EM PIRACICABA (SP) 06 DE JUNHO DE 2023

República da Esalq completa 100 anos e será homenageada na Câmara

Moção de aplausos 86/2023, do vereador Acácio Godoy (PP), foi aprovada nesta quinta-feira (5), durante a 33ª Reunião Ordinária




Toque na imagem para aumentar

Moção de aplausos 86/2023 é de autoria do vereador Acácio Godoy (PP)

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


Instalada em 1923 para abrigar estudantes da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’, da Universidade de São Paulo), a República Copacabana receberá a moção de aplausos 86/2023 da Câmara Municipal de Piracicaba. A proposta partiu do vereador Acácio Godoy (PP) e foi aprovada durante a 33ª Reunião Ordinária, realizada na noite desta segunda-feira (5). 

“É uma casa de alunos da Esalq que, ao longo destes 100 anos, fez história, levando o nome da Esalq para todo o mundo. Temos que celebrar o que é nosso”, disse Acácio Godoy, ao fazer a justificativa pela votação favorável à moção de aplausos.

Denominada em homenagem ao Hotel Copacabana Palace, fundado no mesmo ano no Rio de Janeiro, a república é a mais antiga da cidade e guarda alguns fatos marcantes, como um jogo de futebol contra o time titular do São Paulo Futebol Clube e a equipe de estudantes da Copacabana, em 1943. Em 1993, foi criado o Conselho de Repúblicas, onde são citados os nomes das principais e mais antigas repúblicas, sendo que a segunda mais antiga é a Jacarepaguá, de 1955.

A homenagem será entregue a um dos atuais moradores da República, Marcos Velludo Junqueira Filho, o ‘Bok-D’. Também moram na Copacabana atualmente Renato Barros de Oliveira (Das Côv), Murilo Titoto Paiva (Poupa), Felipe Quinilato Baldessin (Pororók), Eduardo Procheira Stechman (Pramiu) e Nicholas Scampini (Mu-q-k).

Legislativo Acácio Godoy

Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas