EM PIRACICABA (SP) 27 DE MAIO DE 2024

Vereadores participam da 8ª Conferência da Cidade de Piracicaba

Evento realizado neste sábado (25) teve como tema central o desenvolvimento urbano, e também serviu para eleger delegados municipais para conferência estadual




Toque na imagem para aumentar

Evento promovido pela Prefeitura aconteceu neste sábado (25) na Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba)

Crédito: Assessoria parlamentar


Os vereadores Pedro Kawai (PSDB) e Paulo Camolesi (PSB) e as vereadoras Rai de Almeida (PT) e Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, participaram, neste sábado (25), da 8ª Conferência da Cidade de Piracicaba. O evento ocorreu das 7h30 às 18h30 na Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) e foi aberto ao público.

A Conferência da Cidade, promovida pela Prefeitura, tem como objetivo proporcionar um espaço para que governo e sociedade civil possam debater e avaliar políticas públicas urbanas. Neste ano, o tema foi “Construindo a Política Nacional, Estadual e Municipal de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social. ”

Além das discussões e avaliações, a Conferência também elegeu delegados para representar Piracicaba na Conferência Estadual e selecionou membros da sociedade civil para o Conselho Municipal da Cidade (ConCidade).

"A Conferência é um importante momento para a discussão na elaboração das políticas públicas necessárias para o crescimento ordenado da cidade", disse Pedro Kawai.

Para a vereadora Silvia Morales “a realização da 8ª Conferência é o primeiro passo para estimular o debate às contribuições da sociedade e aprovar as propostas que permitirão a construção coletiva da política de desenvolvimento urbano e rural de Piracicaba", disse.

Entre as propostas aprovadas, Silvia Morales destaca o banco de terras para habitação social, regulamentação dos instrumentos do Estatuto da Cidade e do Plano Diretor, revisão dos instrumentos de fiscalização municipal para coibir e impedir loteamentos irregulares, fortalecimento dos espaços decisórios de participação popular, como os conselhos municipais entre outras propostas, que em breve serão publicadas em relatório pela comissão organizadora.

Ainda de acordo com Silvia, também foram aprovadas moções de apelo ao Poder Executivo Municipal e às secretarias, referentes tanto ao projeto Boulevard Boyes, como para o projeto de duplicação da avenida Alidor Pecorari, "aos quais os argumentos apresentados expuseram os graves riscos ambientais e de descaracterização da orla do Rio Piracicaba", destacou a parlamentar, considerando ainda que ambas propostas foram aprovadas pela Conferência sem nenhuma alteração ou posicionamento contrário.

Participaram da Conferência inúmeras entidades da sociedade civil, além de movimentos populares das regiões da cidade, como o Movimento Salve a Boyes, o Pira 21, a Aeap (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Piracicaba), a Amapira (Associação dos Amigos da Cidadania e do Meio Ambiente de Piracicaba), a Sodemap (Sociedade Para Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba), a Associação dos Moradores do Água Branca, o Sindicato dos Bancários, a Associação de Moradores do Bosques do Lenheiro, a Associação de Moradores do bairro Santa Rosa, a Associação de Moradores da Carlos Botelho, a Associação dos Moradores da Nova Piracicaba, a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), o Sindicato dos Trabalhadores Domésticos de Piracicaba, entre outras representações.

Vereadores Pedro Kawai

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão de Texto e Fotografia: Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Revisão:  Fabio de Lima Alvarez - MTB 88.212

Notícias relacionadas