EM PIRACICABA (SP) 16 DE OUTUBRO DE 2023

25ª Sempat debate prevenção a acidentes e doenças do trabalho

Gustavo Pompeo representou a Câmara, nesta segunda (16), na abertura da 25ª Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho (Sempat)




Toque na imagem para aumentar

Abertura da 25ª Sempat foi realizada no Salão Nobre da Fumep (Fundação Municipal de Ensino), na manhã desta segunda-feira (16)

Crédito: Assessoria parlamentar


O vereador Gustavo Pompeo (Avante), representando a Câmara Municipal de Piracicaba, participou na manhã desta segunda-feira (16) da abertura da 25ª Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho (Sempat), que nesta edição traz como título a "Comemoração Pelos 20 anos do Cerest Piracicaba (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), ligado à Secretaria Municipal de Saúde. 

O evento de abertura foi realizado no Salão Nobre da Fumep (Fundação Municipal de Ensino) e contou com a participação de autoridades locais e regionais. A programação da 25ª Sempat se estende durante toda a semana, com ações, palestras e debates relacionadas à prevenção de acidentes e a melhorias na saúde do trabalhador.

Palestras de abertura - O primeiro dia da Sempat trouxe relatos de experiências institucionais e de pesquisas relacionadas à temática dos acidentes de trabalho. O Procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 15ª Região, Dr. Mario Antônio Gomes, fez um relato de ação interinstitucional no setor canavieiro, e José Marçal Filho, pesquisador da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho), vinculada ao Ministério do Trabalho, falou sobre o papel da Instituição Pública na análise de acidente de trabalho.

Em sua fala, o Procurador do MPT, destacou ações do Cerest, sua importância, bem como também abordou ações do Fórum de Cidadania, Justiça e Cultura de Paz relacionadas ao setor canavieiro, na busca de construção coletiva de legislações voltadas a melhorias no ambiente e em moradias para os cortadores de cana. Outro tema abordado por Mario Anônio Gomens foi o Projeto “Zero Óbito", que prevê ações coletivas envolvendo universidades, empresas e sindicatos voltadas à prevenção de acidentes fatais.

José Marçal Filho destacou a importância do Cerest ao longo de 20 anos e destacou o papel das pessoas dedicas à instituição, com articulações e conexões que geram resultados constantes. 

Durante a abertura, Horácio Figueiredo Ramos fez um relato do acidente de trabalho por ele sofrido, que resultou na amputação do membro inferior esquerdo. Ele falou sobre o processo de tratamento e recuperação e destacou o trabalho do Cerest, tanto no apoio quanto na orientação, e enfatizou a necessidade de ações educativas, em escolas, voltadas à prevenções de acidentes.

Cerest - Gustavo Pompeo lembrou que o Cerest comemora 20 anos de desenvolvimento e de trabalhos especializados voltados ao atendimento laboral, tanto no tratamento de quem já sofreu algum acidente de trabalho quanto em ações voltadas à prevenção, que tem como principal objetivo a implantação da Atenção Integral à Saúde do Trabalhador no SUS.

“O Cerest me permitiu ter uma nova visão sobre políticas públicas, em vida e prevenção de acidentes, e isso fez eu me tornar um apoiador do Centro, trabalhando em conjunto para que melhorias aconteçam em nossa cidade. O Cerest tem uma grande parcela de colaboração, transformando e cuidando de pessoas com o trabalho sério que realiza ao longo desses 20 anos”, comentou o vereador, que ainda destacou ações voltadas à saúde de motofretistas e à instauração do Fórum Permanente de Cidadania, Justiça e Cultura de Paz, que contam com a sua participação e parcerias com a entidade.

Vereadores Saúde Fórum Permanente de Cidadania, Justiça e Cultura da Paz Gustavo Pompeo

Texto:  Assessoria parlamentar
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992

Notícias relacionadas