
Vereador faz entrega de voto de congratulações a policial atleta do handebol
A comemoração foi implantada na Câmara por iniciativa do vereador Gilmar Rotta
Vereador Gilmar Rotta
Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa de Gilmar Rotta (PMDB), por força do decreto legislativo 11/2013, realizou na noite desta quarta-feira (23), a reunião solene que marca em Piracicaba a comemoração ao “Dia dos Vicentinos”, cujo trabalho tem como meta principal auxiliar aos mais necessitados, procurando não somente o bem estar físico, mais sim o bem estar espiritual.
Na oportunidade foram contemplados cinco pessoas: Mateus Rosa de Farias, Dorival José Alcarde, Rafael Zimiani Pereira, Lazara Cristina Sornsen e Carlos Alessandro Brambilla. Autoridades, representantes de entidades, familiares e amigos dos homenageados compareceram na solenidade, que foi realizada nas dependências do Salão Nobre Professor Helly de Campos Melges, às 20h, com transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 8 da NET e TV Legislativa, Canal 60.1 UHF e pela internet, no endereço eletrônico www.camarapiracicaba.sp.gov.br
Na formação diretiva dos trabalhos da noite, o autor da solenidade, vereador Gilmar Rotta, que na oportunidade representou o presidente da Câmara, João Manoel dos Santos (PTB); Luis Antonio Pavilhão, presidente do Conselho Central de Piracicaba, da Sociedade São Vicente de Paulo, seguido por Luiz Gonzaga, do Conselho Central Norte, da Sociedade São Vicente de Paulo. O secretário dos trabalhos da noite, o vereador Laércio Trevisan Júnior (PR), que na oportunidade também fez a leitura bíblica. Marcos Roberto Silva, representante do bispo diocesano de Piracicaba, Dom Fernando Masson. Além de Antonio de Pádua Silva, chefe de gabinete do deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame (PSDB) e José Sérgio Defavari, que na oportunidade representou o secretário municipal de Administração, Luiz Antonio Balaminut.
O vereador Gilmar Rotta abriu o ciclo de discursos da noite enaltecendo a importância da solenidade, onde a Câmara tem a oportunidade de homenagear os vicentinos, como forma de retribuir o muito que estas pessoas fazem em prol da população, levando carinho, amor, esperança, atuando onde o poder público não chega. “Vocês chegam até lá, descem morro, tomam chuva e vão até aos mais necessitados”, destacou o parlamentar, que também fez questão de registrar que foi vicentino e, dizer que em Piracicaba são cerca de 400 voluntários, que atuam em prol do próximo, não só na parte material e sim no reforço da fé do outro.
Gilmar também considerou o papel dos jovens, que saem à ruas, deixando a timidez de lado e de coração aberto para ajudar o próximo. O parlamentar concluiu suas considerações lembrando que esta solenidade foi a primeira realizada nas dependências da Câmara neste ano e que todos os anos o evento deve se repetir. E enfatizou que os jovens vicentinos compactuam com os ensinamentos da igreja, passando de geração a geração na ajuda ao próximo. Também observou que nos dias de hoje são mais de 100 mil jovens espalhados pelo Brasil.
O padre Marcos Roberto Silva falou da palavra de gratidão em reconhecimento ao dia do vicentino e destacou a importância dos trabalhos sociais, em cestas básicas, visitas a famílias, bem como a missão dos vicentinos, que teve origem na iniciativa do beato Osanan. Também destacou o caráter que a entidade se reveste ao não ser comparada com uma ONG, com atuação um pouco mais profunda no problema social das famílias. Ele saudou a todas as entidades vicentinas, no que agradeceu o trabalho de todos. E citou passagem bíblica, no livro de Tiago, ao se referir que uma fé que não passa pelas obras está morta. Além de destacar que o amor e a caridade devem pautar a vida de cada cristão.
Luis Antonio Pavilhão, presidente do Conselho Central de Piracicaba, da Sociedade São Vicente de Paulo, também agradeceu o papel da Câmara na comemoração aos vicentinos. E lembrou do pensamento do fundador da Sociedade, Frederico Ozanan. Além de informar que este ano é voltado à juventude vicentina.
Na seqüência da solenidade foi apresentado um vídeo sobre os homenageados da noite, com destaque à vida de São Vicente de Paulo e ao papel de Frederico Ozanam, fundador das Conferencias de São Vicente de Paula no mundo, que atuam como forma de assistir aos mais necessitados.
Carlos Alexandro Bambilla falou em nome dos homenageados da noite. E destacou o papel da entidade em acolher os jovens vicentinos, do quão agradável é ir ao encontro do outro, para dar um abraço. Ele reiterou o encontro que deve acontecer em setembro, em Piracicaba, em evento simbólico onde todos darão um abraço para descobrir a verdadeira caridade. Bambilla solicitou que todos os presentes se abraçassem. Além de exortar a todos a não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje. Também agradeceu o presente da sociedade, dado pela Câmara ao conceder a homenagem aos vicentinos.
O grupo de teatro Filhos da Mãe, sob a direção de Carlos Alessandro Brambilla, se apresentou na solenidade, com enfoque em mensagens sobre a importância do crisma, na atuação da igreja mostrando como ser um bom vicentino em prol da edificação familiar, no enfoque ao amor acima de todas as coisas.
VICENTINOS - A Sociedade foi fundada no dia 23 de abril de 1833 pelo hoje beato Antonio Frederico Ozanam, juntamente com outros colegas e professores da Universidade de Paris, que lutavam pela Igreja Católica que estava sendo muito atacada naquela época, até que certo dia foi cobrado deles as obras, pois só falavam e não agiam, surgindo assim, com o auxílio das irmãs de caridade, a primeira conferência, que foi escolhida como patrono São Vicente de Paulo e com a proteção de Nossa Senhora.
A Sociedade chegou ao Brasil no ano de 1872 e, em Piracicaba, em 1888. As primeiras conferências fundadas na cidade de Piracicaba foram: Conferência Santo Antônio, no dia 16 de maio de 1888; Conferência Sagrado Coração de Jesus (Frades), no dia 22 de maio de 1913; e Conferência Senhor Bom Jesus do Monte, no dia 11 de dezembro de 1925. Atualmente em Piracicaba a Sociedade de São Vicente de Paulo possui 67 grupos de Vicentinos, ao qual é chamado de Conferência, 744 Vicentinos (as) e 612 famílias atendidas.
O trabalho dos Vicentinos tem como meta principal o auxilio aos mais necessitados, procurando não somente o bem estar físico, mais sim o bem estar espiritual. Os Vicentinos não tem como função a filantropia, mas sim a missão promocional dos menos favorecidos e seguir fielmente um dos pensamentos que São Vicente de Paulo deixou à humanidade que é: “Ao invés de discutir, agir”. Um trabalho voluntário através do bem estar humano e espiritual.
HOMENAGEADOS
MATEUS ROSA DE FARIAS - Solteiro, 20 anos de idade, começou sua vida vicentina muito cedo, aos 09 anos quando entrou na Sociedade em 2002, na Conferência Nossa Senhora Aparecida. Ajudou a fundar a Conferência na Capela São Francisco, que depois foi oficializada de Nossa Senhora de Lourdes, onde foi o secretário. Em 2008, junto com o confrade João Teles e Claudemir Cardoso colaborou com a fundação da primeira Conferência de Crianças e Adolescentes. E, em 2011 foi convidado para ativar a Conferência Santo Antonio, que possui a maioria jovens. Hoje, é vice-presidente e Coordenador da Comissão de Jovens do Conselho Particular Santa Bárbara.
DORIVAL JOSÉ ALCARDE - Casado, tem 69 anos. Ingressou na Sociedade São Vicente de Paulo no ano de 1983, na Conferência Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Charqueada, permanecendo até o ano de 1994, sendo que neste ano fundou a Conferência Jovens de Santa Luzia, onde permanece até os dias de hoje. Músico e compositor é autor de várias músicas dedicadas aos vicentinos. Trabalhou como voluntário na construção de moradias aos pobres de sua comunidade, no bairro Santa Olímpia. Na Sociedade São Vicente de Paulo ocupou os cargos de presidente do Conselho Particular de Charqueada, no ano de 1998 e coordenador da Comissão de Jovens, por duas vezes. Participou da Diretoria do Hospital de Charqueada, no ano de 1998 a 2005 quando a administração era feita pela Sociedade São Vicente de Paulo.
RAFAEL ZIMIANI PEREIRA - Casado, tem 29 anos e, começou sua caminhada na Sociedade São Vicente de Paulo, no dia 02 de maio de 2000, onde participou pela primeira vez de uma reunião na Conferência Sagrada Família. Hoje, Rafael ocupa diferentes cargos na Sociedade, sendo que em setembro de 2004 aceitou o convite para ser o secretário da Conferência. Em setembro de 2010 foi escolhido para ser o presidente da Conferência. E, hoje é vice-presidente da Conferência e também foi eleito presidente do Conselho Particular Independência, em Rio das Pedras, que é ligado ao Conselho Central de Piracicaba. Participa também do Grupo de Jovens Sementes do Amor, em Rio das Pedras. E, juntamente com sua esposa é ministro da Eucaristia.
LAZARA CRISTINA SORNSEN - Tem 34 anos, ingressou na Sociedade São Vicente de Paulo no dia 26 de dezembro de 2008, na Conferência São Tiago. Hoje, ocupa os cargos na Sociedade, como presidente do Conselho Particular Centro, ligado ao Conselho Central de Piracicaba. Presidente da Conferência São Tiago e, participa do Movimento Jovem.
CARLOS ALESSANDRO BRAMBILLA - É casado, tem 31 anos, participa da Sociedade São Vicente de Paulo há 15 anos. É membro ativo da Conferência Sagrada Família em Rio das Pedras. Ocupa os seguintes cargos na Sociedade: foi coordenador de Jovem do CP Independência. Membro da Comissão Jovem do Conselho central de Piracicaba. Presidente do Conselho Particular Independência. Participou do Grupo de Jovem Semente do Amor. Coordenou a Perseverança em dois anos, na Paróquia. Atualmente é coordenador de missões e segundo vice-presidente do Conselho Central.
Vereador faz entrega de voto de congratulações a policial atleta do handebol
Clube da Lady é homenageado pelos 65 anos de atividades
Escola Municipal recebe Moção de Aplausos pelos 30 anos de fundação
Vereador destaca visita de deputado estadual e reafirma título de cidadania
Dia Nacional dos Metalúrgicos é comemorado na Câmara
Câmara entrega moção de aplausos ao projeto "Pernas Caipiras"
Fotógrafo Maycon Sacchi é homenageado pela Câmara
Câmara realiza solenidade em homenagem ao Dia do Escoteiro
Moção de aplausos da Câmara enaltece os 25 anos da escola 'Taufic Dumit'
Desbravadores e Aventureiros são homenageados pela Câmara
Delegado que assumiu chefia da Polícia Federal na cidade é homenageado
40ª Festa das Nações: reunião solene exalta tradição da solidariedade
Votos de congratulações contemplam professores de faculdade
Dia do Rio Piracicaba é celebrado na Câmara
Paratletas campeões no rafting recebem homenagem