EM PIRACICABA (SP) 16 DE AGOSTO DE 2022

Voto de congratulações destaca 66 anos do 16º Grupamento de Bombeiros

Homenagem é de autoria dos vereadores Laércio Trevisan Jr. e Gilmar Rotta.




Toque na imagem para aumentar

Requerimento foi aprovado na reunião ordinária desta segunda-feira

Crédito: Fabrice Desmonts - MTB 22.946


O 16º Grupamento de Bombeiros de Piracicaba receberá, da Câmara, voto de congratulações pelos 66 anos de fundação e pelos serviços prestados à sociedade. Aprovado na 33ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (15), o requerimento 584/2022, que concede a honraria, é de autoria dos vereadores Laércio Trevisan Jr. (PL) e Gilmar Rotta (PP).

Os parlamentares ressaltam que em 1º de agosto de 1956 o então prefeito Luciano Guidotti instalou o Destacamento de Bombeiros, sediado na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2.021, no bairro Paulista, tendo como comandante o terceiro sargento Jobed Furquin de Moraes. A partir desse momento, os serviços de combate a incêndios e salvamentos estavam organizados em Piracicaba para o cumprimento de sua missão: "a preservação da vida, meio ambiente e patrimônio".

Além disso, destacam que a instalação do Destacamento de Bombeiros deveu-se à pressão exercida pelas lideranças locais, após um grande incêndio, ocorrido 11 meses antes, que destruiu a Casa Munhoz, um dos grandes supermercados do interior do Estado, que era localizado na avenida Armando de Salles Oliveira, esquina com a rua Moraes Barros.

Atualmente, o 16º Grupamento de Bombeiros atende 52 municípios e possui três subgrupamentos: o primeiro, sediado em Piracicaba, também abrange Limeira, Capivari, São Pedro, Iracemápolis e Cordeirópolis, todas com estações de bombeiros; o segundo, sediado em Rio Claro, também tem domínio sobre Araras, Pirassununga, Leme, São João da Boa Vista, Mococa, São José do Rio Pardo e Espírito Santo do Pinhal, todas também com estações de bombeiros; e o terceiro, sediado em Americana, cuidando também de Santa Bárbara D'Oeste e Hortolândia.

Em Piracicaba, foram atendidas 5.323 ocorrências de salvamento, resgate e incêndio em 2019; 4.819 em 2020; 5.515 em 2021; e 2.981 ocorrências em 2022, até o momento. O número de vítimas atendidas pelos bombeiros do 16º Grupamento de Bombeiros em Piracicaba ultrapassa 10 mil pessoas todos os anos.

Legislativo Reunião Ordinária Institucional Laércio Trevisan Jr Gilmar Rotta

Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Ricardo Vasques - MTB 49.918

Notícias relacionadas