Renan Paes (PL)
25ª Sempat debate prevenção a acidentes e doenças do trabalho
Gustavo Pompeo representou a Câmara, nesta segunda (16), na abertura da 25ª Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho (Sempat)
Abertura da 25ª Sempat foi realizada no Salão Nobre da Fumep (Fundação Municipal de Ensino), na manhã desta segunda-feira (16)
Crédito: Assessoria parlamentarO vereador Gustavo Pompeo (Avante), representando a Câmara Municipal de Piracicaba, participou na manhã desta segunda-feira (16) da abertura da 25ª Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho (Sempat), que nesta edição traz como título a "Comemoração Pelos 20 anos do Cerest Piracicaba (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), ligado à Secretaria Municipal de Saúde.
O evento de abertura foi realizado no Salão Nobre da Fumep (Fundação Municipal de Ensino) e contou com a participação de autoridades locais e regionais. A programação da 25ª Sempat se estende durante toda a semana, com ações, palestras e debates relacionadas à prevenção de acidentes e a melhorias na saúde do trabalhador.
Palestras de abertura - O primeiro dia da Sempat trouxe relatos de experiências institucionais e de pesquisas relacionadas à temática dos acidentes de trabalho. O Procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 15ª Região, Dr. Mario Antônio Gomes, fez um relato de ação interinstitucional no setor canavieiro, e José Marçal Filho, pesquisador da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho), vinculada ao Ministério do Trabalho, falou sobre o papel da Instituição Pública na análise de acidente de trabalho.
Em sua fala, o Procurador do MPT, destacou ações do Cerest, sua importância, bem como também abordou ações do Fórum de Cidadania, Justiça e Cultura de Paz relacionadas ao setor canavieiro, na busca de construção coletiva de legislações voltadas a melhorias no ambiente e em moradias para os cortadores de cana. Outro tema abordado por Mario Anônio Gomens foi o Projeto “Zero Óbito", que prevê ações coletivas envolvendo universidades, empresas e sindicatos voltadas à prevenção de acidentes fatais.
José Marçal Filho destacou a importância do Cerest ao longo de 20 anos e destacou o papel das pessoas dedicas à instituição, com articulações e conexões que geram resultados constantes.
Durante a abertura, Horácio Figueiredo Ramos fez um relato do acidente de trabalho por ele sofrido, que resultou na amputação do membro inferior esquerdo. Ele falou sobre o processo de tratamento e recuperação e destacou o trabalho do Cerest, tanto no apoio quanto na orientação, e enfatizou a necessidade de ações educativas, em escolas, voltadas à prevenções de acidentes.
Cerest - Gustavo Pompeo lembrou que o Cerest comemora 20 anos de desenvolvimento e de trabalhos especializados voltados ao atendimento laboral, tanto no tratamento de quem já sofreu algum acidente de trabalho quanto em ações voltadas à prevenção, que tem como principal objetivo a implantação da Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no SUS.
“O Cerest me permitiu ter uma nova visão sobre políticas públicas, em vida e prevenção de acidentes, e isso fez eu me tornar um apoiador do Centro, trabalhando em conjunto para que melhorias aconteçam em nossa cidade. O Cerest tem uma grande parcela de colaboração, transformando e cuidando de pessoas com o trabalho sério que realiza ao longo desses 20 anos”, comentou o vereador, que ainda destacou ações voltadas à saúde de motofretistas e à instauração do Fórum Permanente de Cidadania, Justiça e Cultura de Paz, que contam com a sua participação e parcerias com a entidade.
Notícias relacionadas
Rafael Boer (PRTB)
Requerimento busca informações sobre contratos de recapeamento
Vereador anuncia Caps 3 para antigo prédio da UPA Vila Cristina
Em discurso, vereadora repudia casos de violência policial
Câmara rejeita veto a projeto de reinserção de dependentes químicos.
Empresas premiadas no 'Destaque Industrial' receberão moção da Câmara
Cerest recebe moção de aplausos pelos 20 anos de atuação
Aprovada em 1ª discussão, Lei Orçamentária prevê R$ 3,3 bi para 2025
Novos locais de atendimento da Saúde são tema de audiência pública
Câmara analisa, nesta segunda (25), atualizações na LDO 2025
Revisão do PPA é aprovada com uma emenda
Requerimento pede detalhes sobre obras em via do Bosques do Lenheiro
Requerimento pede detalhes sobre obras de pavimentação em Piracicaba
Projeto oficializa comemoração do aniversário do XV de Piracicaba