemis, principalmente os que vivem na área rural do distrito.

“Temos nas escolas de Artemis alunos que residem em propriedades rurais que não produzem alimentos. Eles e suas famílias demonstraram interesse em retomar a atividade no campo. O projeto é importante para auxiliá-los e solucionar a dificuldade que encontraram de vender a produção”, explicou. 

Silvia Morales ressaltou que será importante o trabalho em equipe para a formalização do projeto piloto. “Vamos iniciar a discussão dessa proposta para Artemis no fórum e reunir quem poderá trabalhar na implementação”, aponta. “O objetivo é fortalecer a agricultura familiar e apresentar novas maneiras sustentáveis de cultivo. Por esse motivo, vamos conhecer melhor no fórum o projeto Corredor Caipira e como a agroecologia e a recuperação podem beneficiar tanto a produção como o meio ambiente”, disse. 

A estudante Sara atua em pesquisa sobre Artemis e sobre como a agroecologização do distrito poderia beneficiar os moradores, produtores e o meio ambiente. Gusson esclareceu que, além dessa conexão, o projeto tem o objetivo de recuperar áreas degradadas e ressaltou que é urgente fomentar alternativas na agricultura que sejam mais amigáveis ao meio ambiente.

Legislativo Fórum Gestão e Planejamento Territorial Sustentável Josef Borges Silvia Maria Morales

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão de Texto e Fotografia: Valéria Rodrigues - MTB 23.343
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337

Notícias relacionadas