EM PIRACICABA (SP) 13 DE MAIO DE 2025

Vereador, na tribuna, apresenta dados sobre violência contra as mulheres

Pedro Kawai, em discurso na noite desta segunda (12), apresentou dados que dão conta do aumento de feminicídios, que vão na contramão de índices gerais de violência




Toque na imagem para aumentar

Pedro Kawai em discurso na tribuna da 25ª Reunião Ordinária, realizada na noite desta segunda-feira (12)

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)




Em discurso na tribuna da 25ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta segunda-feira (12), o vereador Pedro Kawai (PSDB) trouxe dados sobre a segurança pública no Brasil, com destaque para os índices de violência contra as mulheres, que tiveram um aumento percentual quando comparado aos números gerais no país.

De acordo com parlamentar, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil, no geral, tem “apresentado uma queda dos números da violência, principalmente na questão dos assassinatos”.

Os dados de 2023, segue Kawai, dão conta do registro de 45 mil assassinatos, “uma média de 21,2 a cada 100 mil habitantes. Um número até expressivo. Porém, ele vem caindo. Para a gente ter uma ideia, eles são os menores números em 11 anos. Deste total, 71,5% são causados por armas de fogo”.

Em que pese essa queda, a violência em determinados estratos, de acordo com o parlamentar, tem aumentado: “alguns números têm subido, tem preocupado a segurança pública e tem preocupado nós, políticos, que também temos que ter esse olhar e entender um pouquinho, ver o que está acontecendo de fato. A violência contra a mulher foi na contramão desses números. Os assassinatos de mulheres cresceram 2,5% no mesmo período. Um terço desses homicídios aconteceram dentro das próprias casas das mulheres. Então, nós temos que, de fato, nós temos que nos preocupar com a violência contra a mulher. Várias vezes, já falamos aqui sobre feminicídio, sobre a violência contra a mulher, e agora os números estão começando a surgir”, falou.

Devido à falta de quórum regimental, o discurso de Kawai foi suspenso e o tempo restante de sua fala será retomado na próxima reunião ordinária.

Legislativo Pedro Kawai

Texto:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583

Notícias relacionadas