EM PIRACICABA (SP) 05 DE DEZEMBRO DE 2023

Semana ‘Leonardo Villar’ de Cinema deve entrar no Calendário Oficial

Projeto de autoria de Silvia Morales, aprovado em primeira discussão na noite desta segunda-feira (4), prevê celebração anual no mês de junho e estímulo ao cinema




Toque na imagem para aumentar

Projeto de Lei de autoria da vereadora Silvia Morales foi aprovado em primeira discussão na noite desta segunda-feira, na 70ª Reunião Ordinária

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)




A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou na noite desta segunda-feira (4) a inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Município a “Semana municipal ‘Leonardo Villar’ de Cinema” "a ser promovida anualmente na semana do dia 19 de junho, data da comemoração do Dia Nacional do Cinema e semana do aniversário do ator piracicabano mundialmente conhecido, Sr. Leonardo Villar".

De autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, o projeto de lei 178/2023 traz em seu artigo 2º que a Semana "tem por objetivo proporcionar um espaço de articulação e debate gerados para estimular, destacar, valorizar e incentivar a produção cinematográfica no município de Piracicaba, através de reuniões, palestras, seminários, mostras competitivas ou não com exibições de curtas e longas-metragens de ficção ou documentários".

A vereadora, ao ler a justificativa da propositura na tribuna da 70ª Reunião Ordinária -- além de pontuar que a Semana busca fomentar e fortalecer a produção cinematográfica regional --, ainda destaca pontos biográficos da trajetória do ator piracicabano nascido em 1923 e que morreu aos 96 anos. 

"Começou a carreira no teatro no final da década de 1940, na capital paulista, logo após se formar na primeira turma da Escola de Arte Dramática (EAD) em 1948, indo para o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), onde ficou por oito anos", traz a propositura.

Após atuar em diversas peças teatrais premiadas, Leonardo Villar "se torna o protagonista Zé do Burro de O Pagador de Promessas, peça de Dias Gomes, dirigida por Flávio Rangel em 1960. Pela peça, recebe mais uma vez o prêmio da Associação Paulista de Críticos Teatrais e o prêmio Governador do Estado de São Paulo. Este personagem que o alçaria a fama mundial: ele se torna reconhecido internacionalmente ao interpretar mais uma vez o personagem Zé do Burro na adaptação para o cinema de O Pagador de Promessas feita por Anselmo Duarte em 1962, o único filme brasileiro a receber a Palma de Ouro no Festival de Cannes, o qual foi também indicado ao Oscar de Melhor filme estrangeiro". 

Villar ainda teve uma carreira de destaque na televisão, com participação em diversas novelas: "estreou na televisão em 1965, na novela A Cor de sua Pele, da TV Tupi. Em 1972, estreou na Rede Globo em O Primeiro Amor, atuando em sucessos como Escalada e Estúpido Cupido. Em 2001, voltou ao teatro com peça A Moratória. Nos anos 1980, atua em Campeões do Mundo, com texto de Dias Gomes, e direção de Antônio Mercado, e Motel Paradiso, com texto de Juca de Oliveira e direção de José Renato".

O projeto, agora, deve ser apreciado em segundo turno pela Casa e, caso aprovado, segue para sanção do Executivo. 

Legislativo Silvia Maria Morales

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas