
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Pedido foi feito pelo vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, como homenagem ao ex-parlamentar e em respeito à sua família
22ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)A Câmara Municipal de Piracicaba encerrou antecipadamente a 22ª reunião ordinária, realizada na noite desta segunda-feira (28), em homenagem ao ex-vereador Pedro Cruz, que faleceu neste domingo (27), aos 70 anos. O pedido de encerramento da reunião foi feito pelo vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira.
O velório do ex-parlamentar aconteceu no Salão Nobre Helly de Campos Melges, na sede do Legislativo, nesta segunda-feira (28). O presidente da Câmara, Rerlison Teixeira de Rezende (PSDB), o Relinho, já havia decretado luto oficial, com a bandeira do município hasteada a meio-mastro.
Piracicabano nato, Pedro Cruz nasceu em 7 de julho de 1954. Foi eleito vereador em 2012, com 1.888 votos, sendo o 21º mais votado entre os 23 eleitos naquela gestão.
Durante a reunião ordinária, os vereadores prestaram suas homenagens, destacando o legado político e humano deixado por Pedro Cruz.
Cássio Fala Pira (PL) expressou seus sentimentos à família. "Esse pedido de encerramento é um reconhecimento, uma homenagem ao ex-vereador e em respeito a sua família", afirmou.
André Bandeira (PSDB) também homenageou o ex-vereador. "Tive o privilégio de trabalhar ao lado de Pedro Cruz nesta Casa e na Prefeitura. Ele dedicou sua vida a Piracicaba e ao trabalho", disse.
Rai de Almeida (PT) recordou a participação de Pedro Cruz na criação do Centro de Referência no Atendimento à Mulher em Situação de Violência, em 2001. "Ele foi incentivador, estimulador e contribuinte para a criação do serviço. Doou utensílios e o mobiliário", disse.
Laércio Trevisan Jr. (PL) e Gustavo Pompeo (Avante) também manifestaram seus sentimentos, pedindo conforto aos familiares e amigos.
Pedro Kawai (PSDB) também enalteceu o legado de Pedro Cruz. "Era um homem gigantesco, leal. Meu amigo não só desta Casa, mas também da Igreja dos Frades. Fará muita falta a Piracicaba", afirmou.
Ary Pedroso Jr. (PL) destacou sua relação pessoal com o ex-vereador. "Fomos vizinhos e convivi por um tempo quase que diariamente com Pedro Cruz. Acompanhando sua trajetória como homem, político e empresário", afirmou.
Wagner Oliveira (PSD), o Wagnão, lembrou da simplicidade e humildade do ex-parlamentar. "Pedro Cruz ocupou uma dessas cadeiras, sempre respeitou as pessoas, homem simples e humilde", disse.
Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, disse que as vezes que o encontrou, sempre o sentiu muito popular, querido e feliz.
O presidente da Câmara acrescentou ainda que Pedro Cruz era seu colega de partido, o PSDB. “Era uma pessoa fácil de falar, generoso, que todos gostavam, independente do partido, da classe, um homem que apoiava”, disse.
Zezinho Pereira (União Brasil), Fábio Silva (Republicanos) e Valdir Vieira Marques (PSD), o Paraná, também expressaram suas condolências.
Após as manifestações dos vereadores, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem a Pedro Cruz.
Posteriormente, o pedido de encerramento apresentado por Cássio Fala Pira foi aprovado em plenária e a reunião encerrada, logo após o presidente da Câmara convocar os vereadores para para uma reunião extraordinária, que será realizada na segunda-feira (5).
Tribuna popular e moção de aplausos - Antes do encerramento, a Tribuna Popular foi utilizada por Izabel Baraldi e Silvia Helena Rigoldi Simões, que abordaram os temas "A Doença de Parkinson: definição, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento" e "A Doença de Parkinson e a Associação Brasil Parkinson, núcleo Piracicaba".
O "Clube da Lady" foi homenageado com a entrega de uma moção de aplausos, de autoria do vereador Fábio Silva (Republicanos), em reconhecimento aos 65 anos de relevantes serviços assistenciais prestados à comunidade de Piracicaba.
Ordem do Dia - A 22ª Reunião Ordinária de 2025 contava com 32 proposituras na Pauta da Ordem do Dia. Entre elas, um Projeto de Lei do Executivo, em urgência e em segunda discussão, além de requerimentos, moções de aplausos e um Projeto de Decreto Legislativo em discussão única. Ainda estava prevista a deliberação, em segunda discussão, de um Projeto de Emenda à Lei Orgânica e cinco Projetos de Lei, mais outros três Projetos de Lei em primeira discussão.
Também estava prevista a realização da 4ª reunião extraordinária de 2025, para deliberação do Projeto de Lei Complementar 5/2025, que propõe alterações à Lei Complementar 421/2020, visando à implementação de novos procedimentos para a análise de projetos urbanísticos (Certidão de Diretriz e CAP — Comissão Técnica de Análise e Parecer em Projetos de Parcelamento de Solo).
Vereador reforça luta regional para audiência contra pedofilia
Vereador destaca visita de deputado estadual e reafirma título de cidadania
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Vereadora enaltece Semana da Criatividade e Inovação e contesta urgências
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Vereador divulga curso sobre orçamento público e repasses para o Fumdeca
Audiência deve discutir tramitação de processos de regularização de imóveis
Conscientização sobre a doença de Parkinson será abordada em reunião ordinária
Requerimento questiona adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos
Vereador solicita emenda para atender serviço de Motolância do Samu
Fórum de Tecnologia debate Plano Diretor de CTI