
Moção de aplausos celebra os 40 anos da 'Corrida Corta Mato', na Esalq
Festa das Nações tornou-se o maior evento local de incentivo ao trabalho voluntário
Há 40 edições, Festa das Nações tem a missão de arrecadar recursos para auxiliar entidades beneficentes
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba promove, nesta quarta-feira (16), às 19h30, reunião solene em comemoração à 40ª edição da Festa das Nações. A solenidade, que acontece no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, atende ao requerimento nº 177/2025, de autoria dos vereadores Fábio Silva (Republicanos) e Gustavo Pompeo (Avante).
Com a missão de arrecadar recursos para auxiliar entidades beneficentes que atuam em diversas causas sociais na cidade, a Festa das Nações tornou-se o maior evento local de incentivo ao trabalho voluntário. A festa também auxilia na aproximação entre as entidades, voluntários e empresas em prol das causas sociais.
O evento ocorre ao longo de cinco dias no Engenho Central e oferece inúmeros pratos típicos de países como África do Sul, Alemanha, Áustria, Brasil, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, Japão, México, Moçambique, Nações Árabes, Portugal, Reino Unido, República do Congo e Suíça. Realizada pela Fenapi (Associação Festa das Nações de Piracicaba), a Festa das Nações é promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade, com organização da Secretaria Municipal de Governo. Uma parte dos recursos é oriunda da Lei de Incentivo à Cultura, via Ministério da Cultura do Governo Federal.
“Graças à disposição e a força de trabalho dos voluntários, esse evento vem sendo realizado há mais de 40 anos, unindo diversas pessoas em prol do social, que é o que dá sentido à Festa das Nações”, defenderam os vereadores, no requerimento.
Serão homenageados, na solenidade, a ex-primeira-dama do município, Rosa Maria Bologna Maluf, que instituiu a Festa das Nações, em 1984; a atual primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkiria Callovi, o representante das entidades, João Quartucci; a representante das voluntárias, Helena Renata Granato Turco e o representante dos voluntários, João Humberto Toledo Ricci. Na ocasião, o presidente da Fenapi, Fábio do Amaral Sanches, ainda receberá a moção de aplausos nº 38/2025, de autoria dos vereadores Gustavo Pompeo e Fábio Silva.
A solenidade terá transmissão ao vivo pela TV Câmara (nos canais 11.3 da TV digital, 4 da NET e 9 da Vivo TV) e também poderá ser conferida nos perfis oficiais da Câmara, no Facebook e no YouTube, além do site camarapiracicaba.sp.gov.br.
Moção de aplausos celebra os 40 anos da 'Corrida Corta Mato', na Esalq
Vereador aponta falta de funcionários e de materiais essenciais em USF
Requerimento cobra normalização do atendimento via telefone do 156
Vereador reforça compromisso com política pública voltada ao autismo
Em entrevista, vereador destaca atuação em defesa da Rua do Porto
Requerimento questiona entrega de uniformes escolares a alunos da rede
Vereador parabeniza prefeito e secretários por realizações em 100 dias
Requerimentos cobram melhorias em áreas de lazer de diversos bairros
Moção enaltece agência de turismo por premiação internacional
Câmara aprova abertura de crédito adicional no orçamento de secretaria
Vereador solicita informações sobre melhorias no bairro Vila Rezende
Vereador solicita revitalização de área pública no Piracicamirim
Linhas de ônibus do transporte coletivo têm horários ampliados
Vereador destaca inauguração de novo equipamento contra o Câncer
Câmara aprova medalha de mérito a cônsul da Coreia do Sul