
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Ambos os homenageados têm uma peculiaridade: os dois iniciaram a carreira com 16 anos e em Piracicaba (SP). Autoria é do vereador Laércio Trevisan Jr.
Solenidade de homenagens a Roberto Cabrini e Zé Boquinha
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499“Posso fazer qualquer tipo de pergunta”? Essa é uma das marcas do jornalista piracicabano Francisco Roberto Cabrini – o Roberto Cabrini – ao iniciar a entrevista com os seus convidados.
Detentor de inúmeros troféus e comendas – entre eles o Esso e o Tim Lopes de telejornalismo, ele foi homenageado na noite desta sexta-feira (20), no salão nobre “Helly de Campos Melges”, com o título de “Piracicabanus Praeclarus" 54/2021, concedido às autoridades e personalidades nascidas no município que contribuíram para a Ciência, Educação prestando serviços relevantes à sociedade. A autoria é do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL)
Tudo começou, conta Cabrini, quando o jovem de 16 anos – estudante do ensino médio na escola estadual Sud Menucci – foi fazer uma visita na extinta “Rádio A Voz Agrícola de Piracicaba AM”, que operava à época na frequência de 580 KHz. Começava naquele instante, uma das mais belas carreiras promissoras no jornalismo do município e do país.
O início na rádio foi quase que imediato na equipe de esportes comandada pelo então Márcio Terra, à época diretor de esportes da “Equipe Camisa Dez” – que mais tarde viria a ser vereador na Câmara Municipal de Piracicaba (SP). Devido a sua desenvoltura no microfone, um ano mais tarde já estava dentro da Rede Globo - São Paulo, após passar em um teste nos estúdios da emissora.
De lá, alçou voo internacional, tornando-se correspondente da TV Globo em Nova York e Londres, trabalhando ao lado dos jornalistas Paulo Francis e Lucas Mendes. Teve passagens por 60 países, elaborando reportagens especiais no Afeganistão e, recentemente, na Ucrânia, cobrindo a guerra.
“É o maior jornalista investigativo do Brasil”, definiu o vereador Laércio Trevisan Jr ao entregar o “Piracicabanus Praeclarus” ao filho de Piracicaba.
Carlos Roberto Massa – o Ratinho -, César Filho, Raul Gil, Percival de Souza, Celso Freitas, Luiz Bacci e Celso Portioli foram alguns apresentadores da televisão brasileira que gravaram depoimentos destacando o trabalho de Roberto Cabrini como repórter investigativo.
Piracicaba, lembra Cabrini, é a sua essência, mas “o jornalismo me levou a conhecer todo o mundo e a ganhar muitos prêmios. Mas, promover a Justiça é a minha missão”. Todos os princípios “eu aprendi nessa terra tão querida”.
RÁDIO – Na tribuna, Cabrini enfatizou por diversas vezes que a experiência no rádio fez toda a diferença na sua carreira. “O rádio ensina e norteia nossos ideais. E foi aqui em Piracicaba que surgiu esse sonho de fazer do exercício da minha profissão à promoção da igualdade, da justiça e da oportunidade”. E defendeu: “Não existe democracia sem um jornalismo atuante”.
ZÉ BOQUINHA - Na mesma solenidade, houve a entrega do título de "Cidadão Piracicabano" ao esportista José Roberto Lux, o Zé Boquinha, atendendo ao projeto de decreto legislativo 1/2022. Natural de Santa Bárbara d'Oeste (SP), o homenageado nasceu em 27 de julho de 1944.
Roberto Cabrini e Zé Boquinha têm uma peculiaridade: ambos iniciaram a carreira com 16 anos de idade em Piracicaba. E bons frutos saíram dessa feliz coincidência: de um lado um jornalista reconhecido e, do outro, um esportista renomado.
Zé Boquinha é um dos nomes mais respeitados do basquete brasileiro, porém iniciou a carreira esportiva no futebol, nas categorias de base do União Barbarense, onde atuou até 1964. Paralelamente, deu início a uma carreira bem-sucedida no juvenil do basquete do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba em 1960, permanecendo no alvinegro até 1968.
O apelido de Zé Boquinha "pegou" desde garoto porque sempre discutiu o que achava de errado. "Passei a ser sinônimo de bocudo. Depois quando me iniciei nos esportes me passaram a chamar de boca, e finalmente quando fui jogar basquete no XV de Piracicaba, virei o Zé Boquinha", contou o esportista.
“O início”, relembra o atleta, “foi com os jogadores Pecente e Wilson Rensi no XV de Piracicaba e aqui é a minha formação, tanto é que nos programas esportivos que eu apresento pela ESPN eu sempre falo de Piracicaba, pois agora sou cidadão piracicabano de fato e de direito”, comentou, Zé Boquinha, emocionado, na tribuna.
Do alvinegro piracicabano foi parar no Corinthians e no Flamengo, além de outras agremiações, sendo que na seleção brasileira representou Piracicaba nos Jogos Olímpicos Universitários de Tóquio, em 1967, onde conquistou a medalha de bronze. No currículo: títulos de campeão Sulamericano e Panamericano.
Ele voltou a jogar pelo XV de Novembro na temporada 1974/1975, vencendo o campeonato do interior novamente, antes de encerrar a carreira. Também atuou como técnico da Unimep entre os anos de 1983 e 1984. Atualmente, Zé Boquinha é comentarista dos canais esportivos ESPN.
A mesa diretiva dos trabalhos foi composta pelo presidente da Câmara, o vereador Gilmar Rotta (PP), além de Adolpho Queiroz (secretário municipal de Ação Cultural); deputado estadual por Piracicaba, Alex de Madureira (PL); 1º sargento do Tiro de Guerra local, Felipe da Silva Carvalho; vereador da Câmara Municipal de Rio Claro (SP), Sérgio Carnevalle (União Brasil); diretor artístico das Rádios Educadora AM (1060 KHz) e Jovem Pan FM (103,1 MHz), Jairinho Mattos, além dos vereadores Thiago Ribeiro (PSC) e Laércio Trevisan Jr., autor da propositura.
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Vereadora entrega homenagem por grafite na Rua do Porto
Empresa de móveis planejados é homenageada na Câmara
Câmara aprova homenagens a personalidades e instituições da cidade
Vereador busca informações sobre trâmite de projeto que remaneja orçamento
Distribuidora de Bebidas recebe homenagem da Câmara
Vereador quer detalhes sobre atuação de profissionais em consórcio de saúde
Câmara aprova moção de apoio a iniciativas que restringem a prática de aborto
Câmara aprova Moção de Aplausos à nova diretora da FOP/Unicamp
Câmara aprova votos de congratulações a atleta, empresa e penitenciária
Selo garante moção de aplausos para as UTIs da Santa Casa
Vereador solicita troca de cobertura da Farmácia de Alto Custo
Em mais duas reuniões nesta segunda-feira (30), Câmara aprova 96 proposituras
Câmara aprova LDO 2026 com previsão de R$ 3,4 bilhões em receitas
Propositura pede ações para revitalização e segurança na Praça José Bonifácio