EM PIRACICABA (SP) 13 DE MAIO DE 2022

Valores destinados a programas de educação ambiental são questionados

Requerimento dirigido à Ares-PCJ aborda programas de educação ambiental executados a partir de recursos alocados no contrato da Piracicaba Ambiental com a Prefeitura.




Toque na imagem para aumentar

Requerimento foi aprovado na reunião ordinária desta quinta-feira

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




Requerimento aprovado pela Câmara na 17ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (13), cobra informações da Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) sobre os programas de educação ambiental executados a partir de recursos alocados no contrato da Piracicaba Ambiental com a Prefeitura.

A importância de tais iniciativas para conscientizar os cidadãos sobre os impactos de suas ações no meio ambiente é ressaltada pelos sete autores do requerimento 373/2022: a vereadora Rai de Almeida (PT) e os vereadores Gilmar Tanno (PV), André Bandeira (PSDB), Zezinho Pereira (União Brasil), Cássio Luiz Barbosa (PL), Paulo Campos (Podemos) e Pedro Kawai (PSDB).

Eles querem saber da Ares-PCJ qual porcentagem do contrato da Piracicaba Ambiental a agência recebe para então destinar a programas de educação ambiental, qual foi o valor médio recebido nos últimos 12 meses e, caso os valores tenham se acumulado, qual é o montante atual disponível.

Os vereadores também perguntam qual é o setor responsável pelo gerenciamento dos programas e como isso se dá, quais iniciativas de educação ambiental são oriundas dos valores repassados pelo contrato, quais locais são contemplados por elas e que público alcançam.

"Os programas de educação ambiental precisam alcançar o maior número de pessoas possível, uma vez que é através da atuação coletiva que o impacto dessas ações se tornam efetivas", assinalam os autores do requerimento.

"Sabemos que é repassado um volume grande de recursos para a Piracicaba Ambiental em razão da PPP [parceria público-privada] e queremos saber qual é esse montante e as políticas e programas desenvolvidos pela Ambiental que atende as políticas ambientais", reforçou Rai de Almeida, ao apresentar justificativa de voto na tribuna.

Legislativo André Bandeira Paulo Campos Pedro Kawai Gilmar Tanno Zezinho Pereira Cassio Luiz Rai de Almeida

Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas