EM PIRACICABA (SP) 15 DE MARÇO DE 2023

Vereador destaca importância da reciclagem para sociedade sustentável

André Bandeira visitou a cooperativa de reciclagem Ecosolidar, no bairro São Jorge




Toque na imagem para aumentar
Crédito: Assessoria parlamentar


O vereador André Bandeira (PSDB) visitou, nesta terça-feira (14), a cooperativa de reciclagem Ecosolidar no bairro São Jorge. Ele foi recebido por Fernando da Silva, o Bozó, Vitor Almeida e Michele Silva, representantes da Cooperativa. 

Para André Bandeira, a reciclagem é essencial para mantermos uma sociedade sustentável. “Além do reaproveitamento do resíduo como matéria-prima de novos produtos, alguns dos materiais utilizados no nosso cotidiano demoram centenas de anos para se decompor na natureza, como o plástico e o vidro”, disse.

Para ele, a prática da reciclagem também tem impacto na formação das futuras gerações. “É importante que as crianças sejam educadas e cresçam em um ambiente em que isso seja algo comum. Dessa forma, é preciso investir em ações que promovam uma mudança de hábitos na sociedade, por meio de uma transformação cultural e com um impacto ambiental ainda maior”, destacou. “Outro ponto positivo que evidencia a importância da reciclagem é a criação de empregos e geração de renda, principalmente para a população mais pobre”, observou o vereador.

Os representantes da Ecosolidar explanaram sobre o método de trabalho da Cooperativa: o projeto iniciou no antigo aterro do bairro Pau Queimado na reciclagem de materiais plásticos e papelão com várias famílias ajudando no trabalho. Em 2017, o projeto saiu do aterro e foi para uma área com aproximadamente 1.440 metros quadrados quando iniciou outro tipo de trabalho, a prensagem desses materiais.

O Projeto foi tomando corpo e estrutura e firmando parcerias com o poder público e empresas privadas. Em 2022 estenderam a parceria junto ao SEBRAE para treinamentos. No decorrer do ano de 2023, a cooperativa iniciou o projeto ALI (Agente Locais de Inovação) em parceria com o SEBRAE para a melhoria e inovação de alguns processos dentro da Cooperativa.

Em 2022, houve ampliação de 1.440 metros quadrados para uma área de 4.700 metros quadrados com 24 cooperados. Foram criadas as unidades de reciclagem de vidro e de metal ferroso e não ferroso e futuramente as ampliações de novas unidades na Região Metropolitana de Piracicaba, para os municípios de menores portes, além da criação de novos ecos pontos e coleta desses materiais através de triciclos. Também há estudos de um projeto para menor aprendiz no segmento da Resíduo Eletrônico.

Logística: é realizado o processo de tratamento dos materiais recicláveis que são enviados às empresas recicladoras, mas até esta fase existe uma série de etapas que a antecedem: é  coletado o lixo reciclável e entregam à cooperativa, depois é realizado a triagem desses materiais, quando o material chega às cooperativas ele precisa ser separado para que nas empresas recicladoras sejam tratados e reciclados, portanto, devem ser colocados em seus respectivos latões, de acordo com o tipo de cada material.

Após o material já separado, depois dessa etapa todo o material é transportado e vendido para empresas recicladoras que fazem o processo de reciclagem, tornando a usar esses materiais como matéria-prima.

Segundo os representantes, a cooperativa de reciclagem ajuda a gerar empregos e renda colaborando para a valorização do trabalho de catadores, além de que, a reciclagem auxilia no processo de preservação ambiental, ao passo que diminui o uso de recursos naturais para a fabricação de embalagens.

Para Fernando Bozó, um dos representantes, o intuito é melhorar a vida das pessoas através de um trabalho digno, gerando emprego, renda e movimentar a economia da cidade, além de ajudar muitas famílias.

Meio Ambiente André Bandeira

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas