
Câmara aprova projeto de lei que beneficia pessoas com deficiência
Conforme iniciativa do vereador André Bandeira, o engenheiro Agrônomo Daniel Yokoyama Sonoda e o professor Pedro Valentim Marques recebem o Título de Cidadão Piracicabano
Solenidade nesta sexta-feira (22) concede títulos de cidadania
Crédito: Davi Negri - MTB 20.499A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador André Bandeira (PSDB), nos requerimentos 7/2023 e 8/2023, confere o Título de Cidadão Piracicabano ao professor Pedro Valentim Marques e ao engenheiro Agrônomo Daniel Yokoyama Sonoda, ambos ligados à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq).
O evento será realizado nas dependências do salão nobre "Helly de Campos Melges", com transmissão ao vivo pela TV Câmara (nos canais 11.3 da TV digital, 4 da NET e 9 da Vivo TV) e também pode ser conferido nos perfis oficiais da Câmara, no Facebook e no YouTube. A solenidade acontece no prédio principal da Câmara, rua Alferes José Caetano, 834, Centro, às 19h30, desta sexta-feira (22).
Daniel Sonoda, de origem paulista, nasceu em 23 de dezembro de 1976, veio para Piracicaba em 1995 para tornar-se aluno da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). Em 1999, formou-se em engenharia agronômica; cursou mestrado em 2002 e doutorado em 2017, na área de Ciências - Economia Aplicada - ambos pela Esalq-USP.
Atualmente, atua de forma voluntária como parte do conselho do XV de Piracicaba e do conselho da AAALQ (Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz). Atua no Pecege (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas) em prol do desenvolvimento da instituição e dos seus associados.
Natural de Recife (PE), o professor Pedro Valentim Marques nasceu em 4 de março de 1946. Veio para São Paulo na infância e, aos 13 anos, teve sua carteira de trabalho registrada pela primeira vez. Logo após concluir o ensino fundamental, encerrou os estudos para trabalhar. Aos 18 anos, concluiu o supletivo e cursou o ensino médio.
Estudava em São Paulo à noite e teve um professor chamado Pestana, que dava aula de matemática e era agrônomo. As histórias que ele contava sobre a profissão ficaram guardadas na memória de Pedro, que, quando foi prestar vestibular, ingressou na Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo).
No curso de agronomia, em que foi aluno e bolsista especializado em entomologia, recebeu incentivos para participar de um programa na Embrapa, onde fez pós-graduação e mestrado. Pouco tempo depois, viajou aos Estados Unidos, onde obteve o PhD em 1988 pela Colorado State University System.
Pedro, como docente do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq-USP, aposentou-se após 48 anos na instituição e atualmente está na Pecege.
Câmara aprova projeto de lei que beneficia pessoas com deficiência
Câmara inclui emenda que garante análise técnica no desdobro de lotes
Câmara aprova assistência técnica para habitação de interesse social
Reunião debate soluções para falta de energia no Jardim Elite
Vereador destaca que ‘PLC do Desdobro’ atende demanda da população
Vereador solicita demarcação de vaga para vans em frente à escola
Vereador se reúne com titular da Educação em escola de Ibitiruna
Demandas de Santa Teresinha são apresentadas à Semozel
Vereador critica indicação do ministro da Justiça para vaga no STF
Câmara aprova Orçamento 2024, que prevê arrecadação de R$ 3 bilhões
Vereador destaca atendimento médico em unidades com horário estendido
Câmara vota desdobro e 5G em dia com reuniões à tarde e à noite
Vereador pede retirada de lixo e recapeamento em vias
Retirada de árvore próxima ao Complexo Areninha é solicitada
Vereador relata ação que possibilitou cirurgia de caminhoneiro