
Câmara inclui emenda que garante análise técnica no desdobro de lotes
Comissão ainda emitiu pareceres favoráveis a dois vetos do Poder Executivo a projetos aprovados pela Casa
Banco comunitário de cadeiras de rodas e dia de folga para controle do câncer foram vetados pelo Poder Executivo
Crédito: Samuca MiazakiA vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, participou, nesta quarta-feira (28), da reunião da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) e defendeu uma nova redação para dois projetos de lei que receberam substitutivos. Integram a comissão os vereadores Acácio Godoy (PP), presidente, Thiago Ribeiro (PSC), relator e Paulo Camolesi (PDT), membro.
Um dos projetos, de autoria da vereadora, é o PL nº 53/2023, que dispõe sobre a exigência de laudo técnico sobre a qualidade do material pelas empresas contratadas pelo poder público para a execução de serviços de pavimentação, recapeamento e tapa-buraco no município. A CLJR apresentou substitutivo com o objetivo de garantir a constitucionalidade da matéria, retirando as ingerências em competências exclusivas do Poder Executivo.
No entanto, a parlamentar argumentou que deve retornar para o texto o artigo que dispõe sobre o reaproveitamento do material resultante das operações de fresagem nos casos de recapeamento. “Já existe uma legislação de 2015 que dispõe sobre o reaproveitamento desse material, mas as empresas acabam ficando com esse material, que tem valor econômico, mas pertence ao município”, afirmou.
Outra propositura, também de autoria de Sílvia Morales e do vereador Paulo Henrique (Republicanos), é o projeto de lei complementar nº 2/2023, que simplifica o processo de aprovação das plantas habitacionais unifamiliares, ou seja, as residenciais que possuem apenas uma habitação no lote. A comissão apresentou substitutivo em que suprime do texto que o alvará da construção poderá ser emitido apenas com a apresentação da planta e não mais do projeto arquitetônico, para não invadir competência exclusiva do Poder Executivo. De acordo com a vereadora, a alteração retira justamente o objetivo principal do projeto.
Na reunião, ficou definido que o gabinete da vereadora vai debater novos textos – através de emendas ou substitutivos – com a Procuradoria Legislativa da Casa que contemplem as ideias originais, mas que garantam a constitucionalidade das matérias.
“Vamos fazer um trabalho conjunto para que a vereadora se sinta prestigiada na finalidade do projeto e que não cause a inconstitucionalidade”, disse o presidente da CLJR. “É uma porta que a comissão abriu para os gabinetes. Desde o início dos trabalhos, a gente tenta salvar os projetos sempre que possível e não apenas fazer apontamentos de legalidade. É muito saudável esse debate, é fruto de uma mudança de posição desta comissão e a vinda da vereadora é um dos primeiros ganhos com essa nova postura”.
Vetos – Na reunião desta quarta-feira (28), a CLJR seguiu as notas técnicas da Procuradoria Legislativa da Casa e emitiu pareceres favoráveis a vetos do Poder Executivo a dois projetos de lei aprovados pelo Plenário. Um deles, o PL 12/2023, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), institui o Banco Comunitário de Cadeiras de Rodas. A comissão propôs três emendas com o objetivo de garantir a constitucionalidade da matéria, mas as duas foram rejeitadas pelo Plenário.
Também recebeu parecer favorável o veto ao PL 23/2023, de autoria do próprio Acácio Godoy, que concede um dia de folga anual às servidoras públicas municipais para a realização de exames de controle de câncer. “São vetos que estão corretos na técnica jurídica”, explicou o presidente da comissão. “Nos dois projetos, acredito no mérito, mas não posso trazer para a questão técnica”.
Os vetos ainda serão deliberados pelo Plenário da Casa.
Câmara inclui emenda que garante análise técnica no desdobro de lotes
Câmara aprova Orçamento 2024, que prevê arrecadação de R$ 3 bilhões
Câmara vota desdobro e 5G em dia com reuniões à tarde e à noite
Regularização do desdobro recebe parecer conjunto de comissões
Associação Nacional da Advocacia Negra é reverenciada em Piracicaba
Vereador destaca atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra
Orçamento 2024: sob críticas, projeto da LDO é aprovado sem emendas
Diretor é reconhecido por seu trabalho na educação de Piracicaba
Mês da Consciência Negra foi abordado por parlamentar
Criador do Recanto dos Pássaros receberá moção de aplausos
Vereador destaca homenagem que eterniza Chico Pirata, na Smads
Dia do Aniversário do Bairro Monte Líbano é aprovado pela Câmara
Antonio Previde será homenageado por 50 anos de serviços prestados
Câmara convoca audiência pública sobre duplicação da Alidor Pecorari
Emenda ao Plano Plurianual é rejeitada em reunião extraordinária