Vereador aponta impactos após a extinção da EMDHAP
Solenidade entrega Medalha de Mérito Científico e Tecnológico
Honraria foi concedida ao pesquisador Henrique Vianna de Amorim e à Esalq/USP
A solenidade de entrega da Medalha de Mérito Científico e Tecnológico “Dr. Carlos Clemente Cerri” e a celebração da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia foi realizada na noite desta terça-feira (17), na Câmara Municipal de Piracicaba.
O nome da medalha “Carlos Clemente Cerri” faz referência ao premiado professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP desde 1975, que se especializou na pesquisa sobre a dinâmica da matéria orgânica do solo em ecossistemas naturais e modificados pelas práticas agrícolas, pecuária e reflorestamento.
A honraria é destinada a quem desenvolve trabalhos em ciência, tecnologia e inovação que resultaram em benefício da comunidade acadêmica, do setor produtivo ou da população em geral.
A reunião solene concedeu a Medalha de Mérito Científico e Tecnológico “Dr. Carlos Clemente Cerri” ao professor e pesquisador da Esalq/USP, Henrique Vianna de Amorim, na categoria pessoa física. A Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”) recebeu a honraria na categoria pessoa jurídica/organização. A medalha foi entregue ao professor Marcos Milan, vice-diretor da Esalq.
O vereador Pedro Kawai, proponente da solenidade e autor do decreto legislativo n.º 28/2020, enfatizou a importância da educação, tecnologia, ciência e pesquisa na sociedade. Ele destacou que esses elementos são fundamentais para o crescimento de um país. “Em nome da Câmara Municipal, nosso muito obrigado acima de tudo. Afinal de contas, o agradecimento é a palavra-chave para uma sociedade justa, ética e comprometida”, afirmou.
Celebração — A Semana Municipal de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população, em torno de atividades de divulgação científica. A indicação dos homenageados ficou a cargo do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (CMCT).
Henrique Vianna de Amorim declarou estar honrado por ser premiado com uma medalha que leva o nome do Dr. Carlos Clemente Cerri. “Eu o conheci muito bem e o admirava muito, não só pela sua competência, mas pela sua integridade”, agradeceu.
O homenageado relatou os principais momentos de sua trajetória profissional, como o trabalho na melhoria da qualidade do café e como suas pesquisas desvendaram a química e a bioquímica por trás da interferência dos grãos de café. Ele também citou seu envolvimento na inovação e no setor de etanol, onde suas contribuições revolucionaram os processos das usinas de açúcar e álcool.
Representando a Esalq, o professor Marcos Milan enfatizou a importância de a medalha ostentar “o nome de um dos mais brilhantes docentes e pesquisadores que atuou no Centro de Energia Nuclear da Agricultura, o CENA”.
Ele destacou o compromisso da Esalq com o ensino gratuito, pesquisa e extensão para o desenvolvimento agrícola nacional, e o papel crucial da instituição na classificação da USP como uma das melhores universidades do mundo, especialmente na área de ciências agrárias.
Para o vice-diretor, a Medalha de Mérito Científico e Tecnológico Dr. Carlos Clemente Serra ganha ainda mais expressão ao observar as instituições indicadas pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Quero destacar o trabalho do doutor Amorim, que contribuiu para transformar os processos nas usinas de álcool e açúcar, impulsionando o setor sucroenergético. A Esalq, com os seus 123 anos, continua a cumprir a sua missão de ensino, investigação e inovação,” afirmou.
CMCT - A mesa de honra foi composta pelo vereador Pedro Kawai, presidente dos trabalhos; pela vereadora Rai de Almeida (PT); pelo presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCT), Pedro Chamochumbi; e os membros do conselho: o diretor-executivo da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), prof. Renato de Albuquerque Ferreira; o diretor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura — Campus Luiz de Queiroz” — CENA/USP, Prof. Dr. Ernani Pinto; o gerente regional da CESP, Homero Scarso; o coordenador de negócios educacionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Erick Andrade; o presidente do Arranjo Produtivo Local do Álcool — APLA, Henrique Amorim Neto; o presidente da Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba e Região — ATEPI, Paulo Henrique Machado; o secretário administrativo da OSCIP PIRA 21, Pedro Cruz; o CEO do Instituto Pecege, Daniel Sonoda; e o representante da Câmara Municipal no Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ayri Rando.
Notícias relacionadas
Vereador solicita faixa elevada na avenida Conde do Pinhal
Vereador apresenta indicação para instalar semáforo na rua São João
Programa "Pelos Caminhos da Saudade" completa 75 anos
Estudo vai identificar ligações irregulares na rede de esgoto
Vereador solicita repintura de lombadas em avenida do Jaraguá
Vereador solicita manutenção de rede pluvial na rua Pedro Chiarini
Vereador solicita manutenção asfáltica em alça de acesso
Requerimento pede detalhes sobre elaboração de respostas da Prefeitura
Propositura pede detalhes sobre contratos de oftalmologia no município
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Esgoto no Jardim Abaeté e Potiguar é tema de audiência pública
Palestra tira dúvidas sobre cânceres masculinos e femininos
Restaurante recebe moção de aplausos pelos 15 anos de funcionamento
Vereador destaca fortalecimento do Consellho Tutelar