
Vereador participa de reunião sobre necessidades das pessoas com epilepsia
André Bandeira é autor de requerimentos ao Executivo pedindo informações sobre projeto destinado ao atendimento de pessoas com TEA e carteirinha de identificação.
O vereador André Bandeira (PSDB) volta a cobrar do Executivo municipal informações sobre políticas públicas a pessoas com TEA (transtorno do espectro autista) e a confecção da Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista).
André Bandeira salienta que a lei federal 13.977/2020, batizada de "Lei Romeo Mion", garante às pessoas com TEA tanto a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados (em especial em saúde, educação e assistência social) quanto a Ciptea, com o intuito de facilitar o acesso aos direitos básicos e essenciais. A carteirinha também é garantida em âmbito local, por meio da lei municipal 9.856/2022, aprovada em dezembro do ano passado na 59ª reunião ordinária e cuja autoria é de André Bandeira.
"A Ciptea é um instrumento que visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso a serviços públicos e privados, mediante a apresentação do documento pelo cidadão. Municípios da região, como São Pedro, Limeira e Americana, menores em número de habitantes que Piracicaba, já estão emitindo a Ciptea", observou o vereador, acrescentando que a Lei Brasileira de Inclusão também assegura "maior inclusão social e cidadania a essa parcela da população".
André Bandeira lembra que vem "há tempos pedindo a instalação de um Centro de Referência ao Autismo e a confecção da Ciptea", objeto do requerimento 962/2021. Em audiência pública realizada na Câmara sobre o detalhamento da Lei Orçamentária Anual de 2022, o secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano, disse que a gestão atual seria "a primeira" que faria algo na saúde pelo autismo.
Já na resposta ao requerimento 996/2021, também de André Bandeira e que solicitava informações sobre o projeto destinado ao atendimento de pessoas com TEA previsto no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na LOA, o Executivo relatou que o atendimento às pessoas com TEA seria prestado mediante a contratação de empresa ou entidade especializada, a partir de 2022, no âmbito do Sistema Único de Saúde. "Ocorre que, até o presente momento, nada aconteceu", lamenta o vereador.
"Estamos novamente cobrando informações sobre políticas públicas voltadas às pessoas com TEA. Temos batido nessa tecla há algum tempo e o Executivo tem falado que vai implementar, e nada acontece. Já tentamos colocar emendas no Orçamento, conversar com o secretário, mas, infelizmente, o Executivo está com muita dificuldade. Isso precisa ser implantado de uma vez por todas na cidade e estamos cobrando isso mais uma vez no requerimento", afirmou André Bandeira.
"Também a carteira de identificação é essencial, principalmente em estabelecimentos comerciais ou públicos, e com prioridade nos casos de saúde, uma vez que dá o reconhecimento necessário à pessoa com transtorno do espectro autista, assegurando um importante direito que promoverá maior inclusão social. Por essa razão, nesse mesmo requerimento solicito informações sobre o andamento e o prazo de confecção da carteira", completou o vereador.
Vereador participa de reunião sobre necessidades das pessoas com epilepsia
Vereador prestigia eventos voltados à inclusão e acessibilidade em São Paulo
Contas de 2022 serão avaliadas em audiência pública no dia 21 de maio
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Requerimento quer detalhes sobre projeto de contribuição para iluminação pública
Câmara aprova mudança em regras do Título de Empreendedor do Município
Reunião solene vai celebrar os 60 anos do Centro de Reabilitação de Piracicaba
Moradores solicitam reforma em unidade de saúde com risco de desabamento
Vereador solicita emendas a deputado federal para atender serviços do SITSS
Escola Municipal recebe Moção de Aplausos pelos 30 anos de fundação
Árvores da praça Paulo Negri, no Jardim Brasília, recebem poda corretiva
Vereador solicita emenda para atender serviço de Motolância do Samu
Câmara homenageia atleta de BikingMan
Fotógrafo Maycon Sacchi é homenageado pela Câmara