
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Requerimentos de André Bandeira foram aprovados na reunião ordinária desta segunda-feira
Requerimentos de André Bandeira foram aprovados na reunião ordinária desta segunda-feira
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401O vereador André Bandeira (PSDB) reforça ao Executivo os pedidos para a construção de uma creche e de uma UBS (unidade básica de saúde) no bairro Ondas. As demandas são objetos, respectivamente, dos requerimentos 279 e 280/2025, aprovados nesta segunda-feira (7), durante a 18ª Reunião Ordinária.
O parlamentar aponta que o Ondas "está passando por um crescimento populacional significativo", o que tem gerado uma demanda crescente por serviços essenciais, como os de educação infantil e atendimentos básicos de saúde. Tanto a creche quando a UBS mais próximas situam-se em outros bairros e acabam sobrecarregadas, sem conseguir lidar "com eficiência à crescente demanda, prejudicando a qualidade do atendimento prestado".
Sobre a construção de uma creche no Ondas, André Bandeira pergunta, no requerimento 279/2025, se é possível atender à crescente demanda por educação infantil no bairro, se existem recursos disponíveis para a obra e se foi feito "levantamento específico sobre a quantidade de crianças em idade escolar no bairro e a de vagas disponíveis nas unidades de educação infantil mais próximas".
"Se não for possível construir uma nova unidade no bairro, quais são as alternativas consideradas para suprir a carência de vagas de educação infantil? Quais são os principais obstáculos que impedem a construção de uma nova unidade no bairro, dado o aumento da população local? Caso não seja possível atender a essa demanda no curto prazo, qual o cronograma de ações para garantir que as crianças da região tenham acesso à educação infantil de qualidade no futuro?", são as outras perguntas de André Bandeira ao Executivo.
Já no requerimento 280/2025, o vereador questiona por que a indicação 928/2025, que trata da construção de uma nova unidade de saúde no Ondas, "ainda não foi oficialmente respondida", se a obra consta no "planejamento estratégico da saúde do município para os próximos anos" e se o Executivo prevê expandir as UBSs de modo a incluir o bairro como prioridade, "dada a crescente população na região".
André Bandeira também quer saber quais critérios estão sendo adotados para avaliar a urgência e a necessidade de construção de novas unidades de saúde em Piracicaba, se o aumento da demanda por serviços de saúde no Ondas foi registrado em algum levantamento feito pela Secretaria de Saúde e, caso a nova UBS não seja "viável no curto prazo", se há alternativas para aumentar a capacidade de atendimento nas unidades próximas ao bairro.
Frente parlamentar pede cancelamento de edital que prevê pedágios na SP-304
Pedido de vereador é atendido e rua 10 de Novembro recebe asfaltamento, em Tupi
Moradores solicitam reforma em unidade de saúde com risco de desabamento
Vereadores tomam posse e defendem regulamentação da Região Metropolitana
Vereadora se reúne com o secretário de Cidadania e Parcerias
Vereadora discute demandas com a secretária de Assistência Social
Vereador pede limpeza de praça no Jardim Parque Jupiá
Vereador visita EE Attilio Vidal Lafrata no Costa Rica com técnicos da Semuttran
Vereadores de Piracicaba tomam posse como membros do Parlamento Metropolitano
Câmara promove solenidade em homenagem ao Dia do Exército Brasileiro
Câmara encerra reunião em respeito à memória do ex-vereador Pedro Cruz
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Escola Municipal recebe Moção de Aplausos pelos 30 anos de fundação
Vereador destaca visita de deputado estadual e reafirma título de cidadania
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora