EM PIRACICABA (SP) 14 DE FEVEREIRO DE 2025

Vereador cobra retorno de cursinho pré-vestibular gratuito

Pedro Kawai destacou o alto índice de aprovações em vestibulares de universidades públicas entre os alunos que frequentavam o cursinho




Toque na imagem para aumentar

Na Tribuna, vereador também falou sobre a proibição de celulares nas escolas

Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401




O encerramento das atividades do cursinho pré-vestibular que era mantido pela Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria Regional de Ensino foi o tema abordado pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), ao usar a Tribuna da Câmara Municipal de Piracicaba durante a 4ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (13). Ele fez uma indicação para que o cursinho, que atendia aos alunos de escolas públicas e foi paralisado em 2021, seja retomado.

De acordo com o parlamentar, mais de 150 estudantes eram beneficiados com as aulas, que eram ministradas na Escola Estadual Mello Ayres. Lembrou casos de estudantes que foram aprovados em universidades públicas após terem a oportunidade de passarem pelo cursinho. Disse que, em 2020, foram 51 aprovações. “O cursinho tinha um nível altíssimo de aprovações, um terço dos estudantes passava em escolas públicas”, contou.

Pedro Kawai destacou que a Fumep tem espaço para que o cursinho volte a ser realizado e que haveria estudos até mesmo para dobrar a capacidade de atendimento. Em aparte, a vereadora Rai de Almeida (PT) parabenizou a iniciativa do colega e lembrou que há um cursinho pré-vestibular em atividade na Escola Estadual Sud Mennucci, por iniciativa da Apeoesp.

No discurso, Pedro Kawai ainda abordou o tema da proibição do uso de celulares nas escolas. “É uma lei que gerou muitas dúvidas, causou muita briga, mas torço para que dê certo porque estava atrapalhando o desenvolvimento dos jovens. Hoje a gente vê melhor interação social entre os alunos, mais prática esportiva e melhora na rapidez de raciocínio”, avaliou.

Confira, no vídeo, o discurso completo do vereador.

Institucional Pedro Kawai

Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão de Texto e Fotografia: Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara

Notícias relacionadas