
Vereadora aborda temas nacionais e locais em discurso na Câmara
Silvia Morales (PV), do mantado coletivo A Cidade é Sua, levou demandas para o secretário-executivo de Meio Ambiente, Edson Bucci
Reunião ocorreu na Secretaria Executiva de Meio Ambiente
Crédito: Assessoria parlamentarA vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, esteve no Centro Cívico na última sexta-feira (21) em reunião com o secretário-executivo de Meio Ambiente, Edson Marcus Bucci, para tratar de projetos da pauta ambiental.
Bucci explicou como está funcionando o novo organograma da secretaria, que possui duas gerências, a de Licenciamento Ambiental e a de Bem Estar Animal.
Um dos temas abordados pela vereadora foi a implementação e regulamentação da lei 10.198/2024, de autoria de Silvia Morales, do mandato coletivo, que autoriza o Poder Executivo a implantar o programa de incentivo IPTU Verde.
O programa prevê conceder benefícios tributários, através da redução de IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), aos contribuintes que adotarem medidas como sistemas de captação de água da chuva, reuso de água, captação de energia solar/fotovoltaica e construção com materiais sustentáveis. A vereadora colocou-se à disposição para ajudar no processo de regulamentação.
Silvia também questionou sobre a implementação da lei municipal 10.235/2025, que instituiu a Política Municipal de Incentivo à Geração e ao Uso da Energia Solar.
"Conseguimos aprovar essa política de incentivo e agora cabe ao prefeito colocar em prática. Já organizamos um grupo de empresários do segmento que apontará à Prefeitura os benefícios dessa lei, como a redução de custos com a adoção da energia solar em prédios públicos e a geração de emprego e renda com o incentivo ao segmento", disse a vereadora.
Algumas demandas levadas pela parlamentar, como podas drásticas de árvores pela cidade, zeladoria de parques, praças e áreas verdes, apoio às cooperativas de reciclagem, que anteriormente eram tratados pela Secretaria de Meio Ambiente, agora são de competência da Secretaria Municipal de Obras. O secretário-executivo, Edson Bucci, acolheu as reivindicações e disse que irá encaminhá-las à outra secretaria.
A vereadora Silvia também aproveitou a oportunidade para convidar o secretário-executivo e sua equipe para o lançamento da Frente Parlamentar de Combate à Crise Climática de Piracicaba, de autoria da parlamentar, instituído pelo Decreto Legislativo 34/2024, que ocorrerá no dia 21 de março, às 9h30, na Câmara Municipal de Piracicaba.
Vereadora aborda temas nacionais e locais em discurso na Câmara
Vereador faz contraponto com manifestação no governo Temer
Câmara aprova cinco votos de congratulações na 7° Reunião Ordinária
Vereador repudia perseguições à oposição por opiniões
Câmara presta apoio à Comunidade Canção Nova e Fundação João Paulo II
Câmara aplaude Assembleia Legislativa pelo aniversário de 190 anos
Produção de água atinge recorde no final de semana
Prefeitura retomará convênios esportivos com entidades do município
Gestão ambiental da Rua do Porto é questionada por vereador
Praça do Morada do Sol está sem placa de denominação
PL que previa armários individuais para alunos em escolas é rejeitado
Coplacampo 2025: vereadores focam pujança de Piracicaba no agronegócio
Câmara promove solenidade em homenagem ao Rotary, Rotaract e Interact
Vereadora visita GCM e Sala da Patrulha Maria da Penha
Adolescentes integrantes do Instituto Formar visitam a Câmara