
Vereador recebe visita de atriz e miss
Tema foi debatido quando da apreciação do requerimento 214/2024, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa, na noite desta quinta-feira, 29 de fevereiro
Cássio Luiz Barbosa é autor do requerimento que pede informações sobre intervenções na UPA da Vila Sônia para coibir alagamentos na unidade
Crédito: Guilherme Leite - MTB 21.401Os constantes alagamentos em dias de chuva na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Sônia "Nestor Longatto" foram discutidos na tribuna da 8ª Reunião Ordinária, realizada na noite desta quinta-feira, 29 de fevereiro, quando da votação do requerimento 214/2024, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, que busca detalhes sobre a manutenção da unidade de saúde.
Na propositura, o parlamentar diz que a UPA “está em situação de precariedade e total descuido por parte deste município, prejudicando os profissionais que lá exercem suas atividades, assim como todas as pessoas que necessitam passar por atendimento médico”.
Ele, na sequência, relata a ocorrência de alagamentos na unidade - inclusive com fotos que evidenciam o problema - e ainda afirma que “a rotina dos funcionários já é tensa e cansativa, devido à diária que percorrem, com a falta de manutenção do local. Além do mais, o dia chega a ser insuportável de tantos atendimentos realizados”.
Cássio Luiz, então, pergunta se o Executivo tem conhecimento dos problemas relatados e, também, questiona se são realizadas visitas periódicas à UPA para averiguar suas condições de infraestrutura.
O vereador também quer saber se há alguma data prevista para manutenções no prédio da unidade e se há processo licitatório vigente para a contratação desses serviços. Em caso afirmativo, ele pede a respectiva documentação comprobatória.
Debates - Ao discutir a propositura, Josef Borges (Solidariedade), líder de governo na Câmara, reafirmou a existência de alagamentos e de grandes demandas por atendimentos na unidade. Ele, no entanto, destacou que a construção de um novo prédio para receber a UPA está programada: “o projeto foi finalizado e, agora, está em revisão orçamentária para ser enviado à licitação”. Ele acrescentou: “esse projeto vem tanto para modernizar como para suprir essas lacunas”.
“Esperamos que essa obra saia o quanto antes para atender a população”, falou Gustavo Pompeo (Avante) ao justificar seu voto favorável ao requerimento. Ele ainda classificou o atual espaço da UPA como “insalubre”, e disse que a última obra realizada na unidade favoreceu ainda mais os alagamentos: “a UPA está abaixo do nível [da rua] e aí você faz uma rampa, sem drenagem… A água vai para onde? Ela vai evaporar? Ela vai entrar e alagar! Ela já alagava, mas depois da última obra aumentou o alagamento”.
Laércio Trevisan Jr (PL)., ao justificar seu voto favorável, disse que “não dá para defender o indefensável”, e frisou que, ao longo dos últimos anos, tem relatado a situação da UPA na tribuna: “esse é o quarto ano que venho nesta tribuna para falar do mesmo assunto. Não conseguiram fazer uma canaleta no início da rua para desviar a água que desce na porta da UPA da Vila Sônia! Não conseguiram fazer um ralo para levar a água que desce ali para a boca de lobo na esquina, ou seja, não houve interesse em se fazer uma obra simples”.
Na sequência, Pedro Kawai (PSDB) pontuou que “o Executivo é eleito para executar e, na sua execução, resolver os problemas da população, e não ficar apresentando ideias e projetos. Ele tem que executar projetos e não propor projetos. É uma diferença gigantesca”.
Vereador recebe visita de atriz e miss
Vereador e secretário discutem regularização fundiária da Vila Brieda
Falta de iluminação na SP-304 motiva representação
Moradores do Serra Verde cobram solução para odor persistente no bairro
Câmara enaltece trabalho social de clínica de reabilitação neurofuncional
Requerimento cobra informações sobre reservatórios de água do Semae
Requerimento cobra esclarecimentos sobre canal da Prefeitura via WhatsApp
Vereador cobra efetivação da Lei da Carteirinha para pessoas com fibromialgia
Câmara homenageia produtora cultural pelos 10 anos de atuação em Piracicaba
Requerimento mira as condições do imóvel que abriga a Farmácia de Alto Custo
Requerimento aborda serviços de proteção a vítimas de violência no município
Câmara aprova requerimento sobre uso de áreas institucionais do município
Bicampeão mundial de rafting pede apoio ao esporte em Piracicaba
Requerimento busca informações sobre interdição da USF do IAA I
Requerimento busca informações sobre efetivo, estrutura e planejamento da GCM