EM PIRACICABA (SP) 26 DE JANEIRO DE 2022

Vereador acompanha estratégias da Semdettur para empregabilidade

Gustavo Pompeo reuniu-se com o secretário municipal José Luiz Guidotti, titular da Semdettur, para conhecer estratégias da pasta para a geração de empregos na cidade




Toque na imagem para aumentar

Gustavo Pompeo (à esquerada) e José Luiz Guidotti

Crédito: Assessoria parlamentar


O vereador Gustavo Pompeo (Avante) participou, na tarde desta terça-feira (25), de reunião na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), com o Secretário José Luiz Guidotti e a Chefe do Setor de Qualificação Angélica Rodrigues, para discutir e conversar sobre projetos de geração de emprego na cidade.

Pompeo buscou, durante o encontro, entender as ações desenvolvidas pela pasta voltadas à ampliação e geração de empregos na cidade, e disse acreditar que, "nessa fase que estamos vivendo é muito importante que sejam criadas ferramentas de acesso, que facilitem a busca por uma nova oportunidade de emprego".

O secretário apresentou ideias e projetos que estão sendo desenvolvidos para auxiliar a população que, por diversos motivos, está desempregada. Guidotti explicou que a Secretaria buscou, primeiramente, uma aproximação com as empresas da cidade, com a realização de uma pesquisa com foco em entender quais as demandas que essas empresas possuem.

Após a realização da pesquisa e identificação das vagas ociosas, a pasta, agora, segundo o secretário, negocia com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) a formação de parcerias visando a oferta de cursos de capacitação, com foco no preenchimento das vagas apontadas pela pesquisa. Esses cursos serão destinados exclusivamente para as pessoas desempregadas e que residam na cidade.

Guidotti ainda apresentou algumas ações que já foram implementadas pela sua equipe, como a primeira feira de empregabilidade, realizada em novembro de modo online, e o programa "Retoma São Paulo", do Governo estadual, com o foco na retomada da economia, que ocorreu de modo presencial no Engenho Central. Segundo o secretário, estes eventos permitiram à pasta ofertar em seu portal de oportunidades cerca de 620 vagas de emprego.

A Semdettur utiliza o Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Economia por intermédio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, informou Guidotti, que também disse que a criação do sistema tem como objetivo unificar a mão-de-obra por meio de agências espalhadas pelo país,  controlar o seguro desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (Proger).

Por meio do SINE, o trabalhador consegue confeccionar sua carteira de trabalho, além de consultar vagas de emprego na sua cidade, região ou estado, segundo site do Ministério da Economia.

Em 2022 a Semdettur avalia a possibilidade de criar um banco de dados municipal para oferecer oportunidades de empregos e armazenar currículos, visando facilitar o preenchimento das vagas e permitir às empresas da cidade procurarem os colaboradores de que necessitam diretamente no portal.

A pasta planeja, no segundo semestre, firmar novas parcerias com instituições de ensino, com o intuito de ofertar cursos de aperfeiçoamento para os candidatos e atender a real demanda do mercado.

Guidotti também informou que, ainda no segundo semestre, a Semdettur planeja a criação e desenvolvimento de um selo a ser distribuído para empresas parceiras que oferecem oportunidades para o primeiro emprego, incentivam e oferecem vagas especificas para pessoas com deficiência.

"Já existe uma conversa com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para desenvolver uma parceria para cursos relacionados à profissionalização do serviço rural no município, explorando as regiões como Santana, Santa Olímpia, Tanquinho, Artêmis", comentou Guidotti

O vereador Gustavo Pompeo, após a reunião, disse ter ficado "extremamente satisfeito com o planejamento da secretaria", e que acredita que se o planejamento apresentado for colocado em prática, trará muitos benefícios aos piracicabanos. Pompeo disse ainda que espera que essas novidades sejam suficientes para amenizar o desemprego na cidade, "proporcionando uma melhora na condição financeira das famílias", completou.

Vereadores Emprego e Renda Gustavo Pompeo

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212

Notícias relacionadas