
Registrado desde 1952, funcionário de usina é homenageado por vereador
Proposituras de Pedro Kawai (PSDB) apelam pela inclusão de pessoas com síndrome de down e com o espectro autista.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida (DEM), receberão, nos próximos dias, o apelo da Câmara Municipal de Piracicaba para que incluam como prioritários para vacinação as pessoas com síndrome de down e com o espectro autista. As moções de apelo (54 e 55, ambas de 021), do vereador Pedro Kawai (PSDB), assinadas também pelos vereadores André Bandeira (PSDB) e Ana Pavão (PL), foram aprovadas na reunião de quinta-feira (8).
Os documentos consideram a vulnerabilidade dessa população que tem dificuldades para utilizar máscaras e seguir as medidas sanitárias de segurança contra o coronavírus. Kawai lembra que, em resposta a um requerimento de sua autoria, o prefeito afirmou que Piracicaba segue o plano estadual de imunização, mas reforçou que Almeida possui autonomia para aperfeiçoá-lo e adequá-lo às necessidades locais.
Amparadas no artigo 23 da Constituição, o qual prevê que é de competência dos municípios com os demais entes federativos cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas com deficiência, as moções de apelo citam a Lei Federal 13.146/2015 (Lei Brasileira da Inclusão), que em seu artigo 9º assegura que, em situações de risco, emergência ou estado de calamidade pública, a pessoa com deficiência será considerada vulnerável, devendo o poder público adotar medidas para sua proteção e segurança.
Kawai foi procurado por um grupo de mães de pessoas com síndrome de down e disse que compreende que não há vacina suficiente para atender a todos os grupos considerados de risco, mas as pessoas com deficiência dependem de outras pessoas para garantir a sua proteção. Ele espera contar com a sensibilidade do governador e do prefeito e acredita que Piracicaba pode seguir o exemplo de outros municípios, e do estado do Rio de Janeiro, que ampliou o alcance da vacinação para pais, tutores e cuidadores de pessoas com a doença.
Registrado desde 1952, funcionário de usina é homenageado por vereador
Papel do assistente social frente a retrocessos é tema de palestra
Audiência convoca secretário de Saúde e lista 12 pontos a esclarecer
Ao Primeiro Tempo, vereador destaca atividades parlamentares
Conselho do Idoso passa a fiscalizar recursos do fundo da entidade
Câmara aprova PLC que cria o Domicílio Eletrônico Tributário
Requerimento foca reciclagem e trabalho de cooperativas
Parlamentar questiona execução do Plano de Emplacamentos de Vias
Cantata de Páscoa promovida por igreja motiva Voto de Congratulações
Escola municipal solicita apoio para manutenção de horta
Valores destinados a programas de educação ambiental são questionados
'Já vi grandes irem às ruas e os das ruas se levantarem', diz vereador
Área para ampliar condomínio industrial passa em segunda discussão
Demandas de escolas são apresentadas na 17ª ordinária
Profissionais da enfermagem são enaltecidos em discurso