
Palestra da defensoria pública abordará direitos dos alunos com deficiência
Cássio Fala Pira é autor de requerimento, aprovado nesta segunda-feira (17), que questiona possíveis problemas no serviço de coleta de resíduos sólidos na cidade
Cássio Fala Pira é autor do requerimento 222/2025, aprovado nesta segunda-feira (17), na 12ª Reunião Ordinária
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Os vereadores aprovaram nesta segunda-feira (17), na 12ª Reunião Ordinária, requerimento de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássia Fala Pira, que busca informações sobre a situação da coleta de resíduos sólidos no município.
De acordo com o parlamentar, no texto do requerimento 222/2025, “recentemente, moradores de diversos bairros de Piracicaba têm relatado o acúmulo de resíduos nas ruas, o que tem gerado sérios transtornos à população, além de riscos à saúde pública e à limpeza urbana”.
Cássio Luiz destaca no documento que a coleta de lixo é realizada com base em contrato de PPP (parceria público-privada) entre a prefeitura e empresa que atua no ramo, e sinaliza ser “importante obter esclarecimentos sobre a possível falta de repasse de verbas ou falhas na execução do contrato de prestação de serviços pela empresa”.
Assim, ele pergunta se o Executivo “tem ciência de que a coleta de resíduos sólidos não está sendo realizada corretamente em diversos bairros de Piracicaba, com o acúmulo de lixo nas vias públicas” e, também, indaga se a “a falta de coleta é decorrente de algum problema de repasse financeiro à empresa Piracicaba Ambiental, ou se a falha na coleta tem outra origem”.
Cássio Fala Pira ainda pergunta, caso a Prefeitura tenha ciência da situação, os motivos das eventuais falhas, o que vem sendo feito para normalizar o serviço, se há um cronograma para isso, bem como se há algum tipo de fiscalização sendo realizada para verificar o cumprimento do contrato.
Ao justificar o requerimento na tribuna da 12ª Reunião Ordinária, ele relatou ter recebido um telefonema dizendo "que eles estão começando a fazer a coleta dos lixos". Ele, no entanto, ponderou: "mas mesmo assim a zeladoria da nossa cidade está deixando a desejar".
O parlamentar também acrescentou: "que realmente essa empresa volte a fazer o serviço, porque a gente não está vendo uma varredeira de rua na cidade. Eu rodo Piracicaba todos os dias, de ponta a ponta, [e] a gente não vê ninguém varrendo as ruas de Piracicaba. A gente quer entender o contrato. Eu quero entender esse contrato, que não é um contrato barato. É contrato um milionário".
Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, também justificou seu voto favorável à propositura, e ponderou: "na questão dos resíduos, Cássio, [na] semana passada nós também trouxemos requerimento até parecido, mas questionamos, inclusive, o número de caminhões e de cooperativas de recicladores. De fato, você tem toda razão. Ainda hoje de manhã recebi algumas fotos referentes à varrição, à coleta aos resíduos. Então, nós precisamos ficar atentos mesmo, porque parece que toda vez que muda prefeito, a empresa de coleta também muda o seu trabalho. Então, precisamos ficar bem atentos".
Palestra da defensoria pública abordará direitos dos alunos com deficiência
Vereador solicita vaga para pessoa com deficiência na Galeria Villa Estação
Moção de aplausos celebra os 40 anos da 'Corrida Corta Mato', na Esalq
Vereador aponta falta de funcionários e de materiais essenciais em USF
Requerimento cobra normalização do atendimento via telefone do 156
Vereador reforça compromisso com política pública voltada ao autismo
Em entrevista, vereador destaca atuação em defesa da Rua do Porto
Requerimento questiona entrega de uniformes escolares a alunos da rede
Vereador parabeniza prefeito e secretários por realizações em 100 dias
Requerimentos cobram melhorias em áreas de lazer de diversos bairros
Moção enaltece agência de turismo por premiação internacional
Vereadora cobra execução de lei sobre Wi-Fi em unidades de saúde
Vereador é recebido pelo vice-provedor da Santa Casa
Câmara aprova abertura de crédito adicional no orçamento de secretaria
Requerimento pede informações sobre situação de antigo Pronto Socorro