EM PIRACICABA (SP) 07 DE JUNHO DE 2023

Roda de conversa aborda rotas afro e os registros no acervo da Câmara

Documentos da Câmara Municipal sobre os locais que compõem as Rotas Afro em Piracicaba foram apresentados em roda de conversa na Igreja São Benedito




Toque na imagem para aumentar

Roda de Conversa promoveu discussão sobre Rotas Afro e a história registrada nos arquivos da Câmara

Crédito: Samuca Miazaki


Os documentos que a Câmara Municipal possui referentes aos locais que compõem as rotas afro em Piracicaba foram apresentados em roda de conversa, realizada na tarde desta terça-feira (6). O encontro foi sediado na Igreja São Benedito, imóvel tombado, desde 2002, como Patrimônio Histórico Cultural de Piracicaba.

“Vamos falar do lúdico, do folclore, mas nós falaremos também da história com H maiúsculo, porque quem vai falar é preparado e formado, tem uma visão acadêmica. Nós não vamos falar a partir de senso comum, embora eventualmente ele esteja presente”, declarou o vereador Acácio Godoy (PP), mediador da roda de conversa promovida pela Escola do Legislativo “Antonio Carlos Danelon - Totó Danelon".

Rotas Afro é um movimento de afro-turismo que conta as histórias negras de quatro cidades do interior paulista: Piracicaba, Campinas, Rio Claro e Vinhedo. A produtora cultural e guia de turismo, Julia Madeira — fundadora do projeto, discorreu sobre os locais listados no roteiro, que se inicia Largo Santa Cruz e é finalizado nos arredores do Engenho Central.

Ao longo da conversa, os servidores Giovanna Fenili Calabria, Dayane Cristina Soldan e Bruno Didoné de Oliveira, do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara, apresentaram registros relacionados às rotas afro que já estão disponíveis no sistema ATOM (Acess To Memory). O evento ainda teve a participação dos especialistas Antônio Filogênio de Paula Junior e Marilda Aparecida Soares, que contextualizaram a origem afro no Brasil e em Piracicaba.

A arquivista Giovanna Fenili Calabria esclareceu que a Câmara foi criada em 1822, depois que a cidade foi elevada de freguesia à vila e, por isso, os registros do arquivo datam após a criação do Legislativo. “É bom pontuar que a documentação que a gente tem são documentos que foram produzidos ou recebidos pela Câmara. É muito pontual que a gente tem a história contada por pessoas específicas que ocupavam um lugar específico, com intenções específicas e contextos específicos”, disse.

Rotas

Largo Santa Cruz — Julia Madeira relata que existem registros de que o Largo Santa Cruz foi um ponto de encontro da população afrodescendente de Piracicaba, onde faziam festejos, feiras e muitas “estripulias”.

Nos registros da Casa, foram encontrados documentos sobre a lei que abre a rua e alguns preparos. Também há um registro sobre a instalação da forca na qual a Câmara deliberou que poderia ser adiante da ponte do rio Itapeva, à direita, ao lado da rua Santa Cruz.

Clube Treze de Maio -  em fevereiro de 1952, a Câmara Municipal discutia o projeto de lei 4, para o município poder premiar os cordões carnavalescos e caminhões de rancho. A iniciativa da propositura veio do vereador Oscar Manoel Schiavon. O assunto gerou discussões contrárias e favoráveis na Casa e também na cidade.

O projeto de lei original está sob a guarda do Setor de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal. “Possivelmente não houve o auxílio financeiro então proposto, já que na segunda página traz a menção que a proposta foi retirada pelo autor, mas não há uma justificativa”, afirmou o servidor Bruno Didoné de Oliveira, que pesquisou o documento original.

Praça José Bonifácio

A finta – Em 10 de agosto de 1822, Piracicaba deixa de ser Freguesia e torna-se Vila. Na prática, o novo título significou o início da conquista da autonomia administrativa da futura cidade.

Para que o poder local pudesse ser de fato exercido, além de designar pessoas para os cargos da administração, também se fazia necessária a construção dos espaços públicos reservados para as decisões e para a vida comunitária da então chamada Vila Nova da Constituição.

Estabelecida em 1822, a “finta” determinava que os proprietários pagassem o tributo de 400 réis por escravo (considerado propriedade) para viabilizar financeiramente a construção de obras públicas.  A finta foi o primeiro tributo estipulado pela municipalidade quando da conquista de sua autonomia e aparece numa Ata de Vereança de 12 de agosto de 1822: “uma finta de quatrocentos réis por cabeça de cada escravo deste Distrito”.

O pelourinho - Localizava-se na praça José Bonifácio, próximo à fonte e ao coreto, que existiam na época, onde mais tarde seria instalado o Teatro Santo Estevão. O pelourinho representava o “sinal de respeito e justiça”.

“O pelourinho é uma estrutura que ficava em evidência nos centros das novas cidades que passaram de freguesia para a vila, que tinham essa autonomia administrativa. Para se tornar cidade precisava ter um pelourinho, isso é uma coisa que eu sempre lembro as pessoas, que para ser cidade precisava ter uma câmara, uma cadeia, uma igreja, uma capela e um pelourinho”, explicou Julia Madeiro.

“Percebam como a escravidão fundou as nossas organizações. Não é só no imposto, é também na organização da cidade, é também na forma do que a cidade precisa, nos requisitos que ela precisa atingir para ser uma cidade”, completou.

Nos arquivos da Câmara, existe um documento datado de 19 de abril de 1830, no qual o governo de São Paulo questiona a Câmara sobre o uso indevido do pelourinho, no qual um homem liberto foi castigado e açoitado. Tal documento é acompanhado pela resposta da Câmara de Piracicaba (Vila Nova da Constituição), direcionada à Província.

Rotas Afro nos arquivos da Câmara Municipal de Piracicaba - O roteiro do Rotas Afro conta as histórias do Clube Treze de Maio, da Igreja São Benedito, do Batuque de Umbigada e histórias de personalidades negras como Madrinha Eunice, Dr. Preto, Irmãos Rebouças e muitos outros.

Registros da Câmara sobre os demais locais das Rotas Afro, a história de personalidades negras e o contexto da escravatura em Piracicaba serão abordados em uma série de reportagens publicadas semanalmente.

Escola do Legislativo Achados do Arquivo Documentação Pedro Kawai Acácio Godoy Silvia Maria Morales

Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas