
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
A luta é por uma clínica especializada para pessoas que praticam o “autoextermínio” e a necessidade de profissionais para o acompanhamento desses pacientes
Vereadores debatem melhorias para reforçar atendimento em saúde mental
Crédito: Assessoria parlamentarNa tarde da última terça-feira (22) os vereadores André Bandeira (PSDB), Gustavo Pompeo (Avante), Pedro Kawai (PSDB) e Silva Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade É Sua, se reuniram com o Psicólogo Sérgio de Oliveira Santos, para debaterem possibilidades de melhorias para o atendimento da população quanto à saúde mental em nosso município.
A ideia do encontro surgiu nas reuniões com Gustavo Pompeo, durante a elaboração das homenagens aos motoqueiros e motoristas de aplicativos, e foi tomando forma quando Sérgio Santos comentou sobre a proximidade que tinha com os vereadores Silva Morales e André Bandeira. Então, juntos, os parlamentares decidiram trazer a temática à Câmara Municipal, para que os projetos fiquem mais fortes e que de fato atendam a necessidade da população. Pedro Kawai foi outro nome pensado pois, preside, junto ao Gustavo Pompeo o Fórum Permanente de Saúde Mental de Combate à Dependência Química.
A reunião teve seu foco mantido em desenvolver ideias que melhorem o atendimento e os espaços públicos já existentes para a população que necessita deste serviço. O encontro ocorreu na sala da presidência da Câmara e os parlamentares conversaram sobre a necessidade de uma clínica especializada para pessoas que praticam o “autoextermínio” e a necessidade de profissionais para o acompanhamento desses pacientes, além de garantir espaços que tenham o suporte necessário para esse modelo de atendimento.
Sérgio Santos, como especialista, identifica a dificuldade que se tem na rede pública ou privada de um espaço preparado para o atendimento e acolhimento das pessoas que realizam atentados contra a própria vida. “Precisamos preparar os profissionais para as mais variadas situações que podem ocorrer nesse sentido, além de termos espaços físicos que transmitam segurança e tranquilidade para esses pacientes”, completou Santos.
O vereador Gustavo Pompeo comentou que sabe da importância de ter um espaço especializado para atendimento a este público e que desde o início do seu mandato, vem buscando implantar políticas públicas para melhoria desses espaços, mas que encontrou diversas barreiras que dificultam o desenvolvimento do trabalho. "Espero que com a troca de ideias e a formação deste grupo, seja o momento exato de trabalhar para a melhoria deste segmento”, destaca o parlamentar.
Já Silvia Morales fez um levantamento da temática, enfatizando que gostaria de que o espaço público para o atendimento neste sentido fosse em um ambiente mais acolhedor e aconchegante, “afinal as pessoas que precisam ou buscam tratamento necessitam ser atendidas em um espaço que coopere para a recuperação desse paciente”, comentou.
Ao final do encontro foi unânime o apontamento de que o espaço precisa ser alocado em um ponto que facilite a chegada e o deslocamento dos pacientes, para facilitar o acesso de quem procura o atendimento. Além de profissionais especializados e bem preparados, e que seja num espaço acolhedor a todos.
Na reunião, todos concordaram que a busca por um espaço que atenda de forma completa e satisfatória a esse público deve ser constante, assim como a reciclagem e preparação da equipe de forma que todos que busquem o espaço se sintam acolhidos, pois já é uma jornada muito dura a recuperação por si só", comentaram.
Na conversa também foi observado a situação do atual prédio do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial), localizado no antigo prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), do Piracicamirim, que encontra-se com graves problemas estruturais e sem condições de desempenhar e cumprir a política de atendimento.
Ficou evidente o consenso entre o grupo de vereadores e também do Psicólogo Sérgio, da necessidade de a Secretária de Saúde buscar outro espaço, localizado na região central e que cumpra as especificações para que o serviço possa ser cadastrado como serviço do CAPS AD de fato.
Audiência debate “agenda de ações” para reduzir acidentes de trânsito
Audiência discute segurança no trânsito e resposta rápida a acidentes
Vereador fortalece parceria para ações em defesa da saúde mental
Requerimento pergunta quantos agentes de trânsito fazem escala 12x36
Câmara congratula empreendedora e o Carmelo Imaculado Coração de Maria
Fórum vai debater Saúde Integral e Bem-Estar Social
Revitalização da praça José Bonifácio volta a ser debatida
Câmara aprova moção de repúdio a projeto sobre uso seguro de drogas
Vereador faz visita ao Fundo Social de Solidariedade
Câmara vota a criação de Fórum Permanente de Saúde Integral
Vereador participa de Sipat e destaca a importância do autocuidado
Requerimento cobra detalhes do recapeamento feito na avenida Brasília
Frente Parlamentar contra pedágios na SP-304 é destaque em entrevista
Críticas ao atendimento na saúde dominam debates entre vereadores
Vereador solicita melhorias nos bairros Mário Dedini e Vila Industrial