
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Rai de Almeida (PT) utilizou a tribuna da Câmara durante o segundo expediente da 35ª reunião ordinária de 2025
Vereadora Rai de Almeida (PT)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401A vereadora Rai de Almeida (PT) utilizou a tribuna da Câmara durante a 35ª reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (16), para falar sobre a Semana Municipal de Conscientização sobre a Doença Falciforme e Hemoglobinopatias, que atingem especialmente a população negra e ocorrerá na tarde desta terça-feira (17), na Câmara, a partir das 14h30.
"Nós vamos fazer essa discussão amanhã no Salão Nobre. Quero convidar a todos e a todas as pessoas que se interessam por essa temática, porque entendemos que esta é uma política que tem que ser implementada no município. Inclusive tem uma legislação em nível nacional e Piracicaba está, na verdade, em falta com esta política", afirmou.
Ela contou que solicitou informações da Secretaria da Saúde sobre o atendimento relacionado à anemia falciforme no município. "Mas infelizmente não foi respondido no prazo dos 15 dias e foi adiado aqui pelo Legislativo. Nós estamos aguardando. Lógico que as informações que nós estávamos solicitando subsidiavam esse simpósio. Não teremos essas informações, mas mesmo assim, como já estava marcado, nós faremos", afirmou.
Assistência Social - Rai de Almeida também comentou sobre a 15ª Conferência Municipal da Assistência Social, que será realizada também nesta terça (17) e na quarta-feira (18), na Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) . "Haverá uma palestra magna com Magali Basile, com o tema: 20 anos do Suas (Sistema Único de Assistência Social), construção, proteção social e resistência", afirmou.
Ela contou ainda que esteve na escola Sesi para falar sobre o problema da misoginia na sociedade atual. "O Sesi instituiu um programa interno para falar sobre essa questão da misoginia. Como nós sabemos, a misoginia é o ódio contra as mulheres. O ódio instaurado na sociedade contra as mulheres tem trazido muitos problemas do ponto de vista da violência, seja ela física, psicológica, moral, pessoal, sexual e a violência da política de gênero, por sermos mulheres", acrescentou. Rai de Almeida abordou ainda que o ápice da violência contra a mulher é o feminicídio. "Foi muito importante fazer esse debate, essa conversa com esses jovens e com os professores e professoras para que pudéssemos também participar desse processo, da construção desse programa interno tão importante", afirmou.
Por fim, a vereadora trouxe a tona mais um problema que está acontecendo dentro da saúde pública e que chegou até o seu gabinete. "Hoje, soubemos que a Secretaria da Saúde está, pelo menos de acordo com as informações que chegaram até nós, acabando com o abono desempenho dos servidores da saúde", afirmou.
Segundo a vereadora, o abono de desempenho é um benefício que foi criado para os servidores da saúde pela Lei 3.925, lá de 1995, e que tem uma variação que vai de 10% a 40%, mas podendo chegar até 50% deste benefício. "E este abono de desempenho, ele é concedido a partir de uma avaliação individual entre equipes, portanto é coletivo", disse. Ela acrescentou que, de acordo com as informações recebidas, este abono está em discussão para ser retirado dos servidores municipais.
Vereador cobra recapeamento e drenagem para ruas do bairro Castelinho
Crime e paixão na rua Boa Morte: o caso do Capitão Rodrigo Alves
Alunos do Senac participam do Conheça o Legislativo, nesta quarta (2)
Parceria oferece novas turmas gratuitas de Libras na Escola do Legislativo
Vereador acompanha retomada das obras no PSF 2 do Mário Dedini
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Câmara aprova projetos que denominam espaços públicos em Piracicaba
Câmara aprova moção em apoio a deputadas vítimas de ameaças
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento pede informações sobre corte de árvore no Sol Nascente II
Câmara aprova projeto que regulamenta abstenção de voto em plenário