
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Propositura da vereadora Rai de Almeida (PT) foi aprovada durante a reunião ordinária desta quinta-feira (24)
Vereadora Rai de Almeida (PT) é a autora do requerimento 349/2025
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, quinta-feira (24), durante a 21ª Reunião Ordinária, o requerimento 349/2025, da vereadora Rai de Almeida (PT). O documento solicita ao Executivo informações sobre a adesão do município ao novo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade compra com doação simultânea, voltada à valorização da agricultura familiar e ao combate à insegurança alimentar.
Na justificativa do requerimento, a parlamentar destacou os benefícios do PAA, que permite a compra direta de alimentos de agricultores familiares a preços compatíveis com o mercado, sem a necessidade de licitação, com posterior doação desses produtos a pessoas em situação de vulnerabilidade. O programa contempla categorias diversas de produtores, como assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas, mulheres rurais, juventude rural, agricultores urbanos e pescadores artesanais.
Durante a discussão, Rai de Almeida enfatizou a relevância da adesão ao programa como política pública estratégica. Ela reforçou que, além de estimular a produção agrícola local, o PAA facilita o acesso a alimentos por populações em situação de insegurança alimentar, por meio de entidades e equipamentos da rede socioassistencial, como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos e serviços públicos de saúde, educação, justiça e segurança.
O líder do governo, vereador Josef Borges (PP), antecipou parte das respostas da Prefeitura às questões apresentadas no requerimento. Segundo ele, o município não conseguiu aderir ao último ciclo do programa, encerrado em 30 de março, por falta de tempo hábil para reunir a documentação necessária e articular a participação dos produtores locais. No entanto, ainda segundo Josef, as secretarias envolvidas já estão mobilizadas para garantir a adesão no próximo ciclo.
Rai de Almeida, no entanto, ponderou que as respostas dadas oralmente em plenário não substituem a necessidade de um retorno oficial, formalizado por meio de ofício, conforme previsto pelo regimento da Casa. “Queremos respostas claras, pedagógicas e metodológicas, para que a população compreenda efetivamente o que está sendo feito pelo Executivo”, disse a vereadora, que também aproveitou para agradecer a aprovação do requerimento pelos demais parlamentares.
Parlamento Metropolitano de Piracicaba empossa novos membros da Mesa Diretora
Aprovado, em primeira discussão, projeto sobre inspeção de elevadores
Vereadora questiona supressão de árvores na rua Chavantes, na Pauliceia
Praça recebe limpeza após pedido encaminhado por vereador
Requerimento questiona atual estrutura do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)
Há 30 anos, sessão itinerante da Câmara ecoou "espírito do tempo"
Vereadora enaltece Semana da Criatividade e Inovação e contesta urgências
Requerimento solicita informações sobre a “Carreta dos Exames”
Câmara aprova requerimento sobre contrato com organização de saúde
Vereadora questiona anulação de chamamento público para o "Criança Feliz"
Vereador divulga curso sobre orçamento público e repasses para o Fumdeca
Conscientização sobre a doença de Parkinson será abordada em reunião ordinária
Solenidades vão celebrar Revolução de 32 e aniversário de rede de farmácias
Vereador solicita emenda para atender serviço de Motolância do Samu
Vereadora destaca início do Plano Municipal do Livro pela Secretaria de Educação