
Requerimento cobra informações sobre cargos do Semae e de todas as secretarias
Propositura aprovada na 25ª Reunião Ordinária de 2025 homenageia a ex-vereadora Madalena Leite por sua trajetória política e comunitária
Vereadora Silvia Morales (PV)
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)O refeitório da Câmara Municipal de Piracicaba receberá a denominação de “Madalena Leite – vereadora”, conforme estabelece o Projeto de Resolução nº 5/2025, de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo “A cidade é sua”. A propositura foi aprovada nesta segunda-feira (12), durante a 25ª Reunião Ordinária de 2025.
A resolução determina a afixação de uma placa no local com o nome da homenageada, sua foto e um QR Code que leva ao perfil da ex-vereadora no site da Câmara. A justificativa apresentada pela autora relembra a trajetória de Madalena Leite, primeira e única travesti negra eleita vereadora em Piracicaba, em 2012.
Madalena Leite nasceu com o nome de Luis Antonio Leite. Ainda na adolescência, aos 15 anos, adotou o nome Madalena após um concurso realizado por moradores da república “Canecão”, onde trabalhava como faxineira com a mãe. Desde então, passou a se apresentar como mulher.
Trabalhou por décadas como cozinheira e faxineira em residências particulares e repartições públicas. Atuou também como merendeira na Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, profissão pela qual expressava grande apreço. Sua atuação se estendeu à área comunitária, como presidente do centro comunitário do bairro Boa Esperança.
Madalena disputou uma vaga na Câmara Municipal em seis eleições: 1988, 1992, 1994, 2004, 2008, 2012 e 2020. Foi eleita vereadora em 2012, com 3.035 votos, tornando-se a primeira e única travesti negra a ocupar uma cadeira no Legislativo municipal. Durante o mandato, enfrentou episódios de preconceito e ameaças, o que a levou a pedir afastamento por motivos de saúde no início de 2016. Optou por não disputar a reeleição.
Sua vida pública foi marcada pela defesa da diversidade, pela atuação em pautas populares e pelo contato próximo com a população. A história de vida de Madalena foi documentada no filme “Meu nome é Madalena”, dirigido por Thiago Barros, com depoimentos da própria homenageada, familiares e amigos.
Em 2021, Madalena foi vítima de um crime violento que resultou em sua morte. O assassinato teve repercussão nacional. A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo e a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual manifestaram pesar.
A justificativa da proposta ressalta que, por ter atuado como cozinheira, é simbólico que o refeitório da Câmara – espaço de convivência entre servidoras e servidores – receba seu nome. A homenagem busca eternizar sua memória na Casa Legislativa e valorizar sua história de vida, resistência e serviço à cidade.
Na justificativa de voto, a vereadora Silvia Morales destacou que a escolha do nome de Madalena Leite para o refeitório segue a lógica adotada pela Câmara ao denominar outros espaços em homenagem a figuras históricas que tiveram papel de pioneirismo na instituição. Ela defendeu que o refeitório é um espaço simbólico pela relação direta com a história de vida de Madalena, que atuou como cozinheira e merendeira. Também propôs a troca das plaquetas e a inclusão de fotos de mulheres nos ambientes institucionais da Câmara.
O vereador Pedro Kawai (PSDB), ao justificar seu voto, relembrou a trajetória de Madalena como figura popular e querida em Piracicaba. Destacou sua atuação em defesa das comunidades, sua presença marcante nas ruas da cidade e a importância de sua representatividade. Ele classificou a homenagem como justa e sugeriu, inclusive, a criação de uma estátua em sua memória, como forma de reconhecimento à relevância de sua história para o município.
Requerimento cobra informações sobre cargos do Semae e de todas as secretarias
Projeto sobre placa com informações em elevadores é aprovado em 2ª discussão
Escolas estaduais de Piracicaba são saudadas por adotarem modelo cívico-militar
Empresa de contabilidade receberá moção de aplausos pelos 45 anos de existência
Vereador, na tribuna, apresenta dados sobre violência contra as mulheres
Audiência pública debate estratégias para proteção do Rio Piracicaba
Requerimento pergunta se Prefeitura prevê implantar novos ecopontos no município
Câmara aprova moção de apoio a auditores e analistas da Receita Federal
Vereador quer informações sobre possível uso de solo irregular em área verde
Requerimento quer informações sobre estabelecimento voltado ao segmento pet
Requerimento questiona possível construção irregular em APP no Pq Conceição II
Requerimento cobra explicações sobre corte de bolsas de estudos a servidores
Moção repudia decreto italiano que limita obtenção de cidadania por descendência
Câmara aprova moção de aplausos ao Grupo Nariz de Plantão
Requerimento questiona manutenção em banheiro público no Centro