
Vereador reforça pedido à Prefeitura para pavimentação no Ondinhas
Rai de Almeida (PT) salienta que o avanço das investigações, com a denúncia da PGR, representa “momento significativo” para a democracia brasileira
Vereadora Rai de Almeida (PT) ocupou a tribuna da Câmara nesta quinta-feira (20)
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Durante a 6ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada na noite desta quinta-feira (20), a vereadora Rai de Almeida (PT) utilizou seu tempo de fala para abordar a recente denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra envolvidos em tentativa de golpe de Estado no Brasil. A denúncia, formalizada em 18 de fevereiro, inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 33 pessoas, entre elas militares de alta patente e ex-ministros.
Em sua manifestação, a vereadora iniciou com a frase: “Ainda estou aqui”, fazendo referência ao filme brasileiro que disputa o Oscar em três categoria e à resistência durante o período da ditadura militar no Brasil (1964-1985) e relembrando os episódios de repressão, tortura e violações de direitos humanos que marcaram aquele período. Para a vereadora, o avanço das investigações sobre atos golpistas representa um momento significativo para a democracia brasileira.
A parlamentar citou os nomes de alguns denunciados, como o general Braga Netto, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL), entre outros militares e ex-membros do governo. A vereadora destaca que a denúncia representa uma “vitória para a democracia”, destacando a necessidade de que os acusados sejam julgados com respeito ao direito de ampla defesa.
Rai de Almeida também mencionou episódios ocorridos em 2022 e 2023, como as manifestações em frente a quartéis pelo país e a invasão da Praça dos Três Poderes, em Brasília, ocorrida em 8 de janeiro de 2023. Segundo a vereadora, esses eventos foram atos de apoio a uma tentativa de golpe e, por isso, também devem ser objeto de responsabilização judicial.
Entre as acusações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro citadas pela parlamentar, estão o monitoramento ilegal do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, a venda de joias recebidas em viagens oficiais – que, dentre outras questões, teria ocorrido para pagar indenização à deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) – e fraudes relacionadas a certificados de vacinação contra a Covid-19. Além disso, foram mencionadas as chamadas "motociatas", que teriam sido financiadas com recursos públicos, usando cartão corporativo da Presidência da República, segundo delação de Mauro Cid.
A vereadora destacou, ainda, as alegações sobre a disseminação de fake news atribuídas a um grupo conhecido como “gabinete do ódio”, que, segundo as investigações, teria operado com o conhecimento do ex-presidente.
Rai concluiu sua fala defendendo que os acusados, caso condenados, sejam responsabilizados judicialmente. Para ela, o prosseguimento do processo representa um passo importante na defesa do Estado Democrático de Direito e na preservação das instituições democráticas do país.
A denúncia agora seguirá os trâmites legais, respeitando os princípios constitucionais, e caberá ao Poder Judiciário avaliar as acusações e tomar as decisões cabíveis.
Vereador reforça pedido à Prefeitura para pavimentação no Ondinhas
Vereador solicita a deputado investimentos para escola no São Jorge
Vereador questiona discurso sobre suposta tentativa de golpe de Estado
Vereador apresenta indicações para melhorias no bairro Ondas
Requerimento cobra asfaltamento da estrada Ondinhas
Câmara volta a analisar projeto sobre instalação de armário para aluno
Vereador aponta falta de condições adequadas no curral municipal
Vereadora fala de ações realizadas pela Procuradoria da Mulher
Manutenção de estradas e abrigo de animais são abordados na Tribuna
Data para audiência sobre atendimento a alunos com TEA é alterada
Requerimento cobra convocação de merendeiras aprovadas em concurso
Vereador questiona problemas estruturais em duas escolas municipais
Requerimento solicita informações sobre a Secretaria de Educação
Audiência pública vai debater segurança infantil no ambiente digital
Vereadora destaca realização de Fórum Inter-religioso Estadual