
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
Presidente do Fórum Permanente de Educação para o Trânsito, Gustavo Pompeo colocou Câmara à disposição
O vereador Gustavo Pompeo (Avante) participou do ciclo de palestras sobre segurança no trânsito, na tarde de quarta-feira (17), na sede do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundição de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras). Ele colocou a Câmara à disposição das empresas para construir, em conjunto, políticas públicas que possibilitem do tema na cidade.
Como presidente do Fórum Permanente de Educação para o Trânsito, o parlamentar auxiliou na preparação do evento, que falou para os membros da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e integrantes dos Sesmts (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), das empresas que integram o sindicato, sobre segurança no trânsito e ainda pontos que podem ser melhorados em Piracicaba.
Durante o encontro, Gustavo Pompeo expôs a importância de falar para pessoas que são multiplicadores de informação, pois os representantes das Cipas e Sesmts levam para dentro das empresas as informações e discussões que foram realizadas durante o ciclo de palestras.
Gerente das Lojas Honda em Piracicaba, Rinaldo Motta abordou a direção defensiva e expôs os cuidados comportamentais que os motoristas precisam ter para evitar acidentes. Rina, como é conhecido, apresentou vídeos sobre o assunto e cuidados como a verificação periódica dos itens de segurança.
Técnico de segurança do trabalho do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), Alessandro José Nunes da Silva fez palestra sobre as diversas reclamações que pode ser feitas no município e apresentou os canais oficiais de registro para que as melhorias viárias sejam feitas na cidade.
Ao longo do encontro, ao comentar das falhas na sinalização, disse que é preciso o apoio dos funcionários que utilizam as vias da cidade, para que apontem os pontos a serem melhorados.
Um dos pontos que foram mais levantados foi a grande imprudência no trânsito e a falta de inspeção nos veículos, motos ou carros utilizados pelos funcionários das empresas.
Alessandro colocou a possibilidade de as empresas trazerem os funcionários afastados por acidentes, para que exponham os fatos que os levaram a esses acidentes.
Uma das ideias do encontro é trazer as empresas para perto e construir uma cultura de mudança de comportamento no trânsito, criando um vínculo com o Fórum Permanente de Educação para o Trânsito, para a construção de políticas públicas. “Precisamos melhorar a comunicação visual com o trabalhador, para tentar evitar os acidentes e de fato promover a diminuição dos acidentes”, comentou Alessandro.
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
Audiência discute segurança no trânsito e resposta rápida a acidentes
Vereador fortalece parceria para ações em defesa da saúde mental
Requerimento pergunta quantos agentes de trânsito fazem escala 12x36
Câmara congratula empreendedora e o Carmelo Imaculado Coração de Maria
Fórum vai debater Saúde Integral e Bem-Estar Social
Revitalização da praça José Bonifácio volta a ser debatida
Câmara aprova moção de repúdio a projeto sobre uso seguro de drogas
Vereador faz visita ao Fundo Social de Solidariedade
Câmara vota a criação de Fórum Permanente de Saúde Integral
Vereador participa de Sipat e destaca a importância do autocuidado
Requerimento cobra detalhes do recapeamento feito na avenida Brasília
Frente Parlamentar contra pedágios na SP-304 é destaque em entrevista
Críticas ao atendimento na saúde dominam debates entre vereadores
Vereador solicita melhorias nos bairros Mário Dedini e Vila Industrial