
Após solicitações, podas de árvores são realizadas no Parque São Matheus
Edson Bertaia, entrevistado do Programa Primeiro Tempo, falou sobre projetos de sua autoria sobre antissemitismo e sobre restrição para conteúdos impróprios para crianças
Edson Bertaia foi o entrevistado no Primeiro Tempo, gravado no dia 29 de abril e exibido na noite desta segunda-feira (12)
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)O vereador Edson Bertaia (MDB), em entrevista no Programa Primeiro Tempo, exibido na noite desta segunda-feira (12), minutos antes da 25ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal, destacou proposituras de sua autoria que tramitam na Casa, como por exemplo o projeto de lei 97/2025, que adota a definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA).
A definição traz que “antissemitismo é uma determinada percepção dos judeus, que pode se expressar como ódio contra os judeus. As manifestações retóricas e físicas de antissemitismo são dirigidas a indivíduos judeus ou não judeus e/ou aos seus bens, instituições comunitárias e locais de culto”.
“O povo judeu, ele tem uma história de perseguição, né? E nós estamos tentando agora, através desse Projeto de Lei, adotar diretrizes internacionais de combate ao antissemitismo. A Aliança Internacional em Memória do Holocausto, ela fala um pouco sobre o que o povo judeu sofreu desde a Segunda Guerra Mundial. Para você ter uma ideia, foram aproximadamente 6 milhões de judeus mortos na Segunda Guerra Mundial”, explicou o vereador.
O projeto ainda estabelece o dia 09 de novembro, anualmente, como Dia Municipal de Combate ao Antissemitismo: “por que 9 de novembro? Porque 9 de novembro de 1938 é chamado de A Noite dos Cristais, que foi o início da perseguição nazista contra o povo judeu. Então, o nosso desejo, na realidade, é despertar esse entendimento de combater o ódio, de combater a perseguição, de combater a intolerância religiosa, não só ao povo judeu, mas a todos os povos”, disse.
Edson Bertaia também destacou o projeto de lei 93/2025, que igualmente tramita na Câmara, que “dispõe sobre a proibição de apresentações artísticas, eventos e materiais educativos com conteúdo sexual ou inadequado a crianças e adolescentes em espaços públicos do Município de Piracicaba, e dá outras providências”.
“Eu acredito que a arte é extraordinária. Existe arte para todas as idades, existe arte para todos os gostos, mas para a criança eu acredito que deve ter sim um filtro. Acho que nós precisamos proteger a integridade das crianças, a criança tem uma pureza, ela tem uma inocência e nem sempre a criança tem filtro para aquilo que ela vê. Então, a ideia é não proibir a arte, todas as manifestações artísticas têm o seu valor, mas no caso da criança, eu acredito que realmente tem que haver um filtro”, frisou.
O parlamentar também comentou sobre sua participação como membro na Comissão de Legislação Justiça e Redação (CLJR) e na Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania e ainda falou sobre o requerimento 274/2025, de sua autoria, que busca junto ao Executivo informações sobre “a situação da segurança contra incêndios, Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), nas unidades escolares municipais, incluindo creches e escolas”.
A entrevista completa de Edson Bertaia ao programa Primeiro Tempo, gravada no dia 29 de abril, pode ser revista no vídeo que acompanha esta matéria.
Após solicitações, podas de árvores são realizadas no Parque São Matheus
Audiência pública debate estratégias para proteção do Rio Piracicaba
Requerimento pergunta se Prefeitura prevê implantar novos ecopontos no município
Coletivo Black será homenageado com moção de aplausos
Em requerimento, vereador questiona fechamento de escola municipal
Empresa será homenageada por oficina de mecânica para mulheres
Vereadora pede informações sobre empresa de comercio de equipamentos e serviços
Câmara repudia Mc por danos ao gramado do estádio Barão da Serra Negra
Regularização de imóveis é tema de audiência pública nesta terça (13), na Câmara
Vereador participa de reunião sobre necessidades das pessoas com epilepsia
Indicação pede equipamentos de lazer e infraestrutura no Nova Água Branca
Câmara aprova, em segunda discussão, crédito especial de R$ 31 mil à Prefeitura
Suspensão de castrações de animais é questionada em requerimento
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Em apoio a políticas públicas, Presidente da Câmara visita Estação do Idoso