EM PIRACICABA (SP) 19 DE SETEMBRO DE 2023

Voto de Congratulações reconhece os 142 anos da Igreja Metodista

Vereador Paulo Campos é autor da homenagem, aprovada na reunião desta segunda-feira




Toque na imagem para aumentar

Propositura é de autoria do vereador Paulo Campos

Crédito: Rubens Cardia (MTB 27.118)


A Catedral Metodista de Piracicaba será homenageada pela Câmara Municipal com um Voto de Congratulações pelos seus 142 anos de existência. O requerimento 819/2023, de autoria de Paulo Campos (Podemos), foi aprovado na 51ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (18), e será entregue aos pastores Laurilene Reis Almeida e Osvaldo Elias de Almeida.

A história da igreja começou em 11 de setembro de 1881, quando a primeira Igreja Metodista da cidade e a terceira do país foi formalmente organizada, em um velho casarão colonial localizado na esquina das rua do Rosário e São José (Largo de São Benedito). O reverendo James Willian Koger arrolou seus primeiros membros.

Com o passar do tempo, o número de metodistas cresceu e foi necessário construir um espaço mais adequado para os cultos. Em 3 de março de 1885, foi lançada a pedra fundamental do primeiro templo evangélico de Piracicaba e do estado de São Paulo, na esquina das rua Rangel Pestana e Boa Morte. A inauguração da Capela Trinity ocorreu em 10 de novembro do mesmo ano.

O templo trazia em seu projeto arquitetônico características das igrejas da Inglaterra e dos Estados Unidos, o que gerou certa polêmica na época. O padre Galvão, pároco da Igreja Matriz de Piracicaba, exigiu da Câmara Municipal que se cumprisse a lei, não permitindo que os metodistas construíssem um templo com aquelas características. Mesmo com todo o esforço do padre, o templo seguiu o projeto inicial.

Em 7 de setembro de 2022, a igreja realizou um culto para o lançamento da pedra fundamental do seu novo templo, na esquina das rua Governador Pedro de Toledo e Dom Pedro I. Sua inauguração ocorreu em 7 de setembro de 1928 e a restauração do espaço em 2006. O prédio é tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba).

Legislativo Paulo Campos

Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas