EM PIRACICABA (SP) 19 DE FEVEREIRO DE 2025

Vereador acolhe demandas de empresários e funcionários por transporte

A deficiência no transporte público está afetando empresários e funcionários da região do Centro Comercial Agrícola Taquaral, além da população; constata Paraná




Toque na imagem para aumentar

Vereador acolhe demandas de empresários e funcionários por transporte

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)


O vereador Valdir Vieira Marques (PSD), o Paraná, na manhã desta quarta-feira (19) percorreu a região do bairro Centro Agrícola Taquaral, para atender as reivindicações de empresários e funcionários de empresas, além da população em geral, que padecem pela deficiência no serviço de transporte público, além de problemas de infraestrutura, como alagamentos que comprometem boa parte da avenida Santa Cruz do Rio Pardo, marginal paralela à Estrada do Ceasa - CEAGESP, Via de Acesso 155/308.

Daniela Oliveira, do setor de Recursos Humanos, da empresa Minermill, juntamente com a funcionária Ludimila Lima discorreu sobre os problemas enfrentados pelos trabalhadores, além de moradores do bairro que sofrem em decorrência da ineficiência do transporte coletivo na região, sendo que atualmente há apenas duas linhas de ônibus regulares, pela manhã e à tarde, o que não atende a demanda da região. "Fizemos uma enquete com os trabalhadores, eles reivindicam mais linhas de ônibus, às 7, 11, 12, 17 e 17h30", destaca Daniela Oliveira, que ainda comentou sobre as dificuldades que as empresas encontram para contratar novos funcionários, onde muitos desistem em função das dificuldades de locomoção ao polo industrial.

Geraldo Donizete Facirolli, proprietário da RG Máquinas destacou as dificuldades enfrentadas pelos 35 funcionários da empresa e, também discorreu sobre as preocupações de outros empresários da região, que padecem dos mesmos problemas com a deficiência do transporte coletivo. O empresário também apontou outras carências da região, como o acúmulo de águas pluviais ao longo da avenida Santa Cruz do Rio Pardo, em trechos com alagamentos que dificultam a circulação de veículos automotores, onde o ideal seria a canalização destas águas.

O vereador Paraná informa que já elaborou ofícios ao Executivo, acionando os trabalhos da autarquia do Semae (Serviço Municipal de Esgoto), bem como aguarda intervenção especialmente da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes para de fato atuar na resolução destes problemas de estruturas viárias, devido à quantidade de empresas, além da população em geral que precisa da garantia de transporte público.

O parlamentar também observa que a deficiência de transporte público na região afeta o funcionamento do Ceasa, no entreposto do CEAGESP, no deslocamento de seus funcionários. Além de considerar os problemas decorrentes da falta de pontos de ônibus, sendo que hoje as pessoas correm risco de acidentes ao terem que descer no acostamento da rodovia, devido à falta de ponto de ônibus com cobertura, que deveriam estar à serviço da população.

No Ofício n° 020/2025, encaminhado em 22 de janeiro de 2025, o vereador Paraná pede ao Semae a instalação de rede coletora de esgoto no Centro Comercial Agrícola Taquaral, onde empresários e trabalhadores solicitam essa melhoria, em todo o bairro, pois esses locais ainda possuem fossas sépticas, que de tempos em tempos precisam ser esgotadas.

Paraná também relaciona outra correspondência ao Executivo, em julho de 2021, no Ofício sob número 219, solicitando  a instalação dessa rede de esgoto, sendo que em resposta da Águas do Mirante disse que já existia protocolado no Semae o projeto de extensão de rede coletora de esgoto com o objetivo de coletar o efluente do Centro Comercial Agrícola Taquaral, que previa a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), uma Estação Elevatória de Esgoto (EEE), a implantação de aproximadamente 357 metros de Linha de Recalque (LR) e de aproximadamente 9.376 metros de rede coletora de esgoto de DN 150 mm., que estava aguardando aprovação do projeto e abertura da autorização de serviço.

"Dessa forma, solicitamos ao Semae para que avalie o pedido dos empresários e seus funcionários, afim de trazer mais qualidade de vida para todos. Certo de resposta favorável, aproveito a oportunidade para renovar meus protestos de elevada estima, distinta consideração e apreço", destacou o parlamentar no teor do documento.

No ofício ao Executivo, para a o setor de transporte, o vereador Paraná ressalta que "em conversa com empresários daquela região, os mesmos reclamaram sobre os horários dos ônibus que são muito reduzidos, o que está dificultando a contratação de funcionários, pois os mesmos não conseguem cumprir o horário de entrada e saída das empresas", concluiu.

Infraestrutura Urbana Parlamentar Valdir Marques

Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas