Vereadores participam de solenidade pelos 49 anos do 10º BPM/I
Vereadores debatem melhorias para reforçar atendimento em saúde mental
A luta é por uma clínica especializada para pessoas que praticam o “autoextermínio” e a necessidade de profissionais para o acompanhamento desses pacientes
Vereadores debatem melhorias para reforçar atendimento em saúde mental
Crédito: Assessoria parlamentarNa tarde da última terça-feira (22) os vereadores André Bandeira (PSDB), Gustavo Pompeo (Avante), Pedro Kawai (PSDB) e Silva Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade É Sua, se reuniram com o Psicólogo Sérgio de Oliveira Santos, para debaterem possibilidades de melhorias para o atendimento da população quanto à saúde mental em nosso município.
A ideia do encontro surgiu nas reuniões com Gustavo Pompeo, durante a elaboração das homenagens aos motoqueiros e motoristas de aplicativos, e foi tomando forma quando Sérgio Santos comentou sobre a proximidade que tinha com os vereadores Silva Morales e André Bandeira. Então, juntos, os parlamentares decidiram trazer a temática à Câmara Municipal, para que os projetos fiquem mais fortes e que de fato atendam a necessidade da população. Pedro Kawai foi outro nome pensado pois, preside, junto ao Gustavo Pompeo o Fórum Permanente de Saúde Mental de Combate à Dependência Química.
A reunião teve seu foco mantido em desenvolver ideias que melhorem o atendimento e os espaços públicos já existentes para a população que necessita deste serviço. O encontro ocorreu na sala da presidência da Câmara e os parlamentares conversaram sobre a necessidade de uma clínica especializada para pessoas que praticam o “autoextermínio” e a necessidade de profissionais para o acompanhamento desses pacientes, além de garantir espaços que tenham o suporte necessário para esse modelo de atendimento.
Sérgio Santos, como especialista, identifica a dificuldade que se tem na rede pública ou privada de um espaço preparado para o atendimento e acolhimento das pessoas que realizam atentados contra a própria vida. “Precisamos preparar os profissionais para as mais variadas situações que podem ocorrer nesse sentido, além de termos espaços físicos que transmitam segurança e tranquilidade para esses pacientes”, completou Santos.
O vereador Gustavo Pompeo comentou que sabe da importância de ter um espaço especializado para atendimento a este público e que desde o início do seu mandato, vem buscando implantar políticas públicas para melhoria desses espaços, mas que encontrou diversas barreiras que dificultam o desenvolvimento do trabalho. "Espero que com a troca de ideias e a formação deste grupo, seja o momento exato de trabalhar para a melhoria deste segmento”, destaca o parlamentar.
Já Silvia Morales fez um levantamento da temática, enfatizando que gostaria de que o espaço público para o atendimento neste sentido fosse em um ambiente mais acolhedor e aconchegante, “afinal as pessoas que precisam ou buscam tratamento necessitam ser atendidas em um espaço que coopere para a recuperação desse paciente”, comentou.
Ao final do encontro foi unânime o apontamento de que o espaço precisa ser alocado em um ponto que facilite a chegada e o deslocamento dos pacientes, para facilitar o acesso de quem procura o atendimento. Além de profissionais especializados e bem preparados, e que seja num espaço acolhedor a todos.
Na reunião, todos concordaram que a busca por um espaço que atenda de forma completa e satisfatória a esse público deve ser constante, assim como a reciclagem e preparação da equipe de forma que todos que busquem o espaço se sintam acolhidos, pois já é uma jornada muito dura a recuperação por si só", comentaram.
Na conversa também foi observado a situação do atual prédio do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial), localizado no antigo prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), do Piracicamirim, que encontra-se com graves problemas estruturais e sem condições de desempenhar e cumprir a política de atendimento.
Ficou evidente o consenso entre o grupo de vereadores e também do Psicólogo Sérgio, da necessidade de a Secretária de Saúde buscar outro espaço, localizado na região central e que cumpra as especificações para que o serviço possa ser cadastrado como serviço do CAPS AD de fato.
Notícias relacionadas
Câmara integra gabinete de crise que enfrenta falta d’água na cidade
Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Vereador anuncia Caps 3 para antigo prédio da UPA Vila Cristina
Câmara rejeita veto a projeto de reinserção de dependentes químicos.
Cerest recebe moção de aplausos pelos 20 anos de atuação
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Requerimento pede detalhes sobre obras em via do Bosques do Lenheiro
Requerimento pede detalhes sobre obras de pavimentação em Piracicaba
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba
Câmara aprova Título de Cidadão Piracicabano a Pedro Maurano
Oito proposituras são aprovadas na 64ª Reunião Ordinária
Clarice Bragantini irá receber título de "Cidadã Piracicabana"
Câmara aprova audiência pública sobre obras de recapeamento