
Vereadora convida para eventos e faz balanço de audiência pública
Audiência pública para discutir "tramitação de processos referentes às construções, reformas, demolições, regularizações e outros” acontece no dia 13 de maio, às 19 horas
Silvia Morales é autora do requerimento que solicita a realização de audiência pública no dia 13 de maio, às 19 horas, no Plenário da Câmara
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba realiza no dia 13 de maio, terça-feira, às 19 horas, no Plenário “Francisco Antonio Coelho”, audiência pública “para discussão sobre a tramitação de processos referentes às construções, reformas, demolições, regularizações e outros”.
A iniciativa é da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, autora do requerimento 392/2025, aprovado em regime de urgência na noite desta quinta-feira (24), na 21ª Reunião Ordinária.
Estão convocados para a audiência o secretário municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, a secretária municipal de Finanças e o Procurador-Geral do Município, e convida o Prefeito Municipal e demais autoridades, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis e a Softplan.
A parlamentar menciona no texto da propositura o recebimento de constantes reclamações de munícipes “a respeito da existência de processos que tramitam há muito tempo, sem análise e/ou com vários comunique-se” no sistema Sem Papel da Prefeitura, e cita que “as classes de Engenheiros, Arquitetos, Corretores de Imóveis e outras dependem diretamente das análises da Prefeitura e respectivas aprovações, quando pertinente, para o bom exercício destas profissões.”
Silvia ainda destaca no requerimento “que a falta de análise em tempo adequado e o acúmulo mencionado de processos atrapalham o desenvolvimento econômico do município, além de impor grandes desafios aos profissionais citados”, e menciona que diversas reuniões e documentos a respeito do tema foram encaminhados à gestão passada.
Ao justificar seu voto favorável à propositura, a vereadora disse: ““isso não é de agora, isso vem da gestão passada que trocou o pneu com o carro andando. Trocaram para Sem Papel sem fazer um debate como deve ser, sem fazer uma qualificação das pessoas, uma reunião com o pessoal da classe de engenharia e arquitetura”.
Ela ainda acrescentou: “quero deixar claro, muito claro, que o projeto de lei complementar 05/2025 não tem nada a ver com processos de aprovação de projetos. O PLC 05/2025 trata de loteamentos, empreendimentos, conjuntos habitacionais, comissão de análise. Os outros são sobre projetos. [Quando] você quer fazer uma reforma na sua casa, por exemplo, chama-se um engenheiro, que faz um desenho, protocola na prefeitura e começa a tramitar o processo. Ele está tramitando, mas está tramitando de uma forma vagarosa, morosa”.
Vereadora convida para eventos e faz balanço de audiência pública
Alunos da ETEC apresentam projeto ambiental a vereador
Vereador recebe visita de parlamentar da cidade de Nova Odessa
Vereador visita prédio do Corpo de Bombeiros, na Avenida Independência
Vereadores participam de ato público pelos 150 anos da ponte Irmãos Rebouças
Tragédia anunciada: ponte com risco de desabamento preocupa moradores
Audiência pública discute regularização fundiária e edificações irregulares
Artistas serão homenageados no Dia Municipal de Combate à LGBTIfobia
Câmara analisa solicitações de audiências públicas para debater orçamento
Acervo histórico digital da Câmara disponibiliza ofícios datados de 1839 a 1855
Alunos do Colégio Adventista participam do projeto Conheça o Legislativo
Audiência abre espaço para público cobrar Executivo por agilidade em processos
Vereador, em entrevista, destaca projetos de lei em tramitação na Casa
Após solicitações, podas de árvores são realizadas no Parque São Matheus
Câmara aprova denominação do refeitório como “Madalena Leite – vereadora”