Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Vereador destaca campanha na defesa de pessoas com deficiência
Ação de conscientização na praça José Bonifácio alertou sobre o uso indevido de vagas reservadas; alerta André Bandeira
Vereador destaca campanha na defesa de pessoas com deficiência
Crédito: Assessoria parlamentarNa última quarta-feira (29), encerrando o mês de conscientização da campanha Maio Amarelo (Decreto Legislativo, n° 13/2016), a praça José Bonifácio foi cenário de uma ação de conscientização impactante promovida pelo vereador André Bandeira (PSDB). A iniciativa, com o slogan "Essa vaga não é sua nem por um minuto!", teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de respeitar as vagas de estacionamento reservadas para Pessoas com Deficiência (PCDs) e idosos.
Às 9h, oito cadeiras de rodas foram posicionadas em vagas comuns em frente ao estacionamento do Poupa Tempo Estadual, cada uma com mensagens provocativas como "Só um minutinho" e "Já volto". A ação visava chamar a atenção dos motoristas que, frequentemente, ocupam irregularmente essas vagas sob a justificativa de que será por pouco tempo.
De acordo com o vereador André Bandeira, a ideia surgiu da observação do desrespeito recorrente às vagas reservadas e da necessidade de uma abordagem mais incisiva para educar a população. “Queremos que as pessoas percebam o impacto negativo que suas ações podem ter sobre a vida das PCDs, dos idosos e das pessoas com deficiências não visíveis. O respeito é uma questão de cidadania e empatia”, destacou Bandeira. “Essa vaga não é sua nem por um minuto! ”, acrescentou.
A iniciativa contou com o apoio da Semutran (secretaria municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), que ajudou a organizar a ação. A presença das cadeiras de rodas nas vagas comuns provocou uma forte reação visual, levando muitos motoristas a repensarem suas atitudes. A conscientização através de métodos práticos e visuais tem se mostrado uma maneira eficaz de educar a população sobre questões cruciais de convivência urbana.
Durante a ação, várias pessoas que passavam à pé e motoristas em seus veículos parabenizaram a iniciativa. A mensagem de respeito e solidariedade foi amplamente disseminada, ressaltando que ocupar vagas destinadas a PCDs e idosos não é apenas uma questão de cumprir a lei, mas de demonstrar empatia e respeito às necessidades dos outros.
"A ação realizada na praça José Bonifácio serve como um poderoso lembrete de que todos temos um papel na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Respeitar as vagas reservadas é um ato de cidadania que contribui para o bem-estar coletivo", destacou o parlamentar.
Notícias relacionadas
Vereador cobra poda de árvores no Jardim Petrópolis
Requerimento cobra informações sobre mudanças no transporte Elevar
Vereador requer academia ao ar livre e parque infantil no Jd. Pombeva
Requerimento pede informações sobre poda de árvores no Mario Dedini
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária
Orçamento municipal para 2025 é apresentado em audiência pública
Câmara aprova projeto de lei voltado a mães e famílias atípicas
TEA: Câmara aprova PL que garante amparo psicológico para cuidadores
Programa voltado a mães e famílias atípicas é aprovado na Câmara
Vereadores comentam resultado das eleições municipais 2024
Projeto prevê equipamento de lazer em área institucional inutilizada
Vereador quer explicações sobre falta de viaturas da GCM em Piracicaba
Trabalhadores pedem faixa elevada para travessia segura no Unileste
Sem resposta a suas indicações, vereador volta a cobrar o Executivo