
Vereador participa de evento que reforça importância do brincar na infância
Em resposta a críticas, Silvia Morales esclarece relação com o movimento Salve a Boyes e reafirma compromisso com a preservação da cidade e o planejamento urbano.
Vereadora Silvia Morales (PV)
Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)Na noite desta segunda-feira (19), durante a 27ª Reunião Ordinária de 2025, a vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, fez uso da tribuna para responder a declarações feitas por um comerciante e figura política da cidade, que a mencionou em vídeo divulgado no mesmo dia. Ela esclareceu que o movimento “Salve a Boyes”, citado na gravação, é independente, formado por pessoas de diferentes posições políticas, e não está vinculado ao mandato. “É um movimento da cidade. Nós apoiamos, mas não somos o movimento”, afirmou.
A vereadora defendeu a preservação da orla do rio Piracicaba e criticou o parecer favorável do Codepac à construção de quatro torres com mais de 100 metros de altura na área da antiga fábrica Boyes, localizada a menos de 150 metros do salto do rio. Ela lembrou que o local é protegido por tombamento municipal desde 2004. Segundo Silvia, a responsabilidade pela conservação do imóvel é dos proprietários, cabendo à Prefeitura a fiscalização e eventual notificação. “Inclusive, o imóvel tem dívidas de IPTU registradas no processo”, declarou.
Em resposta à acusação de que seria contrária ao desenvolvimento da cidade, a vereadora citou ações do mandato voltadas à preservação ambiental, à valorização da cultura e ao planejamento urbano. Entre os exemplos mencionados, destacou a oposição à duplicação da avenida Alidor Pecorari, a defesa do campo do União da Porto e a aprovação de projetos que instituíram datas culturais, como o Dia do Samba e o Dia do Cururu. “Não é verdade que não gosto da cidade ou que sou contra o desenvolvimento. A questão é: que tipo de desenvolvimento queremos?”, questionou.
Silvia também mencionou a reunião solene de combate à LGBTfobia organizada por seu mandato, lamentando a ausência de parlamentares no evento. Na parte final da fala, criticou o Poder Executivo pela falta de providências quanto à situação do Jardim Oriente, onde um incêndio atingiu a área de descarte de resíduos. Ela afirmou que o problema já havia sido alertado por vereadores em sessões anteriores. “Foi um descaso total do Poder Executivo. O fogo era previsível e a população segue exposta à fumaça”, declarou.
Vereador participa de evento que reforça importância do brincar na infância
Vereador parabeniza Executivo por retomar construção de escola no Tatuapé
Abril será o 'Mês de Conscientização e Prevenção à Hipertensão Arterial'
Vereador pede reinstalação de bloquetes em rotatória da Vila Independência
Vereador solicita redutores de velocidade no bairro Ondinhas
Vereador questiona condições oferecidas a mulheres no Mutirão de Especialidades
Vereador participa de lançamento da campanha contra abuso infantil
Reativação do Fórum de Segurança Pública é aprovada na Câmara
Câmara aprova homenagem a escritor por 15 anos de atuação e lançamento de livro
Vereadora cobra atualização das discussões sobre vale-alimentação a servidores
Moção da Câmara apela para que Esalq não interrompa projeto de equoterapia
Câmara aprova frente parlamentar sobre direitos da pessoa com epilepsia
Requerimento solicita informações sobre situação das UPAs em Piracicaba
Vereadora alerta para aumento da violência contra a mulher no Brasil
Câmara aprova requerimento sobre sinalização no entorno da Igreja Sant’Ana