EM PIRACICABA (SP) 08 DE MAIO DE 2024

Vereador acompanha, em São Paulo, visita do primeiro-ministro do Japão

Pedro Kawai acompanhou, nesta sábado (4), na capital paulista, duas agendas de Fumiu Kishida durante visita oficial ao Brasil




Toque na imagem para aumentar

Pedro Kawai acompanhou duas agendas do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida

Crédito: Assessoria parlamentar


O vereador Pedro Kawai (PSDB) representou a Câmara Municipal de Piracicaba, no último sábado (4), na visita do primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, em São Paulo. Discussões sobre o fortalecimento da parceria estratégica e comercial entre os dois países, bem como a possibilidade de um acordo comercial entre o Mercosul e o Japão, estiveram na pauta. 

A última vez que um primeiro-ministro japonês veio oficialmente ao Brasil foi em 2016, quando o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe esteve no país para participar do encerramento dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

Kawai acompanhou Kishida em duas das agendas em São Paulo: na Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) e no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo).

“A vinda do primeiro-ministro Fumio Kishida ao Brasil é motivo de orgulho, não somente para nossa comunidade, que é a maior do mundo fora do Japão, mas a todo povo brasileiro, por conta do respeito e história do Japão e suas lideranças mundo afora”, falou o vereador.

Durante seu pronunciamento, Kishida destacou o recente acordo que isentou a exigência de visto de curta permanência para brasileiros em viagem ao Japão, estabelecido em 2023.

O tema já havia sido amplamente discutido entre autoridades japonesas e brasileiras na Missão Parlamentar no Japão, na qual o vereador Kawai participou em março de 2023 com mais 9 parlamentares do Brasil.

Em São Paulo, Kishida foi recebido pela comunidade nipo-brasileira, no Grande Auditório da Sociedade Bunkyo, com mais de 1.200 convidados. Ele visitou também a Japan House, casa de cultura na avenida Paulista mantida pelo governo japonês em apenas mais duas cidades do mundo, Londres e Los Angeles.

Na USP, Kishida proferiu uma palestra sobre os rumos da política diplomática do Japão para a América Latina. Ele foi recebido pelo reitor da universidade, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e pelo diretor da faculdade, Celso Fernandes Campilongo.

Ainda na capital paulista, participou da abertura de um fórum empresarial e se encontrou com o vice-presidente Geraldo Alckmin. Na pauta, a discussão de possíveis parcerias comerciais entre os dois países, com foco na retomada das negociações entre o Mercosul e o Japão. As relações comerciais entre as nações movimentaram mais de R$ 58 bilhões no ano passado.

A visita ao Brasil começou na sexta-feira (3) de manhã, em Brasília, onde foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em reunião bilateral fechada, Lula e Kishida trataram de temas como comércio, meio ambiente e transição energética, além de firmarem acordos para cooperação em economia verde e transição energética.

Vereadores Pedro Kawai

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas