
Câmara inclui emenda que garante análise técnica no desdobro de lotes
Thiago Ribeiro visitou estradas vicinais na região de Taubaté e Campos do Jordão que receberam aplicação de nano estabilizante no solo
O vereador Thiago Ribeiro (Podemos) visitou nesta terça-feira (12) Taubaté e Campos do Jordão, no Vale do Paraíba (SP), para conhecer a tecnologia americana Pavion, implementada em estradas vicinais de terra da região. O parlamentar foi recebido pelo engenheiro agrônomo Marcelo Ferraz, que representa a fabricante do produto no Brasil e demonstrou a aplicação do nano estabilizante nas vias.
O Pavion é um produto nano estabilizante, desenvolvido para substituir os íons de absorção de água no solo, com propriedades de um agente de superfície; com isso, a natureza hidrofílica da argila se transforma em hidrofóbica, de modo a não absorver a água. O efeito do Pavion é permanente em materiais terrosos, os quais devem possuir uma variação granulométrica adequada para exibir as propriedades ideais de coesão.
Durante a visita, Thiago Ribeiro constatou a diferença de estradas de terra que receberam a aplicação do produto, quando comparadas com trechos ainda sem a aplicação. A estrada com aplicação da tecnologia tem durabilidade maior, pois, como não absorve água, evita a formação de buracos. O solo passa a suportar até 40 toneladas por metro quadrado de carga vertical.
O custo médio da construção de uma estrada com a tecnologia Pavion chega a ser um terço menor do que a aplicação de base de concreto, segundo explicou Marcelo Ferraz. Após a aplicação, também é possível pavimentar a estrada com massa asfáltica, tendo no solo urbano a junção de economia e durabilidade de vias, completou o engenheiro agrônomo.
Thiago Ribeiro deve se reunir com o prefeito Luciano Almeida (PP) e com os secretários Paulo Borges, da Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria, e Nancy Thame, da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, para apresentar a tecnologia empregada na região de Taubaté e Campos do Jordão.
"Vamos nos reunir para apresentar ao Executivo a tecnologia utilizada nos municípios da região do Vale do Paraíba, pois, conhecendo no local, após a finalização das obras e com as chuvas ocorridas, vemos que a estrada não é danificada. Um grande projeto que não exige do município ficar tendo de jogar cascalhos nas estradas rurais, além do ganho com a economia para a execução de obras", salientou o vereador.
Câmara inclui emenda que garante análise técnica no desdobro de lotes
Reunião debate soluções para falta de energia no Jardim Elite
Dedetização é solicitada para diversos bairros de Piracicaba
Câmara aprova Orçamento 2024, que prevê arrecadação de R$ 3 bilhões
Câmara vota desdobro e 5G em dia com reuniões à tarde e à noite
Regularização do desdobro recebe parecer conjunto de comissões
Orçamento 2024: sob críticas, projeto da LDO é aprovado sem emendas
Diretor é reconhecido por seu trabalho na educação de Piracicaba
Câmara convoca audiência pública sobre duplicação da Alidor Pecorari
Emenda ao Plano Plurianual é rejeitada em reunião extraordinária
Vereadores questionam composição de comissão para análise de desdobro
Falta d´água generalizada será debatida em audiência pública na Câmara
Audiência pública na Câmara analisa PLC sobre desdobro de lotes
Moradores do Itaperu reivindicam melhorias de infraestrutura urbana
Câmara aprova concessão de Medalha de Mérito Legislativo a educador