EM PIRACICABA (SP) 22 DE NOVEMBRO DE 2024

Vereador cobra levantamento sobre casos de covid e dengue

Laércio Trevisan Jr. (PL) pergunta se existe previsão orçamentária para ações de saúde pública relacionadas à dengue e covid-19




Toque na imagem para aumentar

Vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) quer informações sobre dengue e covid

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401


O vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) quer um levantamento completo sobre os casos de covid-19 e dengue registrados no município, assim como informações sobre as ações de combate e prevenção às doenças. Os dados são solicitados através do requerimento nº 1.153/2024, aprovado na 71ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (21).

“A dengue, endêmica em várias regiões do Brasil, pode ser agravada pela ausência de ações efetivas de vigilância epidemiológica, controle do vetor e mobilização social”, argumenta o vereador, no documento. “A covid-19, embora sob controle em algumas regiões, permanece uma preocupação de saúde pública, demandando vigilância contínua e ações preventivas para evitar novos surtos e complicações”.

Ele quer saber os casos da doença, por bairro, faixa etária e período, além de questionar as ações preventivas e de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, que foram realizadas no município no último ano. Solicita também informações sobre o número total de casos de covid-19 desde o início da pandemia, casos ativos, recuperados é óbitos e também se há registro de novas variantes do vírus na cidade.

O parlamentar ainda questiona quais medidas específicas estão sendo tomadas para monitorar e conter a disseminação e qual a situação da vacinação no município. E pede informações sobre as ações para ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre os grupos de maior vulnerabilidade, estoque atual de vacinas e previsão de novas remessas e qual é o plano de comunicação e engajamento social adotado pelo Executivo para informar a população sobre os riscos, sintomas, prevenção e tratamento das doenças.

O vereador pergunta se existe previsão orçamentária para ações de saúde pública relacionadas à dengue e covid-19 no exercício de 2024 e pede o detalhamento do montante destinado e alocação por atividades, além dos relatórios técnicos atualizados ou notas informativas elaboradas pela Vigilância Epidemiológica Municipal sobre os casos.

Institucional Laércio Trevisan Jr

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas