
Antonio Messias Galdino recebe Título de 'Piracicabanus Praeclarus' nesta sexta
Paulo Camolesi (PDT) é o autor da honraria que perpetua no nome de Chico Pirata na Smads; a denominação do prédio é assegurada pela lei 9.038/2023
Vereador destaca homenagem que eterniza Chico Pirata, na Smads
Crédito: Assessoria parlamentarNa última sexta-feira (1º), diversas personalidades de Piracicaba se reuniram nas dependências da Smads (secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) para render homenagens a um dos maiores defensores dos direitos das pessoas com deficiência na região: Francisco Nuncio Cerignoni, mais conhecido como Chico Pirata.
A tarde foi marcada por discursos emocionados e lembranças afetuosas, daqueles que compartilharam momentos e lutaram lado a lado com Chico Pirata. Sob a liderança do vereador Paulo Camolesi (PDT), autor da lei 9.938/2023, que viabilizou a homenagem, autoridades e membros do Comdef (conselho municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência), se uniram para celebrar o legado deste ícone, que perpetua o seu nome na denominação do prédio da Smads.
A viúva, Cristina Cerignoni, em um momento tocante, compartilhou memórias preciosas e expressou seu orgulho por ter sido a companheira de vida de Chico Pirata. Entre lágrimas e sorrisos de saudade, suas palavras ecoaram pelos corações presentes, trazendo à tona a essência de um homem extraordinário.
"Ficamos toda uma vida juntos, e isso é profundamente emocionante para mim. Poder falar sobre ele e quem foi o Chico Pirata... é um privilégio indescritível", enfatizou o vereador Paulo Camolesi, em seu discurso, destacando não apenas as conquistas de Chico, mas também sua personalidade inspiradora. "Chico tinha uma deficiência, mas não era deficiente. Deus deu a ele uma missão e ele trabalhou para concluí-la da melhor forma", enfatizou o parlamentar.
Ademir Barbosa, presidente da Associação dos Ostomizados de Piracicaba e membro do Comdef, ressaltou a importância de apoiar não apenas as pessoas com deficiência, mas também suas famílias, afirmando que ao ajudar uma pessoa com deficiência, ajuda-se toda uma comunidade.
A secretária da Smads, Euclidia Fioravante, expressou sua gratidão ao relembrar a trajetória de Chico Pirata e enfatizou a importância de um prédio totalmente acessível, concretizando os ideais pelos quais ele tanto batalhou.
A presença de figuras como as secretárias municipais Jane Franco (Semuttran) e Nancy Thame (Sema), e a ex-secretária da Smads, Eliete Nunes, reforçou o compromisso unificado com a causa da inclusão.
O ponto alto da homenagem foi a fixação de uma caricatura, criada pelo renomado artista, Erasmo Spadotto, no hall de entrada da Smads. Uma representação eterna de Chico Pirata, um símbolo de luta e perseverança.
“Que este momento não seja apenas uma homenagem, mas um chamado contínuo à construção de uma sociedade mais inclusiva, onde os valores defendidos por Chico Pirata sejam perpetuados e vividos por todos”, comentou o vereador Camolesi.
Antonio Messias Galdino recebe Título de 'Piracicabanus Praeclarus' nesta sexta
Vereador aponta necessidade de manutenção asfáltica em via do Pq. Santa Cecília
Vereador defende recursos federais para dinamizar Piracicaba
Câmara vota convocação de audiência pública sobre as contas do município de 2022
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
PLC autoriza doações de imóveis edificados do âmbito de programas de incentivo
Câmara aprova projeto que visa agilizar análise de empreendimentos habitacionais
Entenda como funcionará a contribuição para o custeio da iluminação pública
Vereador cobra limpeza e manutenção do cemitério da Vila Rezende
Vereador volta a cobrar reforma no Centro Comunitário do Piracicamirim
Vereador quer saber quando ultrassom odontológico de UBS será consertado
Audiência pública discutirá projetos de regularização de edificações e fundiária
Câmara aprova quatro projetos de lei de denominação de vias e locais públicos
Vereador cobra reforma da quadra e banheiros de centro de lazer no São Dimas
Requerimento questiona situação do ecoponto no bairro Mário Dedini