
Audiência pública em Limeira discute Novo Código de Defesa Animal
Vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos) protocolou indicação em que descreve os pontos que devem ser observados no evento
Vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos) se reuniu com responsáveis pela fiscalização do rodeio pela prefeitura e com organizador do evento
Crédito: Assessoria parlamentarA vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos) foi convidada para participar da equipe de fiscalização do manejo dos animais que vão atuar no Festa do Peão de Piracicaba, que começa a partir desta sexta-feira (5), no Parque Unileste. A parlamentar, que atua na área da causa animal, esteve em reunião nesta semana com o responsável pela fiscalização do rodeio pela Prefeitura, Reinaldo Rabello, com o veterinário do Núcleo do Bem Estar Animal, Matheus Ferreira dos Santos, e com um dos organizadores do evento, Lucas Villalta.
Ela apresentou a indicação 1896/2022, em que solicita providências para que sejam resguardados os direitos dos animais nas atrações. No documento, a parlamentar apresentou uma lista com os pontos a serem observados, como os atestados de vacinação, o acompanhamento de veterinário e a presença de infraestrutura médica, transporte, alimentação, currais e apetrechos das montarias, entre outros.
De acordo com a vereadora, na reunião, todos os pontos foram levantados e o evento apresenta estar de acordo com a legislação. O evento será supervisionado por um médico veterinário do EDA (Escritório de Defesa Agropecuária de São Paulo) e também contará com o acompanhamento de um profissional do evento em tempo integral. Além de integrar a equipe de fiscalização, Alessandra Bellucci vai também verificar o haras designado para permanência dos animais antes da festa.
“Isso é o que eu consegui fazer para este momento”, relatou a vereadora. “Na minha opinião, essa grande reunião de apaixonados pelo mundo country pode até existir, mas sem provas de montaria e nada que cause mal-estar aos animais". Entre os pontos de preocupação da parlamentar, estão as provas de montarias, para as quais ainda são utilizadas as esporas, além dos sedéns, que são amarrados próximo aos testículos dos bois e cavalos para que pulem. “A espora, mesmo sem ponta, e o sedém apertado podem não causar lesão para o animal, mas incomodam. Se o animal pula mesmo sem o sedém, então eu acho que não deveria colocar”, apontou. “A gente tem grandes chances, no ano que vem, que não aconteça mais a prova de montaria”.
Ela lembrou que tem trabalhado para a implantação de uma legislação abrangente na cidade, com todas as diretrizes para o bem-estar animal. Com a proposta da legislação em estudo na Sedema (Secretário Municipal de Defesa do Meio Ambiente), com a colaboração da vereadora, Alessandra acredita que a mudança será gradativa na cidade. “Para que Piracicaba possa ter festa, os shows musicais, a arena, que as pessoas coloquem bota e chapéu, mas a montaria pode ser substituída por outras atrações que não causem incômodo ao animal, como a dança com cavalos e outras, que são coisas que as pessoas gostam de ver”, avaliou.
A vereadora destacou que a cidade já conquistou vários avanços na área da causa animal, como na Festa do Divino, por exemplo, que contou com a soltura de fogos silenciosos este ano. “Toda essa mudança na cidade tem que ser gradativa porque existe uma tradição muito grande. O rodeio tem um grande poder de entretenimento e traz muitos empregos. Estou trabalhando na forma do diálogo com os organizadores, que é muito importante, e com a legislação”, colocou. “Nossa esperança é que a própria população não queira mais participar de eventos que tenham provas de montaria. Esse é o trabalho na parte educativa”, finalizou.
Audiência pública em Limeira discute Novo Código de Defesa Animal
Câmara aprova 17 proposituras na 24ª Reunião Ordinária
Câmara aprova novo modelo de gestão para Parque Tecnológico de Piracicaba
Vereadores tomam posse e defendem regulamentação da Região Metropolitana
Vereadores de Piracicaba tomam posse como membros do Parlamento Metropolitano
Vereadores cobram revogação oficial dos pedágios na rodovia SP-304
Câmara aprova alteração em regras para licença de vereadores
Câmara aprova moção de apoio à anistia aos manifestantes de 8/1
Câmara vota a criação de Fórum Permanente de Saúde Integral
Críticas ao atendimento na saúde dominam debates entre vereadores
Unidos contra o pedágio, vereadores aderem a Frente Parlamentar
Projeto determina divulgação do contato do Conselho Tutelar em escolas
Luto materno: parecer é derrubado e projeto continua em tramitação
Demandas da saúde são destaques da reunião de segunda-feira (17)
Gestão dos resíduos sólidos é questionada em reunião ordinária